Newsletter Nº116

Newsletter Nº116
Newsletter Nº116

Faz hoje anos que nascia, em 1836, Clifford Allbutt. Este médico inglês ficou conhecido pela sua invenção do termómetro clinico.
Faz também anos hoje que nascia, em 1924, Robert D. Maurer. Este físico Norte-americano ficou conhecido pela invenção da fibra-optica. Em 1970, Maurer e seus colegas Donald Keck e Peter C. Schultz projectaram e produziram a primeira fibra com poucas perdas ópticas, o suficiente para uso em telecomunicações por um novo processo de deposição de dióxido de silício dopado com titânio num tubo de quartzo usando a hidrólise de uma chama com sinterização, fundindo o material para formar a fibra.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1947, Gerd Binnig. Este físico alemão ficou conhecido pela sua invenção do microscópio de corrente de tunelamento (STM).

Esta semana o Bluetooth Special Interest Group (SIG) anunciou que a tecnologia Bluetooth®, o padrão global para conectividade sem fio simples e segura, agora suporta redes mesh. A nova capacidade mesh permite comunicações de dispositivos muitos-para-muitos (m: m) e é otimizada para criar redes de dispositivos em grande escala.
A Adafruit anunciou a disponibilidade da versão 1.0 do seu CircuitPython. Trata-se de uma versão derivada de código aberto do MicroPython para uso em placas de desenvolvimento educacional como o ESP8266 ou o SAMD21.
A Intel acabou de lançar a Movidius Neural Compute Stick com o objectivo de democratizar o acesso ao desenvolvimento de aplicações Deep Learning. Desenhada para programadores, cientistas e makers, o Movidius Neural Compute Stick visa reduzir as barreiras para o desenvolvimento, ajuste e implantação de aplicações de IA, oferecendo um processamento dedicado de redes neuronais de alto desempenho num formato de pen USB.
Faz hoje exactamente 48 anos que a 20 de Julho de 1969 a Apollo 11 aterrou na Lua. Lançada a 16 de Julho a bordo de um foguetão Saturn V a sonda espacial levou os três astronautas à superfície da Lua. Neil Armstrong, proferiu a frase que ficou para a história, “… umm pequeno passo para o homem, um passo de gigante para a humanidade. Acompanhado por Buzz Aldrin e Michael Collins foram os primeiros homens a pousar na Lua. Voltaram à Terra no dia 24. Estima-se que cerca de 600 milhões de pessoas viram a aterragem “Live” na televisão. Estima-se que o programa espacial Apollo custou cerca de 25.4 mil milhões de dólares, cerca de 150 mil milhões em moeda actual.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentado também um livro intitulado “The Signal” que explica sobre electrónica analógica.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.