Newsletter Nº128

Newsletter Nº128
Newsletter Nº128

Faz hoje anos que nascia, em 1812, Ascanio Sobrero. Este químico italiano ficou conhecido por ter descoberto o composto explosivo nitroglicerina. Esta era formada ao adicionar lentamente a glicerina à mistura de ácidos nítrico e sulfúrico. Quando descobriu o poder explosivo mesmo de uma única gota num tubo de ensaio, ele nomeou o novo composto de piro-glicerina. Sobrero ficou horrorizado com o potencial destrutivo da sua descoberta, e não fez nenhum esforço para desenvolver esse poder ele mesmo, embora tenha ficado conhecida como nitroglicerina ou óleo explosivo.

Faz também anos hoje que nascia, em 1860, Elmer Ambrose Sperry. Foi um engenheiro e inventor americano que inventou a bússola giroscópica. Na década de 1890, ele criou invenções úteis em máquinas eléctricas de mineração assim como o sistema de travão eléctrico para veículos. Em 1908, ele patenteou o giroscópio activo impedia que um navio se virasse assim que começasse. Ele patenteou a primeira bússola giroscópica projectada expressamente para o meio marinho em 1910. Este giro de “roda giratória” foi uma grande melhoria em relação ao compasso magnético tradicional e mudou o curso da história naval. O primeiro giroscópio Sperry foi testado no mar a bordo do USS Delaware em 1911 e estabeleceu a Sperry como líder mundial na fabricação de giroscópios militares nos 80 anos seguintes.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1931, Ole-Johan Dahl. Este cientista da computação norueguês ficou conhecido por ser um dos pais da linguagem Simula e da programação orientada a objectos conjuntamente com Kristen Nygaard. Eles foram os primeiros a desenvolver os conceitos de classe, subclasse (permitindo ocultação de informações implícitas), herança, criação dinâmica de objectos, etc., todos os aspectos importantes do paradigma OO. Um objecto é um componente autónomo (com uma estrutura de dados e procedimentos ou métodos associados) num sistema de software. Estes são combinados para formar um sistema completo. A abordagem orientada a objectos é agora abrangente no desenvolvimento de software moderno, incluindo linguagens de programação imperativas amplamente utilizadas, como Java e C++.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1952, Roger Heath-Brown. Este Matemático inglês trabalhou no campo da teoria analítica dos números. Heath-Brown é conhecido por muitos resultados impressionantes. Ele provou que existem infinitamente muitos números primos da forma x^3 + 2y^3.
Ficou também conhecido pela sua contribuição da chamada constante de Heath-Brown–Moroz, com o seu nome e do matemático Boris Moroz. Esta constante faz parte de uma estimativa assimptótica para a distribuição de pontos racionais de altura limitada na superfície cúbica X0^3 = X1X2X3.

Na semana que passou ficámos a saber que a Alphabet vai usar o seu sistema de balões – Project Loon – para tentar restabelecer as telecomunicações em Porto Rico que ficaram bastante danificadas depois da passagem dos furacões Irma e Maria. Os balões forneceriam serviços de voz e dados através de operadoras locais para telefones dos utilizadores. Na sua aplicação à FCC, a empresa incluiu cartas e e-mails de oito operadoras sem fio de Porto Rico, no qual eles consentiram que o Loon usasse as suas frequências para aliviar a situação de desastre e restaurar comunicações ainda que limitadas.

Também esta semana que passou a SpaceX lançou com sucesso mais 10 novos satélites da rede Iridium. Os satélites Iridium Next foram largados 57 minutos após o lançamento, com todo o processo a levar cerca de 15 minutos, de acordo com o plano de voo da SpaceX.

Ainda esta semana, na conferencia GTC Europe, a NVIDIA anunciou que a Deutsche Post DHL Group (DPDHL), a maior empresa de correio e logística do mundo, e a ZF, um dos maiores fornecedores de automóveis do mundo, se juntaram para implantar uma frota de testes de camiões de entrega autónoma, começando já em 2018. A DPDHL projecta camiões eléctricos com o sistema de auto-condução ZF ProAI, baseado na tecnologia NVIDIA DRIVE ™ PX, para automatizar o transporte e entrega de pacotes, incluindo a “última milha” de entregas.

Também esta semana a Intel anunciou um nome chip para a computação quântica dotado de uma capacidade de 17-qubits. O novo chip foi fabricado pela Intel e possui um design exclusivo para obter melhor desempenho. A disponibilização deste chip demonstra o progresso rápido que a Intel e a QuTech estão a fazer na pesquisa e desenvolvimento de um sistema de computação quântica funcional. Ele também demonstra a importância da ciência dos materiais e da fabricação de semicondutores na realização da promessa da computação quântica. A computação quântica, em essência, é o melhor em computação paralela, com o potencial de resolver problemas que os computadores convencionais não conseguem manipular.

Por fim, o asteriode 2012 TC4, observado pela primeira vez à 5 anos atrás pela Telescópio Pan-STARRS no Observatório de Haleakala, no Havai vai passar muito perto da Terra hoje dia 12. O asteróide do tamanho de uma casa será observado cuidadosamente por astrofísicos e possibilitará às agências espaciais uma rara oportunidade de testar as defesas espaciais do planeta assim como pensar no que fariam se um asteróide maior e mais ameaçador fosse detectado em direcção directa à Terra.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como vários modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada a revista newelectronics de 10 de Outubro assim como o livro Geração de Som 8-bits com o Arduino e o livro Reading in Database Systems.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.