Faz hoje anos que nascia, em 1801, Gustav Theodor Fechner. Este físico e filósofo alemão que foi uma figura chave na fundação da psico-física, a ciência preocupada com as relações quantitativas entre as sensações e os estímulos que as produzem. Ele formulou a regra conhecida como a lei de Fechner, que, dentro de limites, a intensidade de uma sensação aumenta como o logaritmo do estímulo. Ele também propôs uma expressão matemática da teoria sobre a diferença entre dois estímulos, avançada por E. H. Weber.
Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1877, Ole Evinrude. Este inventor norueguês e fabricante do motor marinho externo. Ole Evinrude estava a remar no seu pequeno barco um dia. Pareceu-lhe que o remo era mais difícil do que precisava, quando o seu objectivo era fazer um piquenique numa pequena ilha distante. Resolveu então e ali inventar um meio de mover pequenos barcos com rapidez e facilidade através da água. Quando descobriu uma maneira melhor, inventou o primeiro motor de popa prático em 1909. Ele patenteou‑o em 1910; Rapidamente substituiu motores movidos a vapor e a pé por barcos e impulsionou uma nova indústria. O resultado foi o motor de popa Evinrude que permanece popular até hoje.
Faz também anos hoje que nascia, em 1880, Albert W. Hull. Este físico americano que descobriu independentemente o método de pó de análise de raios X de cristais (1917), que permite o estudo de materiais cristalinos num estado micro-cristalino finamente dividido, ou pó. O seu primeiro trabalho foi em tubos de electrões, cristalografia de raios X e piezoeletricidade. Na década de 1920, ele estudou medições de ruído em díodos e triodes. Nos anos 30, ele também se interessou pela metalurgia e pela ciência do vidro. A sua obra mais conhecida foi feita após a guerra, especialmente seu trabalho clássico sobre o efeito de um campo magnético uniforme no movimento de electrões entre cilindros coaxiais. Ele inventou também o magnetron (1921) e o thyratron (1927), e outros tubos de electrões com ampla aplicação como componentes em circuitos electrónicos.
Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1912, Glenn T. Seaborg. Este químico nuclear americano durante 1940–58 com colegas seus da Universidade da Califórnia, Berkeley, produziram nove dos elementos transurânicos (plutónio ao nobélio) bombardeando urânio e outros elementos com núcleos num cíclotron. Ele cunhou o termo actinídeo para os elementos desta série. O trabalho sobre os elementos foi directamente relevante para o esforço da Segunda Guerra Mundial para desenvolver uma bomba atómica. Diz-se que ele foi influente na determinação da escolha do plutónio em vez do urânio nas primeiras experiências com bombas atómicas. Seaborg e seu antigo colaborador Edwin McMillan dividiram o Prémio Nobel da química de 1951. O elemento 106, seabórgio (1974), foi nomeado em sua homenagem.
Nesta semana que passou ficámos a saber que abriu na Suécia uma autoestrada especialmente construída para carregar veículos. São cerca de 2 km de estrada electrificada que incorporada numa via pública perto de Estocolmo. A tecnologia por detrás da electrificação da estrada que liga o aeroporto de Estocolmo Arlanda a um local de logística fora da capital visa resolver os problemas complicados de manter os veículos eléctricos carregados e o fabrico de suas baterias a preços acessíveis. A energia é transferida de dois trilhos do trilho na estrada por meio de um braço móvel preso na parte inferior de um veículo.
Ficámos igualmente a saber que um asteróide passou bastante perto da Terra. Um asteróide semelhante em tamanho a um que explodiu há mais de 100 anos na região russa de Tunguska, na Sibéria, passou relativamente próximo da Terra no domingo (15 de Abril), apenas um dia depois dos astrónomos descobrirem o objecto. O asteróide, designado 2018 GE3, teve mais próximo da Terra por volta das 2:41 am EDT (0641 GMT), a uma distância de 192.000 km, ou cerca de metade da distância média entre a Terra e a Lua. de acordo com o Centro de Estudos de Objectos Próximos à Terra da NASA (CNEOS). A NASA estimou que este asteróide mede de 48 a 110 metros de largura, fazendo com que seja até 3,6 vezes o tamanho do que derrubou 2000 quilómetros quadrados de floresta siberiana quando explodiu sobre Tunguska em 1908.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um conjunto de modelos 3D de coberturas de ventoinhas. São apresentados dois livros da Texas Instruments, um sobre ADCs e outro sobre Op-Amps. São também apresentados mais três livros sobre Transístores.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.