Newsletter Nº268

Newsletter Nº268
News­let­ter Nº268

Faz hoje anos que nas­cia, em 1799 o astró­no­mo inglês Wil­li­am Las­sell. Ele cons­truiu seu pró­prio teles­có­pio de 24″ de diâ­me­tro e cri­ou equi­pa­men­tos movi­dos a vapor para polir o espe­lho de metal de espe­cu­lo. Este teles­có­pio foi o pri­mei­ro do seu tama­nho a ser mon­ta­do “equi­ta­ti­va­men­te” para faci­li­tar a obser­va­ção das estre­las. Ele des­co­briu Tri­ton, uma lua de Nep­tu­no, e Ari­el e Umbri­el, saté­li­tes de Úra­no. Mais tar­de, Las­sell cons­truiu um teles­có­pio de 48″ de diâ­me­tro com o mes­mo design e transportou‑o para Mal­ta para obser­va­ções com céu mais claro.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1918 o quí­mi­co ame­ri­ca­no Jero­me Kar­le. Ele par­ti­lhou o pré­mio Nobel de quí­mi­ca em 1985 (com Her­bert A. Haupt­man) pelas “suas rea­li­za­ções notá­veis no desen­vol­vi­men­to de méto­dos direc­tos para a deter­mi­na­ção de estru­tu­ras cris­ta­li­nas”. O seu tra­ba­lho pos­si­bi­li­tou a deter­mi­na­ção de estru­tu­ras de cris­tal 3D, como molé­cu­las de hor­mó­ni­os, vita­mi­nas e anti­bió­ti­cos. Ele come­çou a sua car­rei­ra com um bre­ve perío­do em Chi­ca­go, no iní­cio da déca­da de 1940, a tra­ba­lhar para o Pro­jec­to Manhat­tan, desen­vol­ven­do a bom­ba ató­mi­ca, e então jun­tou-se à equi­pa do Labo­ra­tó­rio de Pes­qui­sa Naval em 1946. Ele tor­nou-se o cien­tis­ta che­fe do Labo­ra­tó­rio de Estru­tu­ra da Maté­ria. em 1968.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1926 o astró­no­mo ame­ri­ca­no Allan San­da­ge. Jun­ta­men­te com Tho­mas A. Matthews des­co­briu, em 1960, a pri­mei­ra iden­ti­fi­ca­ção ópti­ca de uma fon­te de rádio qua­se-este­lar (qua­sar), um objec­to seme­lhan­te a uma estre­la que é um for­te emis­sor de ondas de rádio. Embo­ra fos­se uma fon­te estra­nha de emis­são de rádio, sob luz visí­vel, pare­cia uma estre­la fra­ca. No entan­to, este objec­to emi­tia ondas de rádio e radi­a­ção ultra­vi­o­le­ta mais inten­sas do que uma estre­la típica.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, em 1932, o quí­mi­co ame­ri­ca­no Dudley R. Hers­ch­ba­ch. Ele foi pio­nei­ro no uso de fei­xes mole­cu­la­res para elu­ci­dar os pro­ces­sos de reac­ções quí­mi­cas. Este estu­do da dinâ­mi­ca da reac­ção deta­lha a sequên­cia de even­tos e esta­dos de ener­gia dos áto­mos e molé­cu­las. Pelos seus tra­ba­lhos rece­beu o Pré­mio Nobel da quí­mi­ca em 1986 (Jun­ta­men­te com Yuan T. Lee e John C. Polanyi).

Nes­ta sema­na que pas­sou foi lan­ça­da a ver­são 1.8.13 do Ardui­no IDE. De entre as inú­me­ras cor­rec­ções de erros, esta ver­são intro­duz uma melho­ria sig­ni­fi­ca­ti­va na orga­ni­za­ção do menu de pla­cas lis­ta­das no Menu “Tools”.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.