Newsletter Nº86

Newsletter Nº86
Newsletter Nº86

Faz hoje anos que nascia em 1799 Nicholas Callan. Este irlandês é responsável pela invenção da bobine de indução. Foi uma daquelas circunstâncias em que a necessidade faz o engenho. Callan precisava de gerar um nível de electricidade mais elevado do que o existente e em 1834 começou a trabalhar nesta ideia que concluiria em 1836 dando origem à primeira bobine de indução. Também faz anos que nasceu Srinivasa Ramanujan. Este matemático indiano nasceu em 1887 e apesar não ter muita prática com a matemática pura deu contributos bastante significativos nas áreas da analise matemática, teoria de números, séries infinitas e fracções sucessivas. A ele são atribuídas a conjectura de Ramanujan, o primo de Ramanujan, entre outros. Ficou conhecido pelo que disse a GH Hardy quando este fez uma afirmação de que o numero 1729 era chato. E Ramanujan contrapôs indicando que era exactamente o contrário e esse numero possuía propriedades extraordinárias como ser o menor numero expressável pela soma de dois cubos com números inteiros diferentes ( 1729 = 1^3 + 12^3 = 9^3 + 10^3 ). Devido a este episódio e em homenagem a este matemático, cuja carreira foi curta mas brilhante, uma série de desenhos animados – Futurama apresenta o numero 1729 dissimulado em diversos locais.

Nesta semana ficámos a saber que a DPDgroup subsidiaria da La Poste, após dois anos de testes conseguiu obter uma licença para entregar, com o recurso a drones, encomendas num raio de 15 KMs, em França. A Raspberry Pi Foundation disponibilizou a sua conhecida distribuição Raspbian/PIXEL para o ambiente x86. Isto irá permitir que quem não tenha um Raspberry PI mas ainda assim queira testar como é o seu interface o possa fazer num qualquer PC. Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, apresentou esta semana o projecto pessoal que abraçou durante este ano, que baptizou de “Jarvis”. Este projeto, que visa usar inteligência artificial para controlo de uma habitação, permitiu avaliar o estado atual da inteligência artificial para uma utilização deste tipo.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. Saiu a MagPI Nº 53 de Janeiro de 2017.

Estando na época natalícia resta-me desejar a todos em meu nome e em nome do altLab votos de um excelente Natal com muitas prendas no sapatinho.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.