Newsletter Nº107

Newsletter Nº107
Newsletter Nº107

Faz hoje anos que nascia em 1850 Oliver Heaviside. Este engenheiro electrotécnico inglês foi responsável pela adaptação dos números complexos ao estudo dos circuitos eléctricos. Foi responsável pela invenção de métodos matemáticos para a resolução de equações diferenciais, reformulou as equações de Maxwell em termos eléctricos, de forças magnéticas e fluxo de energia, para alem de ter formulado a analise vectorial. Foi ele que inventou e patenteou inúmeras invenções no campo das telecomunicações, como o cabo coaxial. Ficou conhecido por uma expressão que usou “Devo recusar o meu jantar porque não compreendo completamente o processo digestivo?”.
Faz também anos hoje que nascia em 1711 Roger Joseph Boscovich. Este croata de muitos talentos ficou conhecido para a história por ter produzido o percursor da teoria atómica e por ter feito muitas contribuições para a astronomia, incluindo o primeiro procedimento geométrico para determinar o equador de um planeta giratório a partir de três observações de uma característica de superfície e para calcular a órbita de um planeta a partir de três observações da sua posição. Em 1753, ele também descobriu que a Lua não tem atmosfera.

Esta semana a SpaceX lançou com sucesso um foguetão transportando um satélite de comunicações de grandes dimensões. O satélite da rede Inmarsat pesa cerca de 6 toneladas e estava acoplado ao foguetão Falcon 9. A HPE apresentou um computador que foi desenhado para a era da Big Data. Este passo é o ultimo “milestone” do projeto de pesquisa “A Maquina”. O protótipo apresentado esta semana tem 160 terabytes de memória, capacidade idêntica a ter simultaneamente em memória todos os dados contidos em cerca de 160 milhões de livros. Esta semana no evento Google I/O foi apresentado pela Google a segunda geração de TPUs – Tensor Processing Units. Estas unidades de processamento permitem melhorar muito significativamente uma vasta gama de cargas de trabalho de Mchine Learning, incluindo o treino e a inferência. Tecnologias como o Google Translate, Search ou o Photos irão beneficiar destas tecnologias na melhoria dos resultados das mesmas. Ainda na conferência da Google, o seu CEO – Sundar Pichai – numa das apresentações deu uma clara indicação que a companhia está empenhada em colocar a Inteligência artificial a trabalhar para todos.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.