Newsletter Nº110

Newsletter Nº110
Newsletter Nº110

Faz hoje anos que nascia em 1955 Tim Berners-Lee. Este engenheiro inglês é conhecido por ser o inventor da World Wide Web. Em 1989 ele fez uma proposta para um sistema de gestão de informações e implementou a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente e servidor HTTP (Hypertext Transfer Protocol) via Internet em meados de Novembro do mesmo ano. É graças a ele que hoje podemos criar e consultar informação de forma ubíqua e aberta na Internet.
Faz hoje também anos que nascia em 1936 Kenneth G. Wilson. Este físico teórico norte-americano fico conhecido como um pioneiro na utilização de computadores para estudar física de partículas. Fez trabalhos sobre transições de fase – iluminando a essência subtil de fenómenos como o derretimento do gelo e o magnetismo emergente.
Faz também anos que nascia Bernd T. Matthias. Este alemão naturalizado norte-americano tem os créditos das descobertas de centenas de elementos e ligas com propriedades super-condutoras.
Faz igualmente anos que nascia em 1916 Francis Crick. Este biólogo molecular, biofísico e neuro-cientista britânico, é conhecido por ser um co-descobridor da estrutura da molécula de DNA em 1953 com James Watson e Rosalind Franklin.
Nascido em 1832 Essex na Inglaterra, Charles Tilston Bright foi o engenheiro electrotécnico britânico que supervisionou a colocação do primeiro cabo telegráfico transatlântico em 1858.
Por fim, faz também hoje anos que nascia Giovanni Domenico Cassini. Este italiano naturalizado francês era um matemático, astrónomo, astrólogo e engenheiro. Cassini é conhecido pelo seu trabalho nos campos de astronomia e engenharia. Cassini descobriu quatro satélites do planeta Saturno e observou a divisão dos anéis de Saturno; A Divisão Cassini foi nomeada após ele. Giovanni Domenico Cassini também foi o primeiro de sua família a começar a trabalhar no projeto de criação de um mapa topográfico da França.

Esta semana a Microsoft lançou um conjunto de ferramentas de código aberto para acelerar o “Deep Learning”. O Microsoft Cognitive Toolkit 2.0 é um conjunto de ferramentas com centenas de novas funcionalidades para acelarar o processo de “Deep Learning” e para garantir a integração perfeita em todo o ecossistema de AI.
É noticia também esta semana a descoberta de um planeta que é mais quente que a maior parte das estrelas. O planeta de nome KELT-9b, está a ser vaporizado pela própria estrela. Tem uma temperatura estimada de mais de 7.800 graus Fahrenheit (4.600 Kelvin).
A IBM em conjunto com a Samsung e com a GLOBALFOUNDRIES criaram um transístor para a tecnologia de 5nm. Os detalhes do processo serão apresentados na conferência “2017 Symposia on VLSI Technology and Circuits” em Kyoto, Japão.
E por fim é apresentado um estudo para explicar o “Wow!” – sinal vindo do espaço em 1977. Uma equipa de investigadores do Center of Planetary Science (CPS) finalmente resolveu o mistério do “Wow!” Sinal de 1977. Era uma cometa, segundo eles, um que era desconhecido no momento da descoberta do sinal. O investigador principal, Antonio Paris, descreve sua teoria e como a equipa provou isso num artigo publicado no Journal of the Washington Academy of Sciences.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. São apresentados dois livros, o primeiro sobre desenho e implementação de Anykernel e de Kernels Rump e o segundo sobre TCP/IP.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.