Newsletter Nº111

Newsletter Nº111
News­let­ter Nº111

Faz hoje anos que nas­cia, em 1916, Her­bert A. Simon. Este nor­te-ame­ri­ca­no ficou conhe­ci­do por ser um dos pio­nei­ros de vári­os dos impor­tan­tes domí­ni­os cien­tí­fi­cos actu­ais, incluin­do a inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al, o pro­ces­sa­men­to de infor­ma­ção, a toma­da de deci­são, a reso­lu­ção de pro­ble­mas, a teo­ria orga­ni­za­ci­o­nal, os sis­te­mas com­ple­xos e simu­la­ção com­pu­ta­ci­o­nal de des­co­ber­tas cien­tí­fi­cas. Ele cri­ou os ter­mos raci­o­na­li­da­de deli­mi­ta­da e satis­fa­tó­ria, e foi o pri­mei­ro a ana­li­sar a arqui­tec­tu­ra da com­ple­xi­da­de e de pro­por um meca­nis­mo de asso­ci­a­ção pre­fe­ren­ci­al para expli­car as dis­tri­bui­ções da lei do poder.
Tam­bém faz anos hoje que nas­cia em 1755, Antoi­ne Fran­çois, com­te de Four­croy. Este quí­mi­co fran­cês ficou conhe­ci­do pela co-des­co­ber­ta do Irí­dio. Jun­ta­men­te com Lavoi­si­er, Guy­ton de Mor­ve­au, e Clau­de Berthol­let foi tam­bém um dos res­pon­sá­veis pela estan­dar­di­za­ção da nomen­cla­tu­ra quí­mi­ca actual.

Nas noti­ci­as da sema­na, a Boeing estu­da a pos­si­bi­li­da­de de cons­truir aviões comer­ci­ais de pas­sa­gei­ros que voem sem pilo­to, usan­do a inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al que guia os con­tro­los para tomar as deci­sões de voo.
inves­ti­ga­do­res da Micro­soft cri­a­ram um sis­te­ma base­a­do em inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al que apren­deu a obter a pon­tu­a­ção máxi­ma no jogo de video da déca­da de 1980 Ms. Pac-Man, usan­do um méto­do de divi­são e con­quis­ta que pode­rá ter amplas impli­ca­ções para o ensi­no de agen­tes de AI fazer tare­fas com­ple­xas que aumen­tam as capa­ci­da­des huma­nas. A equi­pa de Malu­u­ba, uma empre­sa cana­di­a­na de “deep lear­ning” adqui­ri­da pela Micro­soft no iní­cio des­te ano, usou um ramo da AI cha­ma­do “rein­for­ce­ment lear­ning” para jogar de for­ma per­fei­ta a ver­são Ata­ri 2600 do Ms. Pac-Man.
A Glo­a­bal­Foun­dri­es anun­ci­ou a dis­po­ni­bi­li­da­de da sua tec­no­lo­gia de semi­con­du­to­res de 7nm — Lea­ding-Per­for­man­ce (7LP) Fin­FET. Esta for­ne­ce um aumen­to de desem­pe­nho de 40 por cen­to para res­pon­der às neces­si­da­des de apli­ca­ções, como pro­ces­sa­do­res móveis de topo, ser­vi­do­res em cloud e infra­es­tru­tu­ras de rede.
Foi anun­ci­a­do esta sema­na que o pla­ne­ta Júpi­ter tem ago­ra 69 luas conhe­ci­das. O pla­ne­ta Júpi­ter é gigan­te: tre­zen­tas e dezas­se­te vezes a mas­sa da Ter­ra, prin­ci­pal­men­te fei­ta de hidro­gé­nio metá­li­co, e no cen­tro de um colec­ti­vo sur­pre­en­den­te de cor­pos natu­rais em órbita.
Foram os astró­no­mos Scott Shep­pard, David Tho­len e Chadwick Tru­jil­lo que fize­ram a des­co­ber­ta das duas novas luas. Estas novas luas têm cer­ca de 1–2 km de tama­nho, e foram vis­tas em ima­gens que fazi­am par­te de uma pes­qui­sa para objec­tos mui­to mais dis­tan­tes na Cin­tu­ra de Edgeworth-Kuiper.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­da tam­bém a revis­ta newe­lec­tro­nics de 13 de Junho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.