Newsletter Nº114

Newsletter Nº114
Newsletter Nº114

Faz hoje anos que nascia, em 1913, J. Carson Mark. Este matemático canadiano ficou conhecido pelo seu papel no desenvolvimento de armas nucleares para os Estados Unidos no Laboratório de Los Alamos. Mark juntou-se ao Projeto Manhattan em 1945 e continuou a trabalhar em Los Alamos sob a liderança de Norris Bradbury depois da Segunda Guerra Mundial. Ele liderou a Divisão Teórica no laboratório de 1947 até 1973. Foi ele que supervisionou o desenvolvimento de novas armas, incluindo a bomba de hidrogénio na década de 1950.
Faz também anos hoje que nascia, em 1873, Sidney Brown. Este engenheiro electrotécnico inglês ficou conhecido pelos seus trabalhos pioneiros no desenho do giroscópio, equipamento de rádio e altifalantes. De entre as mais de 1000 patentes que registou destaca-se o primeiro detector de estado sólido para ser usado num aparelho receptor a 3 de junho de 1904. Em 1911, ele fundou a SG Brown Company, que se focou principalmente na concepção e fabricação de produtos de navegação e comunicação para o setor marítimo militar e comercial. A SG Brown tornou-se famosa, ao longo dos anos, por produtos de piloto-automático e giroscópio altamente precisos e confiáveis.

Nesta semana que passou foi lançado o Linux 4.12. Linus Torvalds mais uma vez, e após sete versões candidatas fez o anuncio. É uma versão que tem cerca de 24.2 milhões de linhas de código. De entre as novidades temos o suporte no driver AMDGPU para a família Vega destas GPUs. Também é introduzido o suporte inicial para a NVidia GTX 1000 Pascal. Foram também disponibilizados dois novos “schedulers” de I/O. O modo atomic da Intel está activo por omissão. Por fim as arquitecturas POWER 9 e POWER suportam agora um endereçamento virtual de 512TB. Também foram feitos melhoramentos ao nível da gestão de energia nos chips Gemini Lake.
O lançamento do foguetão Long March-5 Y2, transportando o que a China apontava como sendo o satélite mais pesado do mundo, falhou no domingo, informou a agência de notícias oficial Xinhua. Um foguetão deste tipo deveria levar a última sonda lunar da China para a Lua este ano e retornar com amostras. Trata-se de um golpe sério nas aspirações espaciais chinesas. O presidente Xi Jinping deu prioridade ao avanço do programa espacial da China para fortalecer a segurança e a defesa nacionais.
Esta semana também foi anunciada a descoberta por investigadores do CERN, usando o Large Hadron Collider, de uma nova partícula. A descoberta poderá questionar a nossa compreensão de uma das quatro forças fundamentais que governam o universo. A partícula baptizada de Xi cc apareceu durante uma fracção de segundo no LHC. Trata-se de um barião, uma partícula subatómica composta por outras mais pequenas, os quarks. Os protões e os neutrões são exemplos de bariões. A nova partícula descoberta, que se supõe ter um papel na maneira como a matéria é composta, tem dois quarks pesados e um mais leve. Normalmente, os bariões costumam ter apenas um quark pesado.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada também a revista Electronica-Azi International no. 3 de Junho 2017.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.