Newsletter Nº113

Newsletter Nº113
Newsletter Nº113

Faz hoje anos que nascia, em 1903, Alan Blumlein. Este engenheiro electrotécnico inglês ficou conhecido pelas suas inúmeras invenções nos campos das telecomunicações, da gravação de som, do som estereofónico, da televisão e do radar. Blumlein patenteou o amplificador Ultra-Linear . Com um design aparentemente simples, o circuito forneceu uma ligação no enrolamento primário do transformador de saída para fornecer feedback para a segunda grelha, o que melhorou a linearidade do amplificador. Com a ligação colocada na extremidade do ânodo do enrolamento primário, o tubo (válvula) está efectivamente conectado como um triodo, e se a ligação estava na extremidade de alimentação, como um pentodo puro. Blumlein descobriu que, se a ligação fosse colocada a uma distância de 15-20% abaixo da extremidade de fornecimento do transformador de saída, o tubo ou a válvula combinariam as características positivas tanto do triodo quanto do design do pentodo.
Faz também anos hoje que nascia George Ellery Hale. Nascido em Chicago em 1868 este astrónomo ficou conhecido pela sua descoberta de campos magnéticos em manchas solares e como elemento principal no planeamento e construção de vários telescópios de importância mundial; Nomeadamente, o telescópio de refracção de 40 polegadas no Yerkes Observatory, telescópio reflector Hale de 60 polegadas no Mount Wilson Observatory, telescópio reflector de 100 polegadas, no Mount Wilson, e o telescópio reflector Hale de 200 polegadas no Observatório Palomar.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1833, Peter Waage. Este químico Norueguês conjuntamente com seu cunhado Cato Maximilian Guldberg, descobriram e desenvolveram a lei de acção das massas entre 1864 e 1879.

Na semana que passou a Thyssenkrupp apresentou o primeiro elevador sem corda. O MULTI é uma das inovações mais avançadas do setor, desenvolvidas desde o século 19: o primeiro sistema de elevação sem corda e com movimento lateral do mundo. Em vez de uma cabine por eixo movendo-se para cima e para baixo, o MULTI oferece várias cabines operando em loop, como um sistema de metro dentro de um prédio.
A Canonical passou a suportar o Ubuntu Core a correr no Raspberry Pi Compute Module 3.
Ainda esta semana a fundação Eclipse apresentou o seu novo IDE – o Eclipse Oxygen. O Eclipse Oxygen deste ano é o 12º lançamento oficial simultâneo (SR); Inclui o trabalho árduo de 83 projectos de código aberto, que inclui aproximadamente duas milhões de novas linhas de código. O resultado deste processo é um repositório composto de software aberto e uma nova versão do Eclipse IDE. A versão Eclipse Oxygen inclui muitas melhorias na funcionalidade e desempenho, inclui novas ferramentas para análise de cobertura de código Java ™.
Faz também hoje 10 anos que chegou às lojas o primeiro iPhone. Quer se goste ou não este produto marcou uma mudança no paradigma dos smartphone e impulsionou, fazendo algumas vitimas pelo caminho, uma verdadeira revolução na forma como usamos estes equipamentos no nosso dia-a-dia.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projectos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. Saiu a revista MagPI nº 59 e a revista newelectronics de 27 de Junho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.