Newsletter Nº267

Newsletter Nº267
News­let­ter Nº267

Faz hoje anos que nas­cia, em 1842 o quí­mi­co, enge­nhei­ro e inven­tor ale­mão Carl von Lin­de. Foi ele que inven­tou a refri­ge­ra­ção mecâ­ni­ca. O seu pri­mei­ro equi­pa­men­to de refri­ge­ra­ção foi tes­ta­do numa cer­ve­ja­ria de Muni­que. Fabri­car cer­ve­ja de boa qua­li­da­de reque­ria tem­pe­ra­tu­ras bai­xas, limi­tan­do a fabri­ca­ção ao inver­no ou em porões pro­fun­dos com o uso de gran­des quan­ti­da­des de gelo em blo­co. Com a inven­ção da refri­ge­ra­ção por Lin­de, a fabri­ca­ção de cer­ve­ja tor­nou-se sazo­nal­men­te inde­pen­den­te. Lin­de tam­bém inven­tou um pro­ces­so con­tí­nuo de lique­fa­ção de gases em gran­des quan­ti­da­des, o que pro­por­ci­o­nou ímpe­to e mei­os para a rea­li­za­ção de pes­qui­sas cien­tí­fi­cas a bai­xas tem­pe­ra­tu­ras e vácuo mui­to alto.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1967, o físi­co fran­cês Char­les Fabry. Ele era espe­ci­a­li­za­do em ópti­ca, desen­vol­ven­do méto­dos para a medi­ção pre­ci­sa dos efei­tos de inter­fe­rên­cia. Ele tra­ba­lhou com Alfred Pérot, duran­te 1896–1906, no dese­nho e uso de um dis­po­si­ti­vo conhe­ci­do como inter­fe­ro­me­tro Fabry-Pérot, espe­ci­fi­ca­men­te para espec­tros­co­pia de alta reso­lu­ção, com­pos­to por duas pla­cas de vidro fina­men­te pra­te­a­das colo­ca­das em para­le­lo, pro­du­zin­do inter­fe­rên­cia devi­do a múl­ti­plas refle­xões. Em 1913, Fabry demons­trou que o ozó­nio é abun­dan­te na atmos­fe­ra supe­ri­or e é res­pon­sá­vel por fil­trar a radi­a­ção ultra­vi­o­le­ta do Sol, pro­te­gen­do a vida na super­fí­cie da Ter­ra da mai­o­ria de seus efei­tos nocivos.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1910, o oce­a­nó­gra­fo, bió­lo­go mari­nho e explo­ra­dor oceâ­ni­co Jac­ques Cous­te­au. Ele ficou conhe­ci­do pelas suas exten­sas inves­ti­ga­ções nos oce­a­nos. Foi co-inven­tor do aqua­lung que tor­nou pos­sí­vel o mer­gu­lho autó­no­mo (1943). Cous­te­au desen­vol­veu a série Conshelf de habi­tats tri­pu­la­dos, o Diving Sau­cer, um pro­ces­so de tele­vi­são subaquá­ti­ca e vári­as outras pla­ta­for­mas e ins­tru­men­tos espe­ci­a­li­za­dos da ciên­cia do oce­a­no. Em 1945, ele fun­dou o Gru­po de Pes­qui­sa Sub­ma­ri­na da Mari­nha Fran­ce­sa. Ele modi­fi­cou um caça-minas de madei­ra da Segun­da Guer­ra Mun­di­al no navio de pes­qui­sa Calyp­so, em 1950. Veri­fi­cou-se que uma cúpu­la de obser­va­ção adi­ci­o­na­da ao pé do arco de Calyp­so aumen­ta­va a esta­bi­li­da­de, a velo­ci­da­de e a efi­ci­ên­cia de com­bus­tí­vel do navio.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1937, o Mate­má­ti­co ame­ri­ca­no David Mum­ford. Ele rece­beu a Meda­lha Fields em 1974 pelo seu tra­ba­lho em geo­me­tria algé­bri­ca. Nos anos 80, ele vol­tou-se para a mate­má­ti­ca apli­ca­da com a per­gun­ta “Exis­te uma abor­da­gem mate­má­ti­ca para enten­der o pen­sa­men­to e o cére­bro?” Isso faz par­te da “Teo­ria dos Padrões”, apre­sen­ta­da por Ulf Gre­nan­der nos anos 70, para for­ne­cer um cená­rio teó­ri­co para um gran­de núme­ro de idei­as, téc­ni­cas e resul­ta­dos rela­ci­o­na­dos a cam­pos como visão com­pu­ta­ci­o­nal, reco­nhe­ci­men­to de fala, pro­ces­sa­men­to de ima­gem e sinal acús­ti­co, padrão reco­nhe­ci­men­to e seu lado esta­tís­ti­co, redes neu­ro­nais e par­tes da inte­li­gên­cia artificial.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1945, o enge­nhei­ro e inven­tor fran­cês Roland More­no. Ficou conhe­ci­do por ter inven­ta­do o smart card usa­do por ban­cos, super­mer­ca­dos, pos­tos de gaso­li­na, car­tões SIM de tele­fo­nes celu­la­res, cabi­nes tele­fó­ni­cas públi­cas, docu­men­tos de iden­ti­da­de e car­tas de condução.

Nes­ta sema­na que pas­sou foi anun­ci­a­da a nova PS5. A nova con­so­la da Sony virá ini­ci­al­men­te em bran­co, com por­me­no­res pre­tos e azul, e vai ter duas ver­sões: uma com supor­te para for­ma­to físi­co Ultra HD Blu-ray e outra para for­ma­to digital.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. É apre­sen­ta­da a revis­ta new­se­lec­tro­nics de 9 de Junho.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.