Newsletter Nº87

Newsletter Nº87
Newsletter Nº87

Esta é a última newsletter de 2016. Pelas newsletters deste ano passaram cerca de 2000 projectos de maker, 170 modelos 3D muitos deles paramétricos, cerca de 220 livros e revistas de distribuição livre, 600 notícias e artigos sobre ciência e tecnologia, trouxemos a informação que entendemos ser pertinente para a audiência desta newsletter que se traduz num índice do que melhor a Internet nos dá.

Hoje comemora-se o nascimento de Charles Goodyear. Este químico autodidacta, nasceu em Connecticut nos Estados Unidos, e ficou conhecido por ter inventado o processo de vulcanização da borracha. A descoberta foi acidental depois de cinco anos de tentativas falhadas a tentar tornar a borracha mais resistente. Comemora-se também o nascimento de Alexander Parkes. É atribuído a este inventor Inglês a primeira forma de plástico feita pelo homem – a Parkesina. Por fim, comemora-se também o nascimento no dia de hoje de Thomas Joannes Stieltjes. Este matemático Holandês nascido em Zwolle, ficou conhecido pela integral de Riemann–Stieltjes.

Nesta semana ficámos a saber que o ano de 2016 irá ter mais um segundo. Devido à Terra estar a abrandar terá que ser feito este acerto. É um fenómeno que iremos observar a cada 18 meses. A precisão dos relógios atómicos que se encontram nos diversos dispositivos , alguns deles em órbita, associada com o atraso da Terra obriga a estes acertos. Ficámos também a saber que diversas companhias mineiras estão a utilizar robôs para recolher o minério e para o transportar reduzindo a mão de-obra humana.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. São apresentados também 6 livros sobre os temas de introdução à programação assembly em processadores MIPS, introdução aos sistemas embebidos, a engenharia de sistemas embebidos confiáveis, inovação aberta, Desenho, modelagem e simulação de sistemas usando Ptolomeu II e por fim Estrutura e Interpretação de Sinais e Sistemas.

Sendo a última newsletter do ano não posso deixar de expressar os meus votos de um excelente 2017 para todos.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.