Newsletter Nº141

Newsletter Nº141
Newsletter Nº141

Faz hoje anos que nascia, em 1872, George Washington Pierce. Este inventor Norte-americano foi pioneiro em radio-telefonia e professor notável de engenharia de telecomunicações. Ele fez o trabalho que levou à aplicação prática de uma variedade de descobertas experimentais em piezoelétrica e magnetostricção. Ele desenvolveu o oscilador Pierce, que utiliza cristal de quartzo para manter as transmissões de rádio precisamente na frequência atribuída e fornecer precisão similar para medidores de frequência. Ele foi igualmente responsável pela formula de cálculo matemático das propriedades de radiação das antenas de rádio; invenção do tubo de descarga de vapor de mercúrio, que era o precursor do tirantron; invenção de um método de gravação de som em filme; e geração de som por morcegos e insectos.

Faz também anos hoje que nascia, em 1875, Frederick Mark Becket. Este Metalúrgico canadiano detinha mais de cem patentes, cobrindo uma ampla gama de produtos eléctricos para forno e produtos químicos, nomeadamente ligas de ferro, carboneto de cálcio e aços especiais de crómio. Ele desenvolveu um processo de uso de silício em vez de carbono como um agente redutor na produção de metais, tornando as ligas de ferro com baixo teor de carbono e certos aços práticos. Os seus processos para a produção de ligas de ferro de baixo carbono tiveram aplicação mundial.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1895, Laurens Hammond. Este inventor e empresário norte-americano ficou conhecido pela criação do órgão electrónico de Hammond. Fascinado pela ciência, Hammond patenteou a sua primeira invenção, uma transmissão de automóveis, enquanto era muito jovem. Em 1909, ele vendeu sua ideia para um barómetro barato e sensível, e em 1920, ele vendeu o seu design para um relógio “sem engrenagens”. Em 1933, ele abriu um piano antigo retirando todo o seu conteúdo com excepção do teclado para usar como controlador. Ele experimentou várias maneiras diferentes de gerar o som até encontrar o que parecia melhor – o gerador do “tonewheel”, com o qual ele fundou a Hammond Organ Company. Durante a Segunda Guerra Mundial, Laurens ajudou a projectar controlos de mísseis guiados com patentes para orientação de bombas.

Nas semana que passou ficámos a saber que um empregado da FedEx do Tennessee conseguiu descobrir, um novo número primo da classe de números primos de Mersenne – o 50º. Os primos de Mersenne são um grupo de números primos nomeados em honra do monge francês Marin Mersenne, que estudou os números há mais de três séculos. O número tem mais de 23 milhões de dígitos – 1 milhão de dígitos a mais do que o 49º prémio Mersenne conhecido, descoberto em Janeiro de 2016. Este número foi descoberto através dos esforços conjugados do projecto GIMPS – Great Internet Mersenne Prime Search. O número, designado de M77232917, é calculado elevando o número 2 à potência 77.232.917 e depois subtraindo 1.

Também esta semana, a Wifi-Aliance fez o anuncio de um novo standard de segurança de redes Wifi – WPA3. Este vem responder às necessidades de substituir o actual WPA2 que tem alguns problemas no seu design nomeadamente o que ficou conhecido como KRACK e que está relacionado com o seu mecanismo de “four-way handshake”. Para ultrapassar esta situação este novo protocolo corrige esta falha e resta agora esperar que a adopção seja rápida por parte dos fabricantes de Hardware.

Ainda esta semana ficámos a saber que a tentativa da SpaceX para lançar no espaço um “payload” secreto designado por Zuma terá falhado o seu objectivo e a carga se deve ter perdido. Esta foi a primeira vez que a SpaceX teve que usar um sistema de 3 foguetões combinados. O lançamento aparentemente foi um sucesso mas posteriormente a informação que apareceu no meus de comunicação indicou que uma falha qualquer terá provocado a perda. Como se trata de uma missão da qual pouco se sabe a informação é muito escassa.

A Boeing apresentou um protótipo funcional de um drone de transporte de carga. Em menos de três meses, os engenheiros da Boeing projectaram e construíram o protótipo do CAV, que fica a quatro metros do chão, mede 15 por 18 pés e pesa mais de 700 libras. É equipado com oito lâminas de hélice com contra-rotação e baterias Boeing personalizadas que permitem o voo vertical.

Está também a decorrer esta semana a CES2018 em Las Vegas e têm sido feitos anúncios de diversos produtos que que irão brevemente aparecer no mercado.
Destes destacam-se as apresentações dos novos processadores da Intel com um processador gráfico Radeon. A AMD apresentou também os seus novos processadores Ryzen e Radeon. A Toyota lançou um ecossistema de mobilidade de veículos. A Intel apresentou avanços na tecnologia de “quantum computing” criando um chip teste de 49-qubit. A HyperX apresentou o primeiro módulo de memória sincronizado por infravermelhos. A Qualcomm apresentou um sistema de bluetooth audio de muito baixo consumo que poderá revolucionar ainda mais esta área. E por fim a Razer apresenta o projecto Linda que se trata de um Híbrido entre um portátil e um smartphone. Atrás das cenas e junto ao evento foi possível presenciar um show de “strip” com robôs.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista newelectronics de 9 de Janeiro e dois livros, introdução ao Linux e “Linux from Scratch” Versão 8.1.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.