Newsletter Nº149

Newsletter Nº149
Newsletter Nº149

Faz anos hoje que nascia, em 1879, Otto Hahn. Este Químico/físico alemão juntamente com o radio-químico Fritz Strassmann, ficou conhecido pela descoberta da fissão nuclear. Ele recebeu o Prêmio Nobel de Química em 1944 e partilhou o Prêmio Enrico Fermi em 1966 com Strassmann e Lise Meitner. O elemento 105 carrega o nome hahnium em reconhecimento do seu trabalho.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1824, John Elder. Este engenheiro escocês, assistido por W.J.M. Rankine, desenvolveu o composto de motores a vapor (1854), dividindo a expansão do vapor em dois cilindros, de modo que cada um se deslocasse através de um intervalo menor de temperaturas e pressões que melhoraram significativamente a eficiência do combustível. O S.S. Brandon navegou em Julho de 1854 com seu primeiro motor deste tipo, que usou menos um terço do carvão do que era necessário antes. Elder continuou a melhorar os seus projectos para serem ainda mais económicos. Como resultado, seu negócio de engenharia no Clyde em Glasgow, na Escócia, continuou a florescer, com mais de 4.000 trabalhadores. Entre 1853 e 1867, a sua empresa submeteu catorze importantes patentes, incluindo um motor de expansão quádrupla (1862).

Faz também anos hoje que nascia, em 1900, Howard H. Aiken. Este Matemático norte-americano inventou o Harvard Mark I, precursor do moderno computador digital electrónico. Enquanto estudante de pós-graduação e instrutor da Universidade de Harvard, a pesquisa de Aiken conduziu-o a um sistema de equações diferenciais que só poderia ser resolvido usando técnicas numéricas, pelo qual ele começou a planear o grande computador. A sua ideia era usar uma adaptação da máquina de cartões perfurados da Hollerith. Quando finalmente construído, (1943) pesava 35 toneladas, tinha 500 milhas de fio e podia calcular até 23 casas significativas. Tinha 72 registos de armazenamento e unidades centrais para realizar a multiplicação e a divisão. Era controlado por uma sequência de instruções em fitas de papel perfurado e usava cartões perfurados para inserir dados e produzir os resultados.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1902, Tom Blake. Este norte-americano foi o inventor da prancha de base oca. Após a sua primeira prancha oca experimental em 1926, as suas inovadoras pranchas de surf / paddle de núcleo oco dominaram o mundo do surf até o final da década de 1940. Tornou-se equipamento de salvação padrão no primeiro corpo de guarda-vidas da Califórnia. Os projectos adiantados da prancha de surf consistiram em placas de madeira maciças que remontam aos havaianos antigos, estes quadros novos e mais claros foram um sucesso imediato e tornaram-se extremamente importantes na evolução da prancha de surf moderna. Na década de 1930, ele fez o primeiro grande avanço de design com a invenção de barbatanas.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1924, Georges Charpak. Este físico polaco-francês recebeu o Prémio Nobel de Física em 1992 pela sua invenção e desenvolvimento de detectores de partículas subatómicas, em particular a câmara proporcional multi-fios, um avanço na técnica para explorar as partes mais íntimas da matéria. Como os físicos de partículas concentraram seu interesse em interacções de partículas muito raras, que muitas vezes revelam os segredos das partes internas da matéria, às vezes apenas uma interacção de partículas em um bilião é aquela procurada. Charpak substituiu agora métodos fotográficos inadequados com componentes electrónicos modernos que ligavam o detector directamente a um computador.

Esta semana ficámos a saber que o sistema de energia continental europeu (CE) – uma grande área sincronizada que se estende da Espanha para a Turquia e da Polónia para a Holanda; abrangendo 25 países – está com um desvio contínuo da frequência do sistema do valor médio de 50 Hz, e isto desde meados de Janeiro de 2018. Este desvio provoca alterações nos valores de equipamentos que usam esta frequência para o calculo do tempo. Percebeu-se que este desvio está a ser provocado numa área de controlo chamada Sérvia, Macedónia, Montenegro (bloco SMM) e, mais especificamente, Kosovo e Sérvia. Os desvios de energia levaram a uma ligeira diminuição na média de frequência eléctrica. Este desvio de frequência médio, que nunca aconteceu de forma semelhante no sistema CE Power, deve cessar. A quantidade de energia em falta actualmente é de 113 GWh.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.