Newsletter Nº120

Newsletter Nº120
Newsletter Nº120

Faz hoje anos que nascia, em 1601, Pierre de Fermat. Este matemático francês foi chamado o fundador da teoria moderna dos números. Em conjunto com Rene Descartes, Fermat foi um dos dois principais matemáticos da primeira metade do século XVII. Ele antecipou o cálculo diferencial com seu método de encontrar as maiores e menos ordenadas de linhas curvas. Ele propôs o famoso Teorema de Fermat, também conhecido como conjectura de Fermat, ao estudar o trabalho do antigo matemático grego Diophantus. Ele escreveu a lápis na margem da uma cópia do livro ‘Arithmetica’: “Descobri uma prova verdadeiramente notável mas esta margem é muito pequena para a conter”, que quando o teorema pitagórico é alterado para ler an + bn = cn, a nova equação não pode ser resolvida em números inteiros para qualquer valor de n superior a 2. Este teorema seria demonstrado apenas em 1994 por Andrew Wiles após 358 anos de esforços por parte dos matemáticos.
Faz também hoje anos que nascia, em 1893, Walter Noddack. Este químico alemão, conjuntamente com Ida Tacke e Otto Berg foram responsáveis pela descoberta do elemento 43, o Tecnécio, e do elemento 75, o Rénio da tabela periodica em 1925. O Rénio foi nomeado em honra ao rio Reno e foi o último elemento estável a ser descoberto.

Esta semana ficámos a saber que a Sony apresentou uma placa de desenvolvimento para IoT compatível com o Arduino. Designada por Spritzer foi apresentada durante a Maker Faire Tóquio no Japão, de 5 a 6 de Agosto. A placa Spritzer foi projectada especificamente para aplicações IoT e inclui uma gama de funcionalidades inteligentes, como GPS integrado e um codec e amplificador de áudio digital avançado.
Também esta semana a Hewlett Packard Enterprise enviou para o espaço um supercomputador para acelerar a missão a Marte. O foguetão SpaceX CRS-12, desenvolvido pela SpaceX de Elon Musk, foi lançada do Kennedy Space Center, na Flórida, enviando a Dragon Spacecraft para o Laboratório Nacional da Estação Espacial Internacional (ISS). A bordo do Dragon foi um supercomputador HPE. Este supercomputador, chamado Spaceborne Computer, faz parte de uma experiência de um ano realizada pela HPE e pela NASA para utilizar um sistema informático de alto desempenho comercial (COTS) no espaço, coisa que nunca foi feita antes. O objectivo é que o sistema funcione perfeitamente nas duras condições do espaço durante um ano – aproximadamente o tempo que levará uma viajem até Marte.
Esta semana foi o 24º aniversário da Debian. O Debian é um sistema operativo gratuito (SO) para o computador. O Debian GNU/Linux 9 suporta dez arquitecturas principais e várias variações de cada arquitectura conhecidas como “flavours”.
O Raspbian Stretch chegou ao Raspberry PI. Menos de dois anos após o lançamento da versão Jessie do Raspbian. Esta versão alinha-se com a ultima versão do Debian. As diferenças entre o Jessie e o Stretch são principalmente optimizações under-the-hood.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.