Newsletter Nº115

Newsletter Nº115
Newsletter Nº115

Faz hoje anos que nascia, em 1944, Ernő Rubik. Este inventor húngaro ficou conhecido pela criação de puzzles mecânicos dos quais se destaca o cubo de Rubik. Rubik obteve a patente húngara HU170062 para seu “Cubo Mágico” em 1975. O cubo de Rubik foi chamado de Cubo Mágico (Bűvös kocka) na Hungria.
Faz também anos hoje que nascia, em 1879, Eugène Freyssinet. Nascido na França, este engenheiro civil foi um dos pioneiros na utilização e no desenvolvimento de infra-estruturas feita com recurso a cimento pre-esforçado. Eugène conseguiu um avanço significativo em estruturas de cobertura estreita com o desenho de dois enormes e célebres hangares no aeroporto de Villeneuve-Orly em 1923. O princípio da forma ondulada para a cobertura do cimento foi introduzido para obter a rigidez necessária para uma envergadura de 70 m. Em 1924, ele aplicou o mesmo princípio de coberturas onduladas para dois hangares de aviões com uma envergadura de 55m em Vélizy – Villacoublay.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1826, Stanislao Cannizzaro. Este químico italiano ficou conhecido a história pela reacção de Cannizzaro e pelo sua influência nas deliberações relacionadas com o peso atómico no congresso de Karlsruhe em 1860. A reacção de Cannizzaro é uma reacção de auto-óxido-redução feita com aldeídos aos quais falta um átomo de hidrogénio ligado ao carbono na posição alfa.
Faz também hoje anos que nascia, em 1779, William Hedley. Este engenheiro industrial inglês foi fundamental na introdução de várias importantes inovações no desenvolvimento ferroviário inicial. Enquanto trabalhava na Wylam Colliery, perto de Newcastle, ele construiu a primeira locomotiva a vapor prática que dependia simplesmente da aderência de rodas de ferro a trilhos de ferro.
Por fim, também faz anos hoje que nascia, em 1765, Simeon North. Este fabricante de armas norte-americano ficou conhecido por desenvolver umas das primeiras fresadoras mecânicas em 1818 e desempenhou um papel importante no desenvolvimento da fabricação de peças intermutáveis.

Nesta semana que passou a nave espacial Juno da NASA completou o voo sobre a grande manche vermelha de Júpiter. Todos os instrumentos científicos da Juno e o JunoCam da nave espacial estavam operacionais durante o voo, recolhendo dados que agora estão a ser enviados para a Terra. O próximo voo próximo de Juno em Júpiter ocorrerá a 1 de Setembro.
A Intel lançou a sua linha de processadores escaláveis Xeon. Estes novos processadores são a nova base para Datacenters seguros, ágeis e multi-Cloud. Eles representam os maiores avanços da plataforma nesta década. Os processadores oferecem um desempenho optimizado de carga de trabalho excepcional e segurança reforçada por hardware.
A Audi apresentou o seu novo A8 que torna a mobilidade em magia. Usando tecnologia da NVIDIA para transformar o transporte. Lançado em Barcelona, este veiculo vem dotado de um sistema de inteligência artificial que o permite conduzir em estradas com densidade elevada de veículos oferendo níveis de autonomia sem precedentes.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. É apresentada também a revista newelectronics de 11 de Julho 2017 assim como um ebook que é uma compilação de todas as patentes de Nikola Tesla.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.