Newsletter Nº119

Newsletter Nº119
Newsletter Nº119

Faz hoje anos que nascia, em 1856, William Willett. Este construtor inglês inventou o horário de verão. Ele afirmou ter tido a ideia enquanto fazia uma viagem de manhã no início do verão em Petts Wood perto de sua casa em Chislehurst, em Londres. Ele observou que muitas das persianas ainda estavam baixas, embora já existisse boa luz do dia. Ele usou sua riqueza como um proeminente construtor de casas para fazer campanha para um esquema de ajuste de relógios com a temporada e publicou um panfleto em 1907. A sua ideia original era fazer quatro mudanças semanais de 20 minutos cada, para um total de 80 minutos.
Faz também anos hoje que nascia, em 1902, Arne Tiselius. Foi um bioquímico sueco que ganhou o Prémio Nobel de Química em 1948 “pela sua pesquisa sobre eletroforese e análise de adsorção, especialmente pelas suas descobertas sobre a natureza complexa das proteínas séricas.”
Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1909, Leo Fender. Este inventor norte-americano fundador da Fender Electric Instrument Manufacturing Company, ou “Fender” como ficou conhecida, desenhou e construiu diversos equipamento musical, nomeadamente guitarras e baixos assim como amplificadores.
Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1913, Wolfgang Paul. Este físico alemão co-desenvolveu com Hans Georg Dehmelt o filtro de massa quadripolar não-magnético que estabeleceu as bases para o que agora é chamado de armadilha de iões ou de “Paul trap”. O dispositivo consiste em três eléctrodos – duas extremidades e um anel circundante. O anel está conectado a um potencial oscilante. A direcção do campo eléctrico alterna; Durante metade do tempo, o eléctron é empurrado das pontas para o anel e para a outra metade é puxado do anel e empurrado para as pontas.

Esta semana a Intel apresentou a família de processadores de 14 a 18 Cores, designada por X-series e que estará disponível em Setembro.
A AMD lançou hoje o seu processador de Desktop de topo o Ryzen™ Threadripper™. Pelos vistos a concorrência até faz bem e observamos a Intel e a AMD a mostrarem o que valem.
A Sonda Cassini vai iniciar as ultimas cinco orbitas a Saturno. O ponto da aproximação mais próximo da Saturno durante as aproximações será entre 1.630 e 1.710 quilómetros acima das nuvens de Saturno.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista newelectronics de 8 de Agosto e um livro sobre Transformadas de Fourier.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.