Newsletter Nº280

Newsletter Nº280
News­let­ter Nº280

Faz hoje anos que nas­cia, em 1775, o quí­mi­co e médi­co inglês John Kidd. Ele con­se­guiu obter o naf­ta­le­no em 1819, nome que ele cunhou. Foi o pri­mei­ro de mui­tos pro­du­tos quí­mi­cos orgâ­ni­cos úteis deri­va­dos do alca­trão de car­vão, o líqui­do pre­to espes­so resul­tan­te do aque­ci­men­to do car­vão para pro­du­zir coque e gás.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1839, o mate­má­ti­co, lógi­co e filó­so­fo ame­ri­ca­no Char­les San­ders Peir­ce. Ele des­ta­cou-se pelo seu tra­ba­lho sobre a lógi­ca das rela­ções e sobre o prag­ma­tis­mo como méto­do de pes­qui­sa. Ele foi o pri­mei­ro psi­có­lo­go expe­ri­men­tal moder­no nas Amé­ri­cas, o pri­mei­ro metro­lo­gis­ta a usar um com­pri­men­to de onda de luz como uni­da­de de medi­da, o inven­tor da pro­jec­ção quin­cun­ci­al da esfe­ra, o pri­mei­ro cri­a­dor conhe­ci­do do pro­jec­to e teo­ria de um com­pu­ta­dor de cir­cui­to de comu­ta­ção eléc­tri­co e o fun­da­dor da “eco­no­mia da pes­qui­sa”. Ele é o úni­co filó­so­fo cons­tru­tor de sis­te­mas nas Amé­ri­cas que foi com­pe­ten­te e pro­du­ti­vo em lógi­ca, mate­má­ti­ca e numa ampla gama de ciên­ci­as. Ele era filho do mate­má­ti­co de Har­vard Ben­ja­min Peirce.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1857, o astró­no­mo ame­ri­ca­no James Edward Kee­ler. Ele con­fir­mou a teo­ria de Maxwell de que os anéis de Satur­no não eram sóli­dos (exi­gin­do rota­ção uni­for­me), mas com­pos­tos de par­tí­cu­las meteó­ri­cas (com velo­ci­da­de de rota­ção dada pela 3ª lei de Kepler). O seu espec­tro-gra­ma de 9 de Abril de 1895 dos anéis de Satur­no mos­trou o des­lo­ca­men­to Dop­pler indi­can­do a vari­a­ção da velo­ci­da­de radi­al ao lon­go da fen­da. Aos 21 anos, ele obser­vou o eclip­se solar de Julho de 1878, com a expe­di­ção do Obser­va­tó­rio Naval ao Colorado.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1892, o físi­co ame­ri­ca­no Arthur Comp­ton. Ele foi um dos ven­ce­do­res com C.T.R. Wil­son da Ingla­ter­ra, do Pré­mio Nobel de Físi­ca (1927) pela sua des­co­ber­ta e expli­ca­ção da mudan­ça no com­pri­men­to de onda dos rai­os X quan­do eles coli­dem com elec­trões em metais. Este efei­to cha­ma­do de efei­to Comp­ton é cau­sa­do pela trans­fe­rên­cia de ener­gia de um fotão para um úni­co elec­trão, então um quan­tum de radi­a­ção é re-emi­ti­do numa direc­ção defi­ni­da pelo elec­trão, que ao fazer isso deve recu­ar numa direc­ção for­man­do um ângu­lo com o da radi­a­ção incidente.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1898, o enge­nhei­ro quí­mi­co ame­ri­ca­no Wal­do Semon. Ele inven­tou o PVC plas­ti­fi­ca­do (vinil). Em 1926, ele des­co­briu como con­ver­ter clo­re­to de poli­vi­ni­la de uma subs­tân­cia dura e impra­ti­cá­vel numa fle­xí­vel. Ago­ra é usa­do em cen­te­nas de pro­du­tos, como ladri­lhos, man­guei­ras de jar­dim, imi­ta­ções de cou­ro, cor­ti­nas de casa de banho e reves­ti­men­tos. É pro­du­zi­do em quan­ti­da­des mai­o­res do que qual­quer outro plás­ti­co, com excep­ção do poli­e­ti­le­no. Semon tam­bém fez con­tri­bui­ções pio­nei­ras na ciên­cia dos polí­me­ros, incluin­do novos anti-oxi­dan­tes da bor­ra­cha. A sua lide­ran­ça téc­ni­ca levou à des­co­ber­ta de três novas famí­li­as de polí­me­ros impor­tan­tes: poliu­re­ta­no ter­mo­plás­ti­co, bor­ra­cha “natu­ral” sin­té­ti­ca e bor­ra­chas sin­té­ti­cas resis­ten­tes a óleo.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1948, o arqui­tec­to de soft­ware hun­ga­ro-ame­ri­ca­no Char­les Simonyi. Ele é res­pon­sá­vel pela cri­a­ção da nota­ção hún­ga­ra que é uma con­ven­ção de nomen­cla­tu­ra de iden­ti­fi­ca­dor em pro­gra­ma­ção de com­pu­ta­do­res, na qual o nome de uma variá­vel ou fun­ção indi­ca sua inten­ção ou clas­se e, em alguns dia­lec­tos, o seu tipo. Ele tam­bém é res­pon­sá­vel pela cri­a­ção do para­dig­ma da pro­gra­ma­ção inten­ci­o­nal. Este para­dig­ma codi­fi­ca no códi­go-fon­te do soft­ware a inten­ção pre­ci­sa que os pro­gra­ma­do­res (ou uti­li­za­do­res) têm em men­te ao con­ce­ber o seu tra­ba­lho. Usan­do o nível apro­pri­a­do de abs­trac­ção no qual o pro­gra­ma­dor está a pen­sar, a cri­a­ção e manu­ten­ção de pro­gra­mas de com­pu­ta­dor tor­na-se mais fácil. Sepa­ran­do as pre­o­cu­pa­ções com as inten­ções e como elas estão a ser ope­ra­das, o soft­ware tor­na-se mais modu­lar e per­mi­te códi­gos de soft­ware mais reutilizáveis.

Em 2008 era liga­do pela pri­mei­ra vez o LHC — Lar­ge Hadron Col­li­der. Depois de uma cons­tru­ção que durou a vol­ta de 10 anos foi liga­do e o pri­mei­ro fei­xe cir­cu­lou atra­vés do col­li­der na manhã de 10 de Setem­bro. O CERN dis­pa­rou com suces­so os pro­tões a vol­ta do túnel em está­gi­os, três qui­ló­me­tros de cada vez. As par­tí­cu­las foram dis­pa­ra­das no sen­ti­do horá­rio no ace­le­ra­dor e con­tor­na­das com suces­so às 10:28, horá­rio local. O LHC com­ple­tou com suces­so seu prin­ci­pal tes­te: depois de uma série de tes­tes, dois pon­tos bran­cos bri­lha­ram no ecrã do com­pu­ta­dor, mos­tran­do que os pro­tões per­cor­re­ram todo o com­pri­men­to do col­li­der. Demo­rou menos de uma hora para gui­ar o flu­xo de par­tí­cu­las em tor­no do seu cir­cui­to inau­gu­ral. De segui­da, o CERN envi­ou com suces­so um fei­xe de pro­tões no sen­ti­do con­trá­rio aos pon­tei­ros do reló­gio, demo­ran­do um pou­co mais de uma hora e meia devi­do a um pro­ble­ma com a cri­o­ge­nia, com o cir­cui­to com­ple­to a ser con­cluí­do às 14h59.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta newe­lec­tro­nics de 8 de Setembro.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.