Newsletter Nº158

Newsletter Nº158
News­let­ter Nº158

Faz hoje anos que nas­cia, em 1788, Augus­tin-Jean Fres­nel. Este físi­co fran­cês foi o pri­mei­ro a inves­ti­gar o efei­to da inter­fe­rên­cia da luz, com resul­ta­dos conhe­ci­dos como fran­jas de Fres­nel. Este tra­ba­lho deci­si­vo, jun­ta­men­te com outras expe­ri­ên­ci­as com luz pola­ri­za­da, apoi­ou a teo­ria da luz de Tho­mas Young. Fres­nel avan­çou a teo­ria das ondas iden­ti­fi­can­do a luz como ondas trans­ver­sais em vez das ondas lon­gi­tu­di­nais ante­ri­or­men­te assu­mi­das por Young e Chris­ti­a­an Huy­gens. O seu tra­ba­lho pio­nei­ro em ópti­ca incluiu mos­trar que a luz bran­ca é com­pos­ta por um espec­tro de inú­me­ros com­pri­men­tos de onda que vari­am do ver­me­lho ao mais cur­to com­pri­men­to de onde vio­le­ta. Ele tam­bém melho­rou o sis­te­ma ópti­co de faróis de sina­li­za­ção marí­ti­ma subs­ti­tuin­do reflec­to­res de metal por len­tes revo­lu­ci­o­ná­ri­as. Estas len­tes foram pos­te­ri­or­men­te adop­ta­das para faróis de veí­cu­los auto­mó­veis, dis­po­si­ti­vos para ampli­ar ecrans de tele­vi­são, semá­fo­ros, sis­te­mas ópti­cos de ater­ra­gem em aero­por­tos e por­ta-aviões, etc.

Faz tam­bém anos hoje que nas­cia, em 1830, Fran­çois-Marie Raoult. Este quí­mi­co fran­cês for­mu­lou uma lei sobre solu­ções (cha­ma­da lei de Raoult) que per­mi­tiu deter­mi­nar os pesos mole­cu­la­res das subs­tân­ci­as dis­sol­vi­das.

Faz igual­men­te anos hoje que nas­cia, em 1901, John Des­mond Ber­nal. Este físi­co irlan­dês e cris­ta­ló­gra­fo de rai­os-X con­tri­buiu para a cris­ta­lo­gra­fia de rai­os-X para deter­mi­nar as estru­tu­ras ató­mi­cas de com­pos­tos sóli­dos. Depois de se for­mar em Cam­brid­ge, ele come­çou a pes­qui­sar em 1923 na Royal Ins­ti­tu­ti­on, em Lon­dres, para Wil­li­am Henry Bragg, sobre a estru­tu­ra de gra­fi­te. Em 1927, ele vol­tou a Cam­brid­ge como o pri­mei­ro con­fe­ren­cis­ta em cris­ta­lo­gra­fia estru­tu­ral. O alcan­ce da sua pes­qui­sa expan­diu-se em bio­lo­gia mole­cu­lar, a ori­gem da vida e a estru­tu­ra e com­po­si­ção da cros­ta ter­res­tre.

Por fim, faz anos hoje que nas­cia, e m 1903, Oleg Losev. Este cien­tis­ta e inven­tor rus­so fez des­co­ber­tas sig­ni­fi­ca­ti­vas no cam­po de jun­ções semi­con­du­to­res. Embo­ra nun­ca tenha con­se­gui­do con­cluir uma edu­ca­ção for­mal e nun­ca tenha ocu­pa­do um car­go de inves­ti­ga­dor, Losev rea­li­zou algu­mas das pri­mei­ras pes­qui­sas sobre semi­con­du­to­res, publi­can­do 43 arti­gos e rece­ben­do 16 “cer­ti­fi­ca­dos de autor” (a ver­são sovié­ti­ca de paten­tes) para suas des­co­ber­tas. Ele obser­vou a emis­são de luz das jun­ções de con­tac­to pon­to-car­bo­run­dum, o pri­mei­ro dío­do emis­sor de luz (LED), fez a pri­mei­ra pes­qui­sa sobre elas, propôs a pri­mei­ra teo­ria cor­re­ta de como elas fun­ci­o­na­vam e usou-as em apli­ca­ções prá­ti­cas como elec­tro­lu­mi­nes­cên­cia. Ele explo­rou a resis­tên­cia nega­ti­va nas jun­ções semi­con­du­to­res e foi o pri­mei­ro a usá-las na prá­ti­ca para ampli­fi­ca­ção, cons­truin­do os pri­mei­ros ampli­fi­ca­do­res de esta­do sóli­do, osci­la­do­res elec­tró­ni­cos e recep­to­res de rádio super-hete­ró­di­no, 25 anos antes da inven­ção do tran­sís­tor. No entan­to, os seus fei­tos foram negli­gen­ci­a­dos, e des­co­nhe­ci­dos por meio sécu­lo antes de ter sido reco­nhe­ci­do no final do sécu­lo XX e iní­cio do sécu­lo XXI.

Esta sema­na a Goo­gle apre­sen­tou o Android Things que é um sis­te­ma ope­ra­ti­vo que per­mi­te cri­ar e man­ter dis­po­si­ti­vos do Inter­net of Things em gran­de esca­la. Tra­ta-se de uma pla­ta­for­ma robus­ta que faz o tra­ba­lho pesa­do com hard­ware cer­ti­fi­ca­do, Com APIs avan­ça­das de pro­gra­ma­dor e actu­a­li­za­ções segu­ras de soft­ware geri­do usan­do a infra­es­tru­tu­ra de back-end da Goo­gle, para que se pos­sa con­cen­trar na cri­a­ção do pro­du­to. Foi anun­ci­a­do o supor­te para novos Sys­tem-on-Modu­les (SoMs) base­a­dos nas pla­ta­for­mas de hard­ware NXP i.MX8M, Qual­comm SDA212, Qual­comm SDA624 e Medi­a­Tek MT8516. Esses módu­los são cer­ti­fi­ca­dos para uso em pro­du­ção com supor­te de lon­go pra­zo garan­ti­do por três anos, faci­li­tan­do a colo­ca­ção de pro­tó­ti­pos no mer­ca­do.

Nes­ta News­let­ter foi intro­du­zi­da a capa­ci­da­de de ver víde­os asso­ci­a­dos aos arti­gos apre­sen­ta­dos bas­tan­do para tal clic­kar em cima do vídeo. Nes­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como um mode­lo 3D que pode­rá ser útil. São apre­sen­ta­das as revis­tas Hel­lo World e a newe­lec­tro­nics de 8 de Maio 2018.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.