Newsletter Nº88

Newsletter Nº88
Newsletter Nº88

No ano de 2016 assistimos ao lançamento da nova norma Bluetooth® 5, a Wi-Fi Alliance® introduz a rede Wi-Fi HaLow™ e a União Europeia está a preparar-se para que no espaço europeu exista Wifi grátis em todo o lado até 2020. A fundação Raspberry Pi lança o Raspberry pi 3 e atinge 10 milhões de Raspberrys vendidos. A fabricação de chips encontra-se agora nos 7nm com a GLOBALFOUNDRIES, a ARM com a TSMC e a AMD a produzirem chips com estas especificações. Foi produzido em 2016 o primeiro Processador com 1,000 Cores – o KiloCore. A Amazon disponibilizou na sua cloud EC2 GPUs para computação. A Microsemi foi o primeiro fornecedor de FPGA a oferecer a arquitectura aberta RISC-V. Descobriu-se que basta um simples instrução para congelar os processadores da familia Skylake da Intel. No Japão, a última fábrica de produção de Video Gravadores VHS encerrou a sua produção. A Atmel foi adquirida pela Microchip. A Sony adquiriu a Altair Semiconductor. A Premier Farnell foi adquirida pela DATWYLER. A Qualcomm comprou a NXP. A Analog Devices e a Linear Technology juntaram-se para criar uma nova companhia. A Intel adquiriu a Nervana e a Computer Vision. E finalmente os “dois” Arduinos voltaram-se a juntar. A Renesas compra a Intersil criando um dos fornecedores de soluções integradas. A SoftBank junta-se à ARM. Faleceu em 2016, Andrew S. Grove, um dos fundadores da Intel

No campo da inteligência artificial o AlphaGo, superou o desafio de ganhar aos humanos as partidas de Go. A Microsoft desenvolve sistema de inteligência artificial para ajudar os Médicos a encontrarem os tratamentos adequados para o cancro. Um homem tetraplégico conseguiu mover a mão apenas com a mente. Na Irlanda do Norte, uma criança recebeu o primeiro transplante de um rim recorrendo a impressão 3D. Uma criança de 9 anos construiu uma mão mecânica para o seu professor. A NVIDIA apresentou o Xavier, um supercomputador para o Futuro do transporte autónomo. O Hyperloop One para além de ter alcançado os 187kph na primeira volta de teste ainda abriu a sua primeira fábrica e já estabeleceu uma parceria no Dubai para a construção do primeiro hyperloop para carga.

O avião solar SolarImpluse fez história completando a primeira viagem a volta da Terra. Em Inglaterra, em França e na Amazónia são dados os primeiros passos para a entrega de encomendas usando Drones. A Disney World incorporou no seu espectáculo o uso de drones para fazerem coreografias de luz. O Solar Voyager – navio autónomo – fez história cruzando o oceano Atlantico apenas com recurso a energia solar. A rede de satélites de geoposicionamento Galileo ficou operacional. Depois dos primeiros 14 satélites, mais 4 foram colocados em órbita dispobilizando a quantidade mínima para o funcionamento desta rede. Depois de alguns sucessos, a SpaceX teve um problema e explodiu o foguetão Falcon 9 que iria levar entrou outras coisas um satélite do Facebook Internet.org. No campo dos fracassos a sonda Schiaparelli chocou contra a superfície de Marte impedindo a conclusão da sua missão. Também ficámos a saber que a estação espacial Tiangong-1 irá despenhar-se na Terra algures este ano de 2017. Os símbolos quimicos dos elementos atómicos 113, 115, 117 e 118 foram atribuidos.

Depois de ter reduzido a fatura do custo arrefecimento dos datacenter em 40%, a Google prepara-se para usar apenas energias renováveis para as suas necessidade energéticas. A Panasonic desenvolveu uma bateria de iões de lítio que é dobrável e fléxivel. No campo da tecnologias abertas, a SiFive apresentou a primeira plataforma de chip open source para a industria. A Microsoft abriu a linguagem P para o IoT. A Google desenvolveu e disponibilizou em open source um sistema de fontes – Noto – que cobre cerca de 800 línguas e tem mais de 110,000 caracteres.

O Linux 4.4 foi lançado assim como o Ubuntu 16.04 LTS, o macOS Sierra e o mbed OS 5.2. A Norma HTML 5.1 foi publicada assim como a especificação do Javascript – ECMAScript® 2016. Ficou igualmente disponível o Ubuntu para o Windows também conhecido como bash for Windows. O maior número primo conhecido é o 2^274,207,281-1. Trata-se de um número com cerca de 22 milhões de dígitos. Ondas gravitacionais foram detetadas 100 anos depois da previsão de Abert Einstein. Um tubarão com cerca de 400 anos foi descoberto.

Comemora-se hoje o nascimento de King C. Gillette, este inventor Norte-Americano ficou mundialmente conhecido pela sua invenção da lâmina de barbear fina e descartável. Faz também anos hoje que nascia David Wilkinson em 1771 nos Estados Unidos. Ete engenheiro mecanico é responsável pela invenção do torno para fazer roscas de parafuso. Este invento foi particularmente importante no desenvolvimento da industria da maquinaria no inicio do século 19.

Nesta primeira semana de 2017, começou a CES 2017 em Las Vegas, e dela chegam novidades do Faraday Future. Este veículo eléctrico não teve a melhor estreia – não o conseguiram ligar, ainda assim poderá ser um concorrente interessante à Tesla. Foi identificado um novo orgão no corpoo humano – o mesentério. Graças ao trabalho de J. Calvin Coffey, um investigador da universidade do hospital de Limerick, na Irlanda, e ao fim de um estudo que durou mais de seis anos, cientistas acreditam agora que a estrutura é, na verdade, um órgão único e contínuo. Este órgão, que só agora é reconhecido, é uma dupla prega do peritoneu, que liga o intestino à parede do abdómen. Tem uma forma de leque, contém vasos sanguíneos, nervos e gânglios linfáticos. O Inkscape 0.92 foi finalmente lançado. Esta versão deste software open source trás novidades ao nivel do suporte SVG2 e CSS3 entre outras. O HDMI forum anunciou a versão 2.1 da especificação HDMI. Esta nova versão suporta HDR dinâmico, suporte para 8K a 60Hz e 4K a 120Hz, aumento da largura de banda para 48Gbps, entre outras.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentado também um livro sobre Azure para programadores.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.