Newsletter Nº112

Newsletter Nº112
Newsletter Nº112

Faz hoje anos que nascia, em 1910, Konrad Zuse. Este engenheiro alemão foi responsável pela criação do primeiro computador programável do mundo; O Z3, ficou operacional em maio de 1941. Graças a essa máquina e aos seus antecessores, Zuse é considerado como o inventor do computador moderno.
Faz também anos hoje Hermann Minkowski. Este matemático alemão, nascido em 1864 ficou conhecido por ter criado e desenvolvido a geometria dos números e usou métodos geométricos para resolver problemas na teoria dos números, na física matemática e na teoria da relatividade. Minkowski é talvez mais conhecido pelo seu trabalho na relatividade, no qual ele mostrou em 1907 que a teoria da relatividade especial do seu antigo estudante, Albert Einstein (1905), poderia ser entendida geometricamente como uma teoria do espaço-tempo em quatro dimensões, conhecida como a “Espaço-tempo Minkowski”.
Faz também anos hoje que nascia nos Estados Unidos, em 1899, Richard Gurley Drew. Este inventor ficou conhecido por ter inventado a fita de pintor e o papel celofane quando trabalhava na 3M.
Faz igualmente anos hoje que nascia James H. Pomerene. Este engenheiro electrotécnico Norte-Americano foi responsável, conjuntamente com os engenheiros Bruce Gilchrist e Y.K. Wong, da invenção de um somador rápido, que incorporou uma técnica de aceleração para adições assíncronas, reduzindo o tempo de propagação do transporte. Este projeto foi, na verdade, posteriormente incorporado num computador comercial, o Philco TRANSAC S-2000, introduzido em 1957, o primeiro computador transistorizado comercial.
Por fim, faz anos que nascia, em 1792, James Beaumont Neilson. Este inventor escocês desenvolveu um processo de sopro a quente que melhorou a eficiência do processo de fundição do ferro. As experiências por ele realizadas demonstraram que a uma temperatura de 600 °F reduziu o consumo para um terço comparado com o sopro a frio e permitiu que o carvão fosse usado em vez de coque, com uma economia de custo adicional.

Nas noticias da semana, um estudo apresentado demonstra que as estrelas nascem aos pares. De acordo com uma nova análise feita por um físico teórico da Universidade de Berkeley na Califórnia, e um rádio astrónomo do Smithsonian Astrophysical Observatory na Universidade de Harvard. Muitas estrelas têm companheiros, incluindo o nosso vizinho mais próximo, Alpha Centauri, um sistema triplo.
A equipa que opera o telescópio espacial da Kepler da NASA lançou um catálogo de missão de candidatos de planeta que apresenta 219 novos candidatos de planeta, 10 dos quais são quase do tamanho da Terra e orbitam na zona habitável da sua estrela, que é a distância de uma estrela onde a água líquida poderia existir na superfície de um planeta rochoso.
Finalmente e após 26 meses de desenvolvimento foi lançado esta semana o Debian 9.0 Stretch. Que será suportado nos próximos 5 anos, graças ao trabalho combinado da equipe Debian Security e da equipa Debian Long Term Support Team. O Debian 9 é dedicado ao fundador do projecto, Ian Murdock, que faleceu em 28 de dezembro de 2015.
Esta semana também é noticia a Autoeuropa por fazer uso da tecnologia de impressão 3D. O caso da Autoeuropa ilustra como a impressão em 3D pode ser de grande valor para a indústria automóvel. Enquanto – tradicionalmente – a impressão em 3D costumava ser associada à criação de protótipos, possui um grande potencial para a fabricação de empresas na criação de ferramentas, jigs, dispositivos eléctricos e outras ferramentas de fabricação personalizadas. Com a impressão em 3D, é possível criar projectos altamente complexos e fazer revisões e correcções rápidas, sem penalidades de custos ou longos prazos de entrega. As ferramentas podem ser adaptadas para corresponder aos requisitos exactos, tornando a função e o desempenho os principais drivers do design e não custo ou o tempo.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projectos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.