Newsletter Nº85

Newsletter Nº85
Newsletter Nº85

Faz hoje anos que nascia em Paris em 1852 Henri Becquerel. Este físico francês foi a primeira pessoa a encontrar evidências da radioactividade. A unidade que mede a radioactividade tem o seu nome. Foi-lhe atribuído o prémio Nobel no campo da física em conjunto com os Curie em 1903. A descoberta de Becquerel da radioactividade espontânea é um exemplo famoso de serendipidade, de como o acaso favorece a mente preparada. Em Côte-d’Or, a 1832 nascia Gustave Eiffel. Este engenheiro Francês ficou mundialmente conhecido pela Torre que ergueu para a exposição mundial de 1889 em Paris e pela sua contribuição para a Estátua da Liberdade em Nova Iorque. Ficou conhecido em Portugal pela ponte D. Maria Pia que atravessa o Douro, no Porto, e pelo elevador de Santa Justa em Lisboa.

Nesta semana a Google apresentou a sua plataforma IoT designada por “Android of Things” e “Weave”. Esta é já suportada nas seguintes placas: Intel Edison, NXP Pico, e Raspberry Pi 3. A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing) está a construir uma fábrica para a produção de chips de 5 e 3 nanómetros. A Amazon fez, esta semana, a primeira entrega por Drone. Tratou-se de uma entrega numa área rural em Inglaterra que marca o inicio deste tipo de operações. Ficou hoje operacional a rede de satélites que serve a rede Galileo. Esta rede é a versão europeia da rede GPS. Nos próximos tempos a rede será ainda melhorada com mais satélites que irão aumentar a sua eficiência e disponibilidade. Deveremos ver em breve os equipamentos móveis a suportar os sinais desta rede.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. Saíram as revistas Hispabrick Nº26, a Newselectronic de 13 de Dezembro e a MicroSolutions dos meses Novembro e Dezembro.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.