Newsletter Nº105

Newsletter Nº105
News­let­ter Nº105

Esta sema­na a News­let­ter come­mo­ra dois anos de exis­tên­cia. São 105 sema­nas a publi­car noti­ci­as e pro­jec­tos interessantes.

Faz hoje anos que nas­cia em 1931 Dawon Kahng. Este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co Sul Core­a­no ficou conhe­ci­do pelos seus tra­ba­lhos com Elec­tró­ni­ca de esta­do soli­do. Quan­do tra­ba­lha­va como inves­ti­ga­dor nos labo­ra­tó­ri­os Bell, inven­tou o MOSFET (Metal Oxi­de Semi­con­duc­tor Field-Effect Tran­sis­tor). Foi tam­bém res­pon­sá­vel pela inven­ção, con­jun­ta­men­te com Simon Sze, do FGMOS (flo­a­ting-gate MOSFET) que per­mi­te guar­dar infor­ma­ção e que é usa­do em EPROM, EEPROM e memó­ri­as flash.
Faz tam­bém anos que nas­cia em 1655 Bar­to­lo­meo Cris­to­fo­ri. Este fabri­can­te ita­li­a­no de ins­tru­men­tos musi­cais ficou conhe­ci­do como sen­do o inven­tor do piano.
Faz igual­men­te ano que nas­cia em 1874 Frank Con­rad. Este enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co ficou conhe­ci­do por ter cri­a­do a pri­mei­ra radio-emis­so­ra comer­ci­al a KDKA.

Esta sema­na a Chi­na anun­ci­ou que um gru­po de inves­ti­ga­do­res cons­truiu a pri­mei­ra for­ma de com­pu­ta­dor quân­ti­co que dizem ser mais rápi­do que um dos com­pu­ta­do­res con­ven­ci­o­nais das pri­mei­ras gerações.
Um gru­po de cien­tis­tas rus­sos inven­ta­ram um novo mate­ri­al poli­mé­ri­co mul­ti-fun­ci­o­nal, o que irá redu­zir sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te o cus­to de pro­du­ção, tor­nan­do a nova gera­ção de polí­me­ros dis­po­ní­veis para uso gene­ra­li­za­do. Este novo mate­ri­al poli­mé­ri­co mul­ti-fun­ci­o­nal pode­rá ser usa­do para impres­são 3D de dro­nes, robôs e próteses.
Enge­nhei­ros bio-médi­cos ingle­ses cri­a­ram uma mão bió­ni­ca que e equi­pa­da com uma câma­ra que ins­tan­ta­ne­a­men­te tira uma foto do obje­to à sua fren­te, ava­lia a sua for­ma e tama­nho e desen­ca­deia uma série de movi­men­tos na mão. Igno­ran­do os pro­ces­sos usu­ais que exi­gem que o uti­li­za­dor veja o obje­to, esti­mu­la fisi­ca­men­te os mús­cu­los do bra­ço e acci­o­na um movi­men­to no mem­bro pro­té­ti­co, a mão “vê” e rea­ge com um movi­men­to fluido.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­do o livro “Elec­tro­nics: Radio and Elec­tro­nics Cook­bo­ok”. São igual­men­te apre­sen­ta­das as revis­tas Mag­pI nº 57 e a revis­ta newe­lec­tro­nics de 25 de Abril.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.