Newsletter Nº265

Newsletter Nº265
News­let­ter Nº265

Faz hoje anos que nas­cia, em 1895, o astró­no­mo ale­mão Rudolph Min­kows­ki. Ele estu­dou espec­tros, dis­tri­bui­ções e movi­men­tos de nebu­lo­sas pla­ne­tá­ri­as e mais que dupli­cou o núme­ro conhe­ci­do. Ele inves­ti­gou novas e super-novas e seus rema­nes­cen­tes, espe­ci­al­men­te a físi­ca e a expan­são da Nebu­lo­sa de Cân­cer (um rema­nes­cen­te pul­sar). Com Wal­ter Baa­de, Min­kows­ki divi­diu as super-novas nos tipos I e II com base nas carac­te­rís­ti­cas espec­trais e iden­ti­fi­ca­ram con­tra-par­tes ópti­cas de mui­tas das pri­mei­ras fon­tes de rádio, incluin­do Cyg­nus A, Vir­go A (M87), Per­seus A (NGC 1275) e Cen­tau­rus A (NGC 5128). Pou­co antes de se refor­mar, ele encon­trou o que foi duran­te anos o mai­or des­vio para o ver­me­lho conhe­ci­do numa galá­xia. Ele foi pre­mi­a­do com a Meda­lha Bru­ce em 1961 por ser­vi­ços dis­tin­tos à astronomia.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1911, o físi­co ame­ri­ca­no Alfred O. C. Nier. Ele refi­nou o pro­ces­so espec­tro­mé­tri­co de mas­sa para dis­tin­guir isó­to­pos. Em 1934, com Lyman T. Aldri­ch, ele apli­cou o decai­men­to do potás­sio-40 ao árgon-40 para medir a ida­de dos mate­ri­ais geo­ló­gi­cos. Ele des­co­briu (1936–38) uma série de novos isó­to­pos de tão bai­xa abun­dân­cia que não tinham sido detec­ta­dos ante­ri­or­men­te, incluin­do S36, Ca46, Ca48 e Os186. Nier mos­trou como a pro­por­ção de isó­to­pos radi­o­ac­ti­vos de urâ­nio e seus pro­du­tos de decom­po­si­ção era um segun­do méto­do para esti­mar a ida­de das rochas. Duran­te a Segun­da Guer­ra Mun­di­al, com outros, ele mos­trou (1940) que o urâ­nio-235 mais raro sofre fis­são, o que não é comum no U‑238.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1917, o inven­tor e escri­tor ame­ri­ca­no Edgar Vill­chur. Ele ficou conhe­ci­do pela sua inven­ção em 1954 do alti­fa­lan­te de sus­pen­são acús­ti­ca que revo­lu­ci­o­nou o cam­po de equi­pa­men­tos de alta fidelidade.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1930, o astró­no­mo ame­ri­ca­no Frank Dra­ke. Ele for­mu­lou a Equa­ção com o seu nome para esti­mar o núme­ro de civi­li­za­ções tec­no­ló­gi­cas que podem exis­tir na galá­xia Via Lác­tea, N = R * × fp × ne × fl × fi × fc × L. Usan­do supo­si­ções plau­sí­veis para os parâ­me­tros, Dra­ke con­cluiu que tal­vez 10 pla­ne­tas na nos­sa galá­xia pos­sam ter sinais detec­tá­veis ori­gi­ná­ri­os da vida. Em 1960, Dra­ke lide­rou a pri­mei­ra pes­qui­sa, o Pro­jec­to Ozma, de dois meses, para escu­tar padrões em ondas de rádio com um padrão com­ple­xo e orde­na­do, que se supõe repre­sen­tar men­sa­gens de algu­ma inte­li­gên­cia extra­ter­res­tre. Carl Sagan e Dra­ke pro­jec­ta­ram as pla­cas do Pio­ne­er 10 e Pio­ne­er 11 com o objec­ti­vo de cum­pri­men­tar e infor­mar qual­quer vida extra­ter­res­tre que pudes­se encon­trar os vasos depois que eles dei­xas­sem o sis­te­ma solar. Foi tam­bém fun­da­dor da ini­ci­a­ti­va SETI (sear­ch for extra­ter­res­tri­al intelligence).

Nes­ta sema­na que pas­sou a fun­da­ção Rasp­ber­ry Pi anun­ci­ou uma nova ver­são da sua pla­ca Rasp­ber­ry Pi 4. Ten­do o Rasp­ber­ry Pi 4 qua­se um ano e ten­do ven­das de cer­ta de 3 milhões de uni­da­des ven­di­das foi apre­sen­ta­da mais uma vari­an­te des­te mode­lo — uma pla­ca Rasp­ber­ry Pi 4 com 8GB de memó­ria. Isto foi pos­sí­vel, por­que o chip usa­do no Rasp­ber­ry Pi 4 per­mi­te ende­re­çar até 16GB de memó­ria. Para com­por­tar o neces­sá­rio aumen­to de con­su­mo ener­gé­ti­co foram tam­bém fei­tas alte­ra­ções no sis­te­ma de ali­men­ta­ção da placa.

Tam­bém nes­ta que pas­sou, abor­tou a ten­ta­ti­va de lan­çar pela pri­mei­ra vez para o espa­ço astro­nau­tas den­tro dum vei­cu­lo espa­ci­al cons­truí­do pela Spa­ceX. O Crew Dra­gon deve­ria ter sido lan­ça­do com os astro­nau­tas Bob Behn­ken e Doug Hur­ley esta quar­ta-fei­ra com des­ti­no à esta­ção espa­ci­al Inter­na­ci­o­nal mas as con­di­ções mete­o­ro­ló­gi­cas adver­sas impe­di­ram o lan­ça­men­to. Vai ser fei­to uma nova ten­ta­ti­va já nes­te sába­do 30 de Maio as 15:22 EST.

Por fim, nes­ta sema­na que pas­sou a ten­ta­ti­va de lan­ça­men­to do fogue­tão Laun­che­rO­ne da Vir­gin Orbit, a par­tir de um avião, falhou. Após o fogue­tão ter sido lar­ga­do do Boeing 747 — “Cos­mic Girl” — não seguiu com o pla­no de voo e aca­bou por cair. O fogue­tão deve­ria cair por alguns segun­dos antes que o pri­mei­ro de seus dois está­gi­os se infla­mas­se e o impul­si­o­nas­se pela cos­ta em direc­ção ao pólo sul para a inser­ção de sua car­ga de demons­tra­ção numa órbi­ta bai­xa da Terra.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos assim como pro­je­tos de maker. São apre­sen­ta­das as revis­tas Mag­PI Nº 94 de Junho e new­se­lec­tro­nics de 26 de Maio.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.