Newsletter Nº85

Newsletter Nº85
News­let­ter Nº85

Faz hoje anos que nas­cia em Paris em 1852 Hen­ri Bec­que­rel. Este físi­co fran­cês foi a pri­mei­ra pes­soa a encon­trar evi­dên­ci­as da radi­o­ac­ti­vi­da­de. A uni­da­de que mede a radi­o­ac­ti­vi­da­de tem o seu nome. Foi-lhe atri­buí­do o pré­mio Nobel no cam­po da físi­ca em con­jun­to com os Curie em 1903. A des­co­ber­ta de Bec­que­rel da radi­o­ac­ti­vi­da­de espon­tâ­nea é um exem­plo famo­so de seren­di­pi­da­de, de como o aca­so favo­re­ce a men­te pre­pa­ra­da. Em Côte-d’Or, a 1832 nas­cia Gus­ta­ve Eif­fel. Este enge­nhei­ro Fran­cês ficou mun­di­al­men­te conhe­ci­do pela Tor­re que ergueu para a expo­si­ção mun­di­al de 1889 em Paris e pela sua con­tri­bui­ção para a Está­tua da Liber­da­de em Nova Ior­que. Ficou conhe­ci­do em Por­tu­gal pela pon­te D. Maria Pia que atra­ves­sa o Dou­ro, no Por­to, e pelo ele­va­dor de San­ta Jus­ta em Lisboa.

Nes­ta sema­na a Goo­gle apre­sen­tou a sua pla­ta­for­ma IoT desig­na­da por “Android of Things” e “Wea­ve”. Esta é já supor­ta­da nas seguin­tes pla­cas: Intel Edi­son, NXP Pico, e Rasp­ber­ry Pi 3. A TSMC (Taiwan Semi­con­duc­tor Manu­fac­tu­ring) está a cons­truir uma fábri­ca para a pro­du­ção de chips de 5 e 3 nanó­me­tros. A Ama­zon fez, esta sema­na, a pri­mei­ra entre­ga por Dro­ne. Tra­tou-se de uma entre­ga numa área rural em Ingla­ter­ra que mar­ca o ini­cio des­te tipo de ope­ra­ções. Ficou hoje ope­ra­ci­o­nal a rede de saté­li­tes que ser­ve a rede Gali­leo. Esta rede é a ver­são euro­peia da rede GPS. Nos pró­xi­mos tem­pos a rede será ain­da melho­ra­da com mais saté­li­tes que irão aumen­tar a sua efi­ci­ên­cia e dis­po­ni­bi­li­da­de. Deve­re­mos ver em bre­ve os equi­pa­men­tos móveis a supor­tar os sinais des­ta rede.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. Saí­ram as revis­tas His­pa­brick Nº26, a New­se­lec­tro­nic de 13 de Dezem­bro e a Micro­So­lu­ti­ons dos meses Novem­bro e Dezembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.