Newsletter Nº139

Newsletter Nº139
Newsletter Nº139

Faz hoje anos que nascia, em 1873, William Draper Harkins. Este químico nuclear norte-americano que foi um dos primeiros a investigar a estrutura e as reações de fusão do núcleo. Em 1920, Harkins previu a existência do neutrão, posteriormente descoberto pela experiência de Edwin Chadwick. Ele fez estudos pioneiros de reacções nucleares com câmaras de nuvens de Wilson. No início da década de 1930, (com M.D. Kamen) construiu um ciclotrão. Harkins demonstrou que, nas reacções de bombardeamento de neutrões, o primeiro passo na captura de neutrões é a formação de um “núcleo excitado” de vida útil mensurável, que posteriormente se divide em fragmentos. Ele também sugeriu que a energia subatómica poderia fornecer energia suficiente para alimentar o Sol ao longo da sua vida.

Faz também anos hoje que nascia, em 1903, John von Neumann. Este Matemático húngaro-americano que fez importantes contribuições em física quântica, lógica, meteorologia e informática. Ele inventou a teoria dos jogos, o ramo da matemática que analisa a estratégia e agora é amplamente empregado para fins militares e económicos. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele estudou o método de implosão para levar o combustível nuclear à explosão e ele participou do desenvolvimento da bomba de hidrogénio. Ele também estabeleceu a teoria quântica em uma base matemática rigorosa. Na teoria do computador, von Neumann fez grande parte do trabalho pioneiro no design lógico, no problema de obter respostas confiáveis de uma máquina com componentes não confiáveis, a função de “memória” e a imitação de máquina de “aleatoriedade”.

Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1929, Maarten Schmidt. Este Astrónomo americano nascido na Holanda descobriu os quasares (objectos quase estelares). O espectro de hidrogénio desses objetos estelares mostra um enorme desvio para o vermelho, o que indica que eles estão mais distantes do que as estrelas normais, viajando a uma velocidade maior e estão entre os mais antigos objectos observados. Por sua vez, isso indica que eles existiam somente quando o universo era muito jovem e fornece evidências contra a teoria do estado estacionário de Fred Hoyle. Schmidt continua o seu trabalho tentando encontrar o desvio para o vermelho acima do qual não há quasares, e ele também estuda fontes de raios-x e raios gama.

Faz também anos hoje que nascia, em 1944, Kary Mullis. Este bioquímico norte-americano inventou a reacção em cadeia da polimerase (PCR) em 1983, invento pelo qual partilhou (com Michael Smith) o Prémio Nobel de Química de 1993. A técnica de PCR é simples, e dentro de algumas horas pode fazer biliões de cópias de uma fita específica de ADN. É uma ajuda poderosa no diagnóstico médico de uma infecção bacteriana ou viral, capaz de usar uma amostra muito pequena de material genético para identificar o agente causador. O PCR é valioso na genética e na ciência forense. Com o seu uso, os distúrbios genéticos podem ser identificados a partir de amostras de ADN. Usando minúsculos vestígios de tecido, a PCR pode produzir ADN suficiente para identificar pais e parentes da família, suspeitos de crime, cadáveres, restos fósseis antropológicos ou antigos. O PCR também é uma ferramenta básica no sequenciamento de genes.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1969, Linus Torvalds. Este cientista informático finlandês ficou conhecido por ter criado e promovido o sistema operativo Linux. Enquanto estudante de informática, ele criou seu próprio sistema operativo UNIX no seu próprio computador pessoal porque ele estava insatisfeito com a forma como o Microsoft MS-DOS funcionava. Em 1991, ele tinha desenvolvido o suficiente para partilhar o sistema com o código-fonte com outros programadores de software, para usarem gratuitamente e ajudarem em melhorias ao mesmo. Este é o modelo open-source do desenvolvimento de software. O Linux, sendo livre de usar, é actualmente o sistema operativo de escolha para muitos servidores, sites na Internet, dispositivos móveis e embebidos.

Esta semana ficámos a saber que a China está a construir a primeira auto-estrada com painéis solares embutidos. A Jinan South Ring Expressway tornar-se-á a primeira auto-estrada do mundo onde se realiza R&D de colocação foto-voltaica. A electricidade gerada a partir de pavimento fotovoltaico está ligada a baterias. No futuro, também pode ser possível carregar e mover veículos para que o pavimento fotovoltaico se torne o “fluxo de energia eléctrica do veículo”. Em Dezembro passado, a empresa francesa de construção Colas, implementou pela primeira vez uma estrada foto-voltaica de 1 quilómetro na estrada secundária da cidade francesa de Tourouvre au Perche, na Normandia, e deverá fornecer a iluminação pública da cidade com 3.400 habitantes.

Ficámos também a saber que esta quinta-feira passará muito próximo da Terra o asteróide 2017 YZ4. Estando a viajar a velocidades perto de 34.000 km/h este asteróide tem a dimensão de um autocarro de dois andares e causaria danos consideráveis se atingisse o planeta. Começou a ser observado no passado dia de Nata e passará entre a Terra e a Lua nesta quinta-feira, 28 de Dezembro. A distância será na região de 225.000 Km – perto o suficiente para ser considerado demasiado perto pelos astrónomos. O asteróide foi detectado pela primeira vez no Mount Lemmon Survey Observatory no Arizona e será o 52º que passará entre a Terra e a Lua este ano.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D. É apresentado o livro “The Raspberry Pi Annual 2018”.

Aproveitamos para desejar a todos um excelente ano de 2018.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.