Newsletter Nº113

Newsletter Nº113
News­let­ter Nº113

Faz hoje anos que nas­cia, em 1903, Alan Blum­lein. Este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co inglês ficou conhe­ci­do pelas suas inú­me­ras inven­ções nos cam­pos das tele­co­mu­ni­ca­ções, da gra­va­ção de som, do som este­re­o­fó­ni­co, da tele­vi­são e do radar. Blum­lein paten­te­ou o ampli­fi­ca­dor Ultra-Line­ar . Com um design apa­ren­te­men­te sim­ples, o cir­cui­to for­ne­ceu uma liga­ção no enro­la­men­to pri­má­rio do trans­for­ma­dor de saí­da para for­ne­cer feed­back para a segun­da gre­lha, o que melho­rou a line­a­ri­da­de do ampli­fi­ca­dor. Com a liga­ção colo­ca­da na extre­mi­da­de do âno­do do enro­la­men­to pri­má­rio, o tubo (vál­vu­la) está efec­ti­va­men­te conec­ta­do como um tri­o­do, e se a liga­ção esta­va na extre­mi­da­de de ali­men­ta­ção, como um pen­to­do puro. Blum­lein des­co­briu que, se a liga­ção fos­se colo­ca­da a uma dis­tân­cia de 15–20% abai­xo da extre­mi­da­de de for­ne­ci­men­to do trans­for­ma­dor de saí­da, o tubo ou a vál­vu­la com­bi­na­ri­am as carac­te­rís­ti­cas posi­ti­vas tan­to do tri­o­do quan­to do design do pentodo.
Faz tam­bém anos hoje que nas­cia Geor­ge Ellery Hale. Nas­ci­do em Chi­ca­go em 1868 este astró­no­mo ficou conhe­ci­do pela sua des­co­ber­ta de cam­pos mag­né­ti­cos em man­chas sola­res e como ele­men­to prin­ci­pal no pla­ne­a­men­to e cons­tru­ção de vári­os teles­có­pi­os de impor­tân­cia mun­di­al; Nome­a­da­men­te, o teles­có­pio de refrac­ção de 40 pole­ga­das no Yer­kes Obser­va­tory, teles­có­pio reflec­tor Hale de 60 pole­ga­das no Mount Wil­son Obser­va­tory, teles­có­pio reflec­tor de 100 pole­ga­das, no Mount Wil­son, e o teles­có­pio reflec­tor Hale de 200 pole­ga­das no Obser­va­tó­rio Palomar.
Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1833, Peter Waa­ge. Este quí­mi­co Noru­e­guês con­jun­ta­men­te com seu cunha­do Cato Maxi­mi­li­an Guld­berg, des­co­bri­ram e desen­vol­ve­ram a lei de acção das mas­sas entre 1864 e 1879.

Na sema­na que pas­sou a Thys­sen­krupp apre­sen­tou o pri­mei­ro ele­va­dor sem cor­da. O MULTI é uma das ino­va­ções mais avan­ça­das do setor, desen­vol­vi­das des­de o sécu­lo 19: o pri­mei­ro sis­te­ma de ele­va­ção sem cor­da e com movi­men­to late­ral do mun­do. Em vez de uma cabi­ne por eixo moven­do-se para cima e para bai­xo, o MULTI ofe­re­ce vári­as cabi­nes ope­ran­do em loop, como um sis­te­ma de metro den­tro de um prédio.
A Cano­ni­cal pas­sou a supor­tar o Ubun­tu Core a cor­rer no Rasp­ber­ry Pi Com­pu­te Modu­le 3.
Ain­da esta sema­na a fun­da­ção Eclip­se apre­sen­tou o seu novo IDE — o Eclip­se Oxy­gen. O Eclip­se Oxy­gen des­te ano é o 12º lan­ça­men­to ofi­ci­al simul­tâ­neo (SR); Inclui o tra­ba­lho árduo de 83 pro­jec­tos de códi­go aber­to, que inclui apro­xi­ma­da­men­te duas milhões de novas linhas de códi­go. O resul­ta­do des­te pro­ces­so é um repo­si­tó­rio com­pos­to de soft­ware aber­to e uma nova ver­são do Eclip­se IDE. A ver­são Eclip­se Oxy­gen inclui mui­tas melho­ri­as na fun­ci­o­na­li­da­de e desem­pe­nho, inclui novas fer­ra­men­tas para aná­li­se de cober­tu­ra de códi­go Java ™.
Faz tam­bém hoje 10 anos que che­gou às lojas o pri­mei­ro iPho­ne. Quer se gos­te ou não este pro­du­to mar­cou uma mudan­ça no para­dig­ma dos smartpho­ne e impul­si­o­nou, fazen­do algu­mas viti­mas pelo cami­nho, uma ver­da­dei­ra revo­lu­ção na for­ma como usa­mos estes equi­pa­men­tos no nos­so dia-a-dia.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­jec­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. Saiu a revis­ta Mag­PI nº 59 e a revis­ta newe­lec­tro­nics de 27 de Junho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.