Newsletter Nº106

Newsletter Nº106
Newsletter Nº106

Faz hoje anos que nascia em 1930 Edsger W. Dijkstra. Este investigador Holandês formou-se em física teórica, tendo, no entanto, os seus contributos ficado na historia pelos seus algoritmos no campo da informática. O famoso algoritmo de Dijkstra – algoritmo para encontrar o caminho mais curto entre dois pontos. Foram igualmente muito importantes os seus contributos para o desenvolvimento de algoritmos de grafos, concorrência e distribuídos. Conjuntamente com o seu colega Jaap Zonneveld desenvolveram a linguagem de programação ALGOL 60. Trata-se de uma linguagem de programação que introduziu novos conceitos que posteriormente foram usados em linguagem mais modernas como o Pascal ou o C.
Também faz hoje anos que nascia em 1918 Richard Feynman. Este fisico teorico norte-americano ficou conhecido pelo seu trabalho na formulação integral do caminho da mecânica quântica, a teoria da electrodinâmica quântica e a física da super-fluidez do hélio líquido super-arrefecido, bem como na física de partículas para a qual propôs o modelo de “parton”. Ficou também conhecido por ter participado no Projeto Manhattan.
Faz hoje anos, também Robert Jarvik. Este cientista norte-americano, nascido em 1946 ficou conhecido por ter desenvolvido o primeiro coração artificial – o Jarvik-7.
Faz também anos hoje, Theodore von Kármán. Este engenheiro aeroespacial nascido na Hungria em 1881 ficou conhecido pelos seus trabalhos na área da aeronáutica e é responsável por muitos avanços chave na aerodinâmica, nomeadamente o seu trabalho sobre a caracterização do fluxo aéreo supersónico e hipersónico. Teve um papel preponderante no desenvolvimento do avião Bell X-1. Conhecido por ter sido o primeiro avião/veiculo pilotado a ultrapassar a velocidade do som em 1947. Este foi pilotado pelo Chuck Yeager.

Esta semana ficámos a saber que a Tesla vai finalmente comercializar o seu sistema de telhados solares. Trata-se de um sistema em que são as próprias telhas que são painéis solares. A NVidia apresentou a plataforma de GPU VOLTA. Trata-se de um sistema de alto desempenho que trará uma extraordinária velocidade e escalabilidade para inferência e treino de IA, bem como para acelerar HPC e cargas de trabalho de gráficos.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentado também um livro sobre o desenho de placas de circuito impresso e a revista newelectronics de 9 de Maio.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.