Newsletter Nº121

Newsletter Nº121
News­let­ter Nº121

Faz hoje anos que nas­cia, em 1771, Georg Fri­e­dri­ch von Rei­chen­ba­ch. Este inven­tor ale­mão é res­pon­sá­vel pela cri­a­ção de ins­tru­men­tos astro­nó­mi­cos que intro­du­zi­ram o meri­di­a­no, um teles­có­pio espe­ci­al­men­te pro­jec­ta­do para medir o tem­po duran­te o qual um cor­po celes­ti­al está direc­ta­men­te sobre o meri­di­a­no (a lon­gi­tu­de do ins­tru­men­to) e o ângu­lo do cor­po na pas­sa­gem do meri­di­a­no. Em 1796, ele esta­va envol­vi­do na cons­tru­ção de um meca­nis­mo de divi­são, uma máqui­na usa­da para mar­car inter­va­los iguais com pre­ci­são, geral­men­te em ins­tru­men­tos de precisão.
Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1816, Dani­el Goo­ch. Este inglês foi um pio­nei­ro do cami­nho de fer­ro Inglês. Con­jun­ta­men­te com o seu filho Char­les, foram estes os enge­nhei­ros que colo­ca­ram o pri­mei­ro cabo atlân­ti­co a par­tir do navio a vapor The Gre­at Eastern.
Faz igual­men­te anos que nas­cia, em 1835, Lyman Reed Bla­ke. Este inven­tor nor­te-ame­ri­ca­no foi res­pon­sá­vel pela inven­ção da máqui­na de cos­tu­ra para cos­tu­rar as solas à par­te cima dos sapatos.
Por fim, faz anos que nas­cia, em 1918, Ray McIn­ti­re. Este enge­nhei­ro quí­mi­co ficou conhe­ci­do por ter cri­a­do o que se tor­nou conhe­ci­do como Sty­ro­fo­am enquan­to tra­ba­lha­va para a Dow Che­mi­cal Co., onde ele esta­va a ten­tar desen­vol­ver um polí­me­ro de bor­ra­cha para ser usa­do como um iso­la­dor flexível.

Esta sema­na a Goo­gle apre­sen­tou ofi­ci­al­men­te o Android 8.0 desig­na­do de Oreo. De acor­do com infor­ma­ção da Goo­gle este é mais esper­to, rápi­do e mais pode­ro­so do que nun­ca. Ele trás novos recur­sos, como ima­gem na ima­gem e “Auto­fill” para aju­dar a nave­gar nas tare­fas de for­ma per­fei­ta. Além dis­so, tem mui­tas melho­ri­as na segu­ran­ça e na velocidade.
Tam­bém esta sema­na, a Intel apre­sen­tou a 8ª gera­ção dos seus Core Pro­ces­sors. Sim­pli­fi­can­do o Hoje e abrin­do a por­ta para o que vem a seguir. Sen­do em alguns aspec­tos até 40 por­cen­to mais rápi­dos que a gera­ção ante­ri­or estes novos pro­ces­sa­do­res apre­sen­tam igual­men­te melho­ri­as ao nível do con­su­mo energético.
Hoje o Fal­con 9 da Spa­ceX colo­cou com suces­so em orbi­ta o sate­li­te Formosat‑5. Lan­ça­do a par­tir da Base Aerea de Van­den­berg na Cali­for­nia, o Fal­con 9 trans­por­tou o Saté­li­te equi­pa­do com a car­ga útil de sen­so­res remo­tos, que irá for­ne­cer recur­sos de ima­gem mul­tis­pec­tral e pan­cro­má­ti­ca às auto­ri­da­des de Taiwan. 

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D que pode­rá ser útil. É apre­sen­ta­do tam­bém o livro “The Came­ra Modu­le Gui­de” da Rasp­ber­ry PI foundation.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.