Newsletter Nº159

Newsletter Nº159
Newsletter Nº159

Faz hoje anos que nascia, em 1749, Edward Jenner. Este médico e cirurgião inglês descobriu a vacina para a varíola. Existia uma história entre os agricultores de que, se uma pessoa contraísse uma doença relativamente leve e inofensiva do gado, chamada de varíola bovina, ganharia imunidade à varíola. Em 14 de maio de 1796, ele removeu o líquido da varíola bovina da leiteira Sarah Nelmes e inoculou James Phipps, um menino de oito anos, que logo sofreu de varíola bovina. Seis semanas depois, ele inoculou o menino com varíola. O menino permaneceu saudável, provando a teoria. Ele chamou seu método de vacinação, usando a palavra latina vacca, que significa vaca, e vaccinia, que significa varíola bovina. Jenner também introduziu a palavra vírus.

Faz também hoje anos que nascia, em 1836, Joseph Norman Lockyer. Este astrónomo inglês descobriu, em 1868, e deu nome ao elemento hélio que encontrou na atmosfera do Sol antes de ser detectado na Terra. Ele também aplicou o nome cromosfera para a camada externa do sol. Lockyer descobriu, junto com Pierre J. Janssen, as proeminências (chamas vermelhas) que envolvem o disco solar. Ele também estava interessado na classificação de espectros estelares e desenvolveu a hipótese meteórica de evolução estelar. Os seus trabalhos incluem os livros Contributions to Solar Physics (1873), The Sun’s Place in Nature (1897) e Inorganic Evolution (1900).

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1868, Horace Elgin Dodge. Este fabricante de automóveis americano, com seu irmão John Francis Dodge, foram fabricantes de automóveis americanos que inventaram um dos primeiros carros de aço na América. Eles construíram seu primeiro carro Dodge em Novembro de 1914 em Detroit, Michigan.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1897, Odd Hassel. Este Físico-Químico norueguês recebeu (com Sir Derek H.R. Barton da Grã-Bretanha) o Prémio Nobel da Química em 1969 pelo seu trabalho no estabelecimento de análises conformacionais (o estudo da estrutura geométrica tridimensional de moléculas). Um anel de seis átomos de carbono tem duas conformações – a forma de cadeira e de barco. Estes trocam-se facilmente – cerca de um milhão de vezes por segundo à temperatura ambiente. Uma das conformações é, no entanto, fortemente predominante (cerca de 99%). Hassel realizou investigações fundamentais sobre esse sistema e mostrou como grupos pesados ou volumosos, ligados aos átomos de carbono, assumem as suas posições em relação ao anel e uns aos outros. Este trabalho é de grande importância para prever o modo de reacção de uma determinada molécula.

Hoje comemora-se o dia da Internet. Em Outubro de 1969, separados a uma distância de mais de 500 km, dois computadores fizeram a ligação que iria revolucionar as comunicações para sempre. Quase meio século depois mais de metade da população mundial já está ligada à grande rede.

A Intel faz 50 anos. Inicialmente, a empresa dedicava-se inteiramente à pesquisa e desenvolvimento, querendo aproveitar ao máximo seu novo começo e desenvolver novas tecnologias, em vez de apenas replicar as antigas. Para desenvolver um produto o mais rápido possível, a empresa foi buscar três tecnologias ao mesmo tempo: memória bipolar, um produto que usava tecnologia estabelecida, mas era difícil de desenvolver; memória de semicondutor de metal-óxido da porta de silício, que poderia revolucionar a fabricação de chips, mas precisava ser inventada primeiro; e memória multichip, em que quatro pequenos chips de memória foram ligados para criar um dispositivo que era volumoso e frágil, mas barato. Qualquer que fosse o dispositivo que comprovasse sua viabilidade, o mais rápido se tornaria o primeiro produto da Intel. Em abril de 1969, a Intel lançou seu primeiro produto: o chip 3101 de memória de acesso aleatório estática.

Na passada sexta-feira, 11 de maio às 16h14 EDT, a SpaceX lançou com sucesso o Bangabandhu Satellite-1 do histórico complexo de lançamento 39A (LC-39A) no Kennedy Space Center da NASA na Florida. Após a separação da frente do foguetão, o primeiro estágio do Falcon 9 aterrou com sucesso na barcaça “Of Course I Still Love You”, o droneship da SpaceX estacionado no Oceano Atlântico. O Falcon 9 colocou o Bangabandhu Satellite-1 numa órbita de transferência geo-estacionária tendo o Satélite sido libertado aproximadamente 33 minutos após a descolagem. A missão Bangabandhu Satellite-1 serviu como o primeiro voo do Falcon 9 Block 5, a ultima actualização relevante para o foguetão Falcon 9 da SpaceX. O Falcon 9 Block 5 foi projectado para ser capaz de 10 ou mais voos com intervenção muito limitada, uma vez que a SpaceX continua a procura da reutilização rápida e segurança extremamente alta.

E na passada terça-feira, o asteróide 2010 WC9 fez um Flyby invulgarmente próximo da Terra. Passando pela Terra a uma distância segura de 203.000 quilómetros, ou cerca de metade da distância entre a Terra e a Lua, o asteróide, que é oficialmente designado como WC9 2010, fez a sua aproximação mais próxima às 18h05. EDT (2205 GMT), enquanto viajava a uma velocidade de 46,116 km/h, de acordo com o Minor Planet Center. Os astrónomos estimam que o asteróide mede de 38 a 119 metros de diâmetro.

Nesta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.