Newsletter Nº111

Newsletter Nº111
Newsletter Nº111

Faz hoje anos que nascia, em 1916, Herbert A. Simon. Este norte-americano ficou conhecido por ser um dos pioneiros de vários dos importantes domínios científicos actuais, incluindo a inteligência artificial, o processamento de informação, a tomada de decisão, a resolução de problemas, a teoria organizacional, os sistemas complexos e simulação computacional de descobertas científicas. Ele criou os termos racionalidade delimitada e satisfatória, e foi o primeiro a analisar a arquitectura da complexidade e de propor um mecanismo de associação preferencial para explicar as distribuições da lei do poder.
Também faz anos hoje que nascia em 1755, Antoine François, comte de Fourcroy. Este químico francês ficou conhecido pela co-descoberta do Irídio. Juntamente com Lavoisier, Guyton de Morveau, e Claude Berthollet foi também um dos responsáveis pela estandardização da nomenclatura química actual.

Nas noticias da semana, a Boeing estuda a possibilidade de construir aviões comerciais de passageiros que voem sem piloto, usando a inteligência artificial que guia os controlos para tomar as decisões de voo.
investigadores da Microsoft criaram um sistema baseado em inteligência artificial que aprendeu a obter a pontuação máxima no jogo de video da década de 1980 Ms. Pac-Man, usando um método de divisão e conquista que poderá ter amplas implicações para o ensino de agentes de AI fazer tarefas complexas que aumentam as capacidades humanas. A equipa de Maluuba, uma empresa canadiana de “deep learning” adquirida pela Microsoft no início deste ano, usou um ramo da AI chamado “reinforcement learning” para jogar de forma perfeita a versão Atari 2600 do Ms. Pac-Man.
A GloabalFoundries anunciou a disponibilidade da sua tecnologia de semicondutores de 7nm – Leading-Performance (7LP) FinFET. Esta fornece um aumento de desempenho de 40 por cento para responder às necessidades de aplicações, como processadores móveis de topo, servidores em cloud e infraestruturas de rede.
Foi anunciado esta semana que o planeta Júpiter tem agora 69 luas conhecidas. O planeta Júpiter é gigante: trezentas e dezassete vezes a massa da Terra, principalmente feita de hidrogénio metálico, e no centro de um colectivo surpreendente de corpos naturais em órbita.
Foram os astrónomos Scott Sheppard, David Tholen e Chadwick Trujillo que fizeram a descoberta das duas novas luas. Estas novas luas têm cerca de 1-2 km de tamanho, e foram vistas em imagens que faziam parte de uma pesquisa para objectos muito mais distantes na Cintura de Edgeworth-Kuiper.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada também a revista newelectronics de 13 de Junho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.