Newsletter Nº172

Newsletter Nº172
Newsletter Nº172

Faz hoje anos que nascia, em 1821, Arthur Cayley. Este Matemático inglês desempenhou um papel de liderança na fundação da moderna escola britânica de matemática pura. Ele treinou primeiro como advogado e, desde 1849, passou 14 anos no bar, período durante o qual manteve um interesse pela matemática e publicou cerca de 250 artigos matemáticos. Em 1863, Cayley seguiu sua paixão e iniciou uma nova carreira como professor de Matemática Pura em Cambridge e durante seu mandato publicou 900 artigos e notas cobrindo quase todos os aspectos da matemática moderna. O legado de seu trabalho na geometria n-dimensional foi posteriormente aplicado na física ao estudo do contínuo espaço-temporal. O seu trabalho em matrizes serviu de base para a mecânica quântica desenvolvida por Werner Heisenberg em 1925.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1845, Gabriel Lippmann. Foi um físico francês que recebeu o Prémio Nobel da Física em 1908 por produzir a primeira chapa fotográfica colorida. Lippmann foi um gigante do seu tempo na pesquisa de física clássica, especialmente em óptica e electricidade. Ele trabalhou em Berlim com o famoso Hermann von Helmholtz antes de se instalar em Paris para dirigir (em 1886) os Laboratórios de Pesquisa Física da Sorbonne até sua morte. As suas invenções incluem um instrumento para medir com precisão as diferenças mínimas em energia eléctrica e o “coleostat” para fotografias celestes firmes e de longa exposição.

Faz também anos hoje que nascia, em 1884, Hugo Gernsback. Este Inventor norte-americano e editor foi em grande parte responsável pelo estabelecimento da ficção científica como uma forma literária independente. Hugo fundou a estação de rádio WRNY, esteve envolvido nas primeiras transmissões de televisão e é considerado um pioneiro em rádio amador. Em 1926, como proprietário de uma revista, a Modern Electrics, ele preencheu um espaço em branco da sua publicação ao lançar o primeiro capítulo de uma série chamada “Ralph 124C 41+”. “Ralph” foi um sucesso incrível. A história de 12 partes foi preenchida com todos os tipos de invenções selvagens inéditas em 1926, incluindo televisão (ele é creditado com a introdução desta palavra), iluminação fluorescente, juke boxes, energia solar, televisão, microfilme, máquinas de venda automática e um dispositivo que agora se chama de radar.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1904, Wendell Meredith Stanley. Este Bioquímico norte-americano recebeu em 1946 (com John Northrop e James Sumner) o Prémio Nobel de Química pelo seu trabalho na purificação e cristalização de vírus, demonstrando assim a sua estrutura molecular. Impressionado pelo sucesso de John Northrop em cristalizar proteínas, Stanley aplicou essas técnicas nos seus extractos do vírus mosaico do tabaco (TMV). Em 1935, ele tinha obtido cristais finos semelhantes a hastes do vírus e demonstrou que o TMV ainda retinha sua infectividade após a cristalização, a primeira de tal purificação de um vírus. No início, alguns cientistas eram cépticos – pensando que os vírus, sendo semelhantes aos organismos vivos convencionais, não poderiam existir na forma cristalina. Stanley então acreditou, incorrectamente, que a proteína era o agente activo do vírus. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele trabalhou no isolamento do vírus da influenza e preparou uma vacina contra ele. Em 1936, ele isolou os ácidos nucléicos do vírus mosaico do tabaco, que foram encontrados mais tarde (1955) para causar a actividade viral.

Faz hoje 25 anos que a distribuição de linux Debian foi criada. Quando o falecido Ian Murdock fez o anuncio no grupo de news comp.os.linux.development, “a iminente conclusão de um novo lançamento […] do Linux, o Debian Linux Release”, ninguém esperaria “o lançamento Debian Linux “para se tornar o que hoje em dia é conhecido como o Projeto Debian, um dos maiores e mais influentes projectos de software livre. O seu principal produto é o Debian, um sistema operativo livre (SO) para o seu computador, bem como para muitos outros sistemas que melhoram sua vida. Do funcionamento interno do aeroporto próximo ao sistema de entretenimento do carro e dos servidores na Cloud que hospedam os seus sites favoritos aos dispositivos de IoT que se comunicam com eles, o Debian pode ser usado em todos eles.

Esta semana também ficámos a saber que a NASA tenta, sem sucesso, contacto com o Opportunity Rover desde 10 de Junho, quando uma tempestade de poeira envolvendo o planeta cortou a energia solar do rover de quase 15 anos. Agora que os cientistas acham que a tempestade global de poeira está “decaindo” – o que significa que mais poeira está caindo da atmosfera do que está sendo levantada de volta – os céus podem ficar claros o suficiente para que o veículo movido a energia solar possa recarregar e tente “telefonar”. casa. Aguardemos que tenha sucesso.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.