Newsletter Nº108

Newsletter Nº108
News­let­ter Nº108

Faz hoje anos que nas­cia a 1889 em Kiev Igor Sikorsky. Este pio­nei­ro da avi­a­ção foi res­pon­sá­vel pelo desen­vol­vi­men­to dos heli­cóp­te­ros e dos aviões de asa fixa. O seu nome é ain­da hoje asso­ci­a­do a esta indus­tria ten­do fica­do na his­tó­ria por ter con­se­gui­do fazer a pri­mei­ra pro­du­ção em mas­sa de heli­cóp­te­ros. Sikorsky deci­diu-se por um pro­jec­to de rotor sim­ples, úni­co, o VS-300, que aca­bou por ser o pri­mei­ro pro­jec­to de heli­cóp­te­ros de rotor úni­co de ele­va­ção. Depois de expe­ri­men­tar as con­fi­gu­ra­ções para neu­tra­li­zar o tor­que pro­du­zi­do pelo úni­co rotor prin­ci­pal, Sikorsky esta­be­le­ceu um úni­co rotor menor mon­ta­do na lan­ça da cauda.
Faz hoje anos tam­bém que nas­cia John Coc­ke. Este enge­nhei­ro infor­má­ti­co nor­te-ame­ri­ca­no nas­ci­do em 1925 ficou conhe­ci­do na his­tó­ria pelo desen­vol­vi­men­to de arqui­tec­tu­ras do com­pu­ta­dor e pela opti­mi­za­ção do dese­nho de com­pi­la­do­res. Ele é con­si­de­ra­do por mui­tos como “o pai da arqui­tec­tu­ra RISC. É igual­men­te conhe­ci­do pelo algo­rit­mo CYK. Este é um algo­rit­mo usa­do em infor­má­ti­ca para a aná­li­se em gra­má­ti­cas livres de con­tex­to. Empre­ga aná­li­se “bot­tom-up” e pro­gra­ma­ção dinâmica.
Faz hoje anos tam­bém Jack Stein­ber­ger. É um físi­co de ori­gem ale­mã que, jun­ta­men­te com Leon Leder­man e Mel­vin Schwartz, rece­beu o Pré­mio Nobel de Físi­ca de 1988 pela des­co­ber­ta do neu­tri­no de múon.
Faz hoje anos igual­men­te Pie­ter Zee­man. Este físi­co holan­dês, jun­ta­men­te com Hen­drik Lorentz des­co­bri­ram o efei­to de Zee­man. É o efei­to de divi­dir uma linha espec­tral em vári­os com­po­nen­tes na pre­sen­ça de um cam­po mag­né­ti­co está­ti­co. É aná­lo­go ao efei­to Stark, a divi­são de uma linha espec­tral em vári­os com­po­nen­tes na pre­sen­ça de um cam­po eléc­tri­co. Simi­lar­men­te ao efei­to Stark, as tran­si­ções entre dife­ren­tes com­po­nen­tes têm, em geral, dife­ren­tes inten­si­da­des, algu­mas sen­do intei­ra­men­te proi­bi­das (na apro­xi­ma­ção de dipo­lo), con­for­me regi­do pelas regras de selecção.

Esta sema­na ficá­mos a saber que o Dubai vai ter, já este mês um robô poli­cia sen­do objec­ti­vo des­tes robôs serem cer­ca de 25% da for­ça poli­ci­al até 2030.
Uma equi­pe de inves­ti­ga­do­res do MIT pro­jec­tou um fato de trei­no res­pi­rá­vel com abas de ven­ti­la­ção que se abrem e fecham em res­pos­ta ao calor e suor do cor­po do atle­ta. Estas abas, que vari­am de tama­nho, são reves­ti­das com célu­las vivas que enco­lhem e expan­dem em res­pos­ta às mudan­ças na humidade.
Esta sema­na o cam­peão chi­nês de Go, Ke Jie sofreu duas der­ro­tas con­tra o Alpha­Go. Tra­ta-se de um fei­to notá­vel ter uma maqui­na a der­ro­tar o cam­peão huma­no de um dos jogos mais com­ple­xos que existe.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­jec­tos de maker. Foram publi­ca­das duas revis­tas da newe­lec­tro­nics, a revis­ta Mag­Pi núme­ro 58 de Junho e a revis­ta “Hel­lo World” núme­ro 2 — Verão de 2017.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.