Newsletter Nº87

Newsletter Nº87
News­let­ter Nº87

Esta é a últi­ma news­let­ter de 2016. Pelas news­let­ters des­te ano pas­sa­ram cer­ca de 2000 pro­jec­tos de maker, 170 mode­los 3D mui­tos deles para­mé­tri­cos, cer­ca de 220 livros e revis­tas de dis­tri­bui­ção livre, 600 notí­ci­as e arti­gos sobre ciên­cia e tec­no­lo­gia, trou­xe­mos a infor­ma­ção que enten­de­mos ser per­ti­nen­te para a audi­ên­cia des­ta news­let­ter que se tra­duz num índi­ce do que melhor a Inter­net nos dá.

Hoje come­mo­ra-se o nas­ci­men­to de Char­les Goodye­ar. Este quí­mi­co auto­di­dac­ta, nas­ceu em Con­nec­ti­cut nos Esta­dos Uni­dos, e ficou conhe­ci­do por ter inven­ta­do o pro­ces­so de vul­ca­ni­za­ção da bor­ra­cha. A des­co­ber­ta foi aci­den­tal depois de cin­co anos de ten­ta­ti­vas falha­das a ten­tar tor­nar a bor­ra­cha mais resis­ten­te. Come­mo­ra-se tam­bém o nas­ci­men­to de Ale­xan­der Par­kes. É atri­buí­do a este inven­tor Inglês a pri­mei­ra for­ma de plás­ti­co fei­ta pelo homem — a Par­ke­si­na. Por fim, come­mo­ra-se tam­bém o nas­ci­men­to no dia de hoje de Tho­mas Joan­nes Sti­elt­jes. Este mate­má­ti­co Holan­dês nas­ci­do em Zwol­le, ficou conhe­ci­do pela inte­gral de Riemann–Stieltjes.

Nes­ta sema­na ficá­mos a saber que o ano de 2016 irá ter mais um segun­do. Devi­do à Ter­ra estar a abran­dar terá que ser fei­to este acer­to. É um fenó­me­no que ire­mos obser­var a cada 18 meses. A pre­ci­são dos reló­gi­os ató­mi­cos que se encon­tram nos diver­sos dis­po­si­ti­vos , alguns deles em órbi­ta, asso­ci­a­da com o atra­so da Ter­ra obri­ga a estes acer­tos. Ficá­mos tam­bém a saber que diver­sas com­pa­nhi­as minei­ras estão a uti­li­zar robôs para reco­lher o miné­rio e para o trans­por­tar redu­zin­do a mão de-obra humana.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. São apre­sen­ta­dos tam­bém 6 livros sobre os temas de intro­du­ção à pro­gra­ma­ção assem­bly em pro­ces­sa­do­res MIPS, intro­du­ção aos sis­te­mas embe­bi­dos, a enge­nha­ria de sis­te­mas embe­bi­dos con­fiá­veis, ino­va­ção aber­ta, Dese­nho, mode­la­gem e simu­la­ção de sis­te­mas usan­do Pto­lo­meu II e por fim Estru­tu­ra e Inter­pre­ta­ção de Sinais e Sistemas.

Sen­do a últi­ma news­let­ter do ano não pos­so dei­xar de expres­sar os meus votos de um exce­len­te 2017 para todos.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.