Newsletter Nº153

Newsletter Nº153
Newsletter Nº153

Faz anos hoje que nascia, em 1622, Vincenzo Viviani. Este matemático italiano foi líder em seu campo e fundou a Accademia del Cimento. Como uma das primeiras sociedades científicas importantes, esta organização foi criada antes da Royal Society da Inglaterra. Em 1639, aos 17 anos, tornou-se aluno, secretário e assistente de Galileu em Arcetri, até a morte de Galileu, em 1642. Durante sua longa carreira, Viviani publicou vários livros sobre assuntos matemáticos e científicos. Ele editou a primeira edição das obras unificadas de Galileu (1655-1656) e trabalhou incansavelmente para reabilitar a memória do seu mestre. Em 1660, junto com Borelli, ele mediu a velocidade do som ao sincronizar a diferença entre o flash e o som de um canhão. Eles obtiveram o valor de 350 metros por segundo. Ficou igualmente conhecido pelo teorema de Viviani, que estabelece que a soma das distancias de um ponto interior aos lados, num ângulo recto, de um triângulo equilátero é igual ao comprimento da altura do triângulo.

Faz também anos hoje que nascia, em 1827, Joseph Lister. Este cirurgião inglês e cientista médico foi o fundador da medicina anti-séptica e um pioneiro na medicina preventiva. Influenciado pela teoria dos germes de Louis Pasteur, Lister resolveu manter esses organismos longe das feridas. O seu livro, sobre o Princípio Anti-séptico na Prática da Cirurgia (1867), foi o primeiro tratado sobre o assunto. Enquanto na Royal Infirmary, Glasgow, Escócia, ele introduziu o uso do fenol como um desinfectante usado em ligaduras, utensílios, bem como para uso directo em feridas e lavagem das mãos do cirurgião. A sua primeira cirurgia foi realizada em 12 de Agosto de 1865. A prática médica moderna continua a seguir o princípio de Lister de que as feridas devem ser mantidas livres de bactérias, embora a esterilização tenha substituído o uso mais anticéptico.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1892, Hermann Kemper. Este engenheiro alemão foi um pioneiro na levitação magnética. Kemper começou a sua pesquisa sobre levitação magnética em 1922. Em 1933, construiu um circuito funcional para pairar sobre o princípio da levitação electromagnética, usando a atracão electromagnética. Ele recebeu o número de Patente do Reich 643316, “Schwebebahn mit räderlosen Fahrzeugen, die an eisernen fahrschienen mittels magnetischer Felder schwebend entlang geführt wird” (a invenção de um hovertrack com veículos sem chumbo que pairam ao longo de trilhos de ferro usando campos magnéticos). Esta invenção acabou por levar ao desenvolvimento do Transrapid.

Faz também anos hoje que nascia, em 1894, Lawrence Dale Bell. Este fabricante e projectista de aviões americanos, fundador da Bell Aircraft Co., cujo avião experimental X-1, lançado em 1947, foi o primeiro a quebrar a barreira do som. Esta empresa também produziu contribuições significativas para a aviação, como o primeiro avião a jacto do país, o primeiro helicóptero comercial do mundo, o avião voador mais rápido e mais alto do mundo, o Bell X-1A, e o primeiro jato vertical de descolagem e pouso.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1918, Joseph Sobek. Este inventor americano ficou conhecido pela invenção do Raquetebol que desenvolveu o desporto (1950) para jogar no Greenwich, Connecticut, YMCA. Como um profissional de squash e ténis por sete anos, ele inventou o Raquetebol como um desporto de raquetes indoor alternativo. Ele elaborou regras, desenhou um projecto de raquete, que foi criado em 1951 pela Magnan Racket Manufacturing Company. Para promover a sua invenção, ele fundou a Paddle Rackets Association com um grupo de jogadores. Ele se retirou da promoção activa quando o desporto rapidamente ganhou popularidade, como uma actividade desportiva que era fácil de aprender e que não precisava de força para desfrutar.

Esta semana que passou Linus Torvalds lançou o Linux 4.16. Esta versão foi um lançamento de peso com melhorias e correcções para várias arquitecturas, drivers, etc. Muito trabalho foi feito para aumentar a segurança com a ajuda de correcções de Specter e Meltdown e limpezas de código. No campo do suporte de CPUs, varias melhorias foram feitas para oferecer suporte a recursos mais recentes. Houve actualizações do RISC-V, suporte do KVM para o AMD Secure Encrypted Virtualization, assim como o driver Oracle DAX, etc. Foi desenvolvido trabalho também para melhorar o suporte para gráficos Cannonlake Gen 10, no Jetson TX2 e melhorias no AMDKFD.

Ficámos também a saber que a NASA contratou a Lockeed-Martin para desenvolver um novo avião supersónico. O contrato prevê o desenho, a construção e os testes do chamado “Low-Boom Flight Demonstrator”. Este avião deverá ter a capacidade de transportar passageiros e deverá ter um ruído supersónico que permita ser aceite com os regulamentos em vigor. A aeronave será construída nas instalações da Lockheed Martin Skunk Works em Palmdale, Califórnia, e deverá fazer o seu primeiro voo em 2021.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado o livro CircuitPython Essentials, assim como a revista newelectronics de 27 de Março.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.