Newsletter Nº86

Newsletter Nº86
News­let­ter Nº86

Faz hoje anos que nas­cia em 1799 Nicho­las Cal­lan. Este irlan­dês é res­pon­sá­vel pela inven­ção da bobi­ne de indu­ção. Foi uma daque­las cir­cuns­tân­ci­as em que a neces­si­da­de faz o enge­nho. Cal­lan pre­ci­sa­va de gerar um nível de elec­tri­ci­da­de mais ele­va­do do que o exis­ten­te e em 1834 come­çou a tra­ba­lhar nes­ta ideia que con­clui­ria em 1836 dan­do ori­gem à pri­mei­ra bobi­ne de indu­ção. Tam­bém faz anos que nas­ceu Sri­ni­va­sa Rama­nu­jan. Este mate­má­ti­co indi­a­no nas­ceu em 1887 e ape­sar não ter mui­ta prá­ti­ca com a mate­má­ti­ca pura deu con­tri­bu­tos bas­tan­te sig­ni­fi­ca­ti­vos nas áre­as da ana­li­se mate­má­ti­ca, teo­ria de núme­ros, séri­es infi­ni­tas e frac­ções suces­si­vas. A ele são atri­buí­das a con­jec­tu­ra de Rama­nu­jan, o pri­mo de Rama­nu­jan, entre outros. Ficou conhe­ci­do pelo que dis­se a GH Hardy quan­do este fez uma afir­ma­ção de que o nume­ro 1729 era cha­to. E Rama­nu­jan con­trapôs indi­can­do que era exac­ta­men­te o con­trá­rio e esse nume­ro pos­suía pro­pri­e­da­des extra­or­di­ná­ri­as como ser o menor nume­ro expres­sá­vel pela soma de dois cubos com núme­ros intei­ros dife­ren­tes ( 1729 = 1^3 + 12^3 = 9^3 + 10^3 ). Devi­do a este epi­só­dio e em home­na­gem a este mate­má­ti­co, cuja car­rei­ra foi cur­ta mas bri­lhan­te, uma série de dese­nhos ani­ma­dos — Futu­ra­ma apre­sen­ta o nume­ro 1729 dis­si­mu­la­do em diver­sos locais.

Nes­ta sema­na ficá­mos a saber que a DPD­group sub­si­di­a­ria da La Pos­te, após dois anos de tes­tes con­se­guiu obter uma licen­ça para entre­gar, com o recur­so a dro­nes, enco­men­das num raio de 15 KMs, em Fran­ça. A Rasp­ber­ry Pi Foun­da­ti­on dis­po­ni­bi­li­zou a sua conhe­ci­da dis­tri­bui­ção Raspbian/PIXEL para o ambi­en­te x86. Isto irá per­mi­tir que quem não tenha um Rasp­ber­ry PI mas ain­da assim quei­ra tes­tar como é o seu inter­fa­ce o pos­sa fazer num qual­quer PC. Mark Zuc­ker­berg, o cri­a­dor do Face­bo­ok, apre­sen­tou esta sema­na o pro­jec­to pes­so­al que abra­çou duran­te este ano, que bap­ti­zou de “Jar­vis”. Este pro­je­to, que visa usar inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al para con­tro­lo de uma habi­ta­ção, per­mi­tiu ava­li­ar o esta­do atu­al da inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al para uma uti­li­za­ção des­te tipo.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. Saiu a Mag­PI Nº 53 de Janei­ro de 2017.

Estan­do na épo­ca nata­lí­cia res­ta-me dese­jar a todos em meu nome e em nome do altLab votos de um exce­len­te Natal com mui­tas pren­das no sapatinho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.