Newsletter Nº371

Newsletter Nº371
News­let­ter Nº371

Faz hoje anos que nas­cia, em 1768, o enge­nhei­ro mecâ­ni­co anglo-ame­ri­ca­no Samu­el Sla­ter. Ele fun­dou a indús­tria ame­ri­ca­na do algo­dão-têx­til. Antes de dei­xar Not­tingham e imi­grar para os EUA em 1789, Sla­ter apren­deu com Jede­di­ah Strutt (sócio de Richard Ark­wright) em Ingla­ter­ra. Uma vez nos EUA, encon­trou apoio para cons­truir a máqui­na de fiar e car­dar Ark­wright, com a qual esta­be­le­ceu a pri­mei­ra fábri­ca de algo­dão de suces­so nos EUA em Paw­tuc­ket, Rho­de Island, bem como mui­tas outras na região da Nova Inglaterra.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1781, o enge­nhei­ro e inven­tor inglês Geor­ge Stephen­son. Ele foi um dos prin­ci­pais pio­nei­ros da loco­mo­ti­va de cami­nho-de-fer­ro. A pri­mei­ra linha fér­rea que cons­truiu cor­reu de Dar­ling­ton a Stock­ton, que abriu a 27 de Setem­bro de 1825 quan­do gran­des mul­ti­dões o viram aos coman­dos da Loco­mo­ti­on ao puxar 36 vagões chei­os de sacos de car­vão e fari­nha. A via­gem ini­ci­al de pou­co menos de 9 milhas demo­rou duas horas. Os ensai­os Rai­nhill de 1829, foi uma com­pe­ti­ção para a cons­tru­ção da loco­mo­ti­va mais rápi­da. Ganhou com a sua famo­sa loco­mo­ti­va, a Roc­ket, que via­jou a uma velo­ci­da­de nun­ca vis­ta de 36 milhas por hora. Stephen­son cons­truiu então a linha Liver­po­ol para Man­ches­ter, que abriu a 15 de Setem­bro de 1830. Ele é con­si­de­ra­do como uma das pes­so­as mais influ­en­tes da Revo­lu­ção Indus­tri­al na Europa.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1861, o quí­mi­co rus­so Gus­tav Hein­ri­ch Johann Apol­lon Tam­mann. Ele aju­dou a fun­dar a ciên­cia da meta­lur­gia e foi pio­nei­ro no estu­do da estru­tu­ra inter­na e pro­pri­e­da­des físi­cas dos metais e suas ligas. Além dis­so, os seus estu­dos sobre equi­lí­bri­os hete­ro­gé­ne­os (ou seja, o com­por­ta­men­to da maté­ria em fun­ção da com­po­si­ção quí­mi­ca, tem­pe­ra­tu­ra e pres­são) desem­pe­nha­ram um papel impor­tan­te na sis­te­ma­ti­za­ção da quí­mi­ca inor­gâ­ni­ca e con­tri­buí­ram sig­ni­fi­ca­ti­va­men­te para o desen­vol­vi­men­to da quí­mi­ca físi­ca como dis­ci­pli­na. Em 1903, Gus­tav Tam­mann esta­be­le­ceu o pri­mei­ro Ins­ti­tu­to de Quí­mi­ca Inor­gâ­ni­ca na Ale­ma­nha, antes de mudar o seu inte­res­se de inves­ti­ga­ção para a quí­mi­ca físi­ca dos metais e ligas.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1921, o inven­tor ame­ri­ca­no For­rest M. Bird. Ele desen­vol­veu o pri­mei­ro res­pi­ra­dor médi­co fiá­vel, de bai­xo cus­to e pro­du­zi­do em mas­sa, o Bird Uni­ver­sal Medi­cal Res­pi­ra­tor para cui­da­dos car­di­o­pul­mo­na­res agu­dos ou cró­ni­cos. Para con­ti­nu­ar o seu desen­vol­vi­men­to e comer­ci­a­li­za­ção, fun­dou a Bird Pro­ducts Cor­po­ra­ti­on (1954). Testou‑o em doen­tes tão gra­ve­men­te doen­tes que se espe­ra­va uma falha car­di­o­pul­mo­nar, mas mui­tos deles sobre­vi­ve­ram devi­do ao seu apa­re­lho — que ficou conhe­ci­do como “o pás­sa­ro”. Bird con­ti­nu­ou a fazer melho­ri­as. Foi ampla­men­te adop­ta­do por hos­pi­tais em todo o mun­do. O res­pi­ra­dor “Baby­bird”, intro­du­zi­do em 1970, redu­ziu gran­de­men­te as mor­tes de cri­an­ças devi­do a pro­ble­mas respiratórios.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1930, o balo­nis­ta ame­ri­ca­no Ben Abruz­zo. Ele, com três com­pa­nhei­ros de tri­pu­la­ção, fez o pri­mei­ro voo de balão trans­pa­cí­fi­co que foi tam­bém o mais lon­go voo sem esca­las, na Dou­ble Eagle V. Tre­ze anda­res de altu­ra, o Dou­ble Eagle V com hélio, pilo­ta­do por Ben Abruz­zo, Lar­ry New­man, Ron Clark e Rocky Aoki do Japão, lan­ça­do de Nagashi­mi, Japão, a 10 de Novem­bro de 1981. Quan­do ater­rou 84 horas, 31 minu­tos mais tar­de na Flo­res­ta Naci­o­nal de Men­do­ci­no, Cal., o novo recor­de de dis­tân­cia foi esta­be­le­ci­do em 5.768 milhas. Acom­pa­nhou tam­bém Maxie Ander­son e Lar­ry New­man no pri­mei­ro voo de balão tran­sa­tlân­ti­co no Dou­ble Eagle II (11–17 de Agos­to de 1978).

Em 1905, Albert Eins­tein publi­cou a sua aná­li­se da teo­ria quân­ti­ca de Max Planck e a sua apli­ca­ção à luz. O seu arti­go apa­re­ceu em Anna­len der Phy­sik. Embo­ra não esti­ves­se envol­vi­do qual­quer tra­ba­lho expe­ri­men­tal, foi por estas idei­as que Eins­tein ganhou o seu Pré­mio Nobel.

E nes­ta sema­na que pas­sou os esta­dos mem­bros da união euro­peia che­ga­ram a um acor­do acer­ca da pro­pos­ta para um car­re­ga­dor comum no espa­ço da união euro­peia. No Outo­no de 2024, o USB Tipo C tor­nar-se‑á a por­ta de car­re­ga­men­to comum para todos os tele­mó­veis. O acor­do pro­vi­só­rio sobre a direc­ti­va alte­ra­da rela­ti­va ao equi­pa­men­to de rádio, esta­be­le­ce uma úni­ca solu­ção de car­re­ga­men­to para cer­tos dis­po­si­ti­vos elec­tró­ni­cos. Esta lei faz par­te de um esfor­ço mais amplo da UE para tor­nar os pro­du­tos na UE mais sus­ten­tá­veis, para redu­zir os resí­du­os elec­tró­ni­cos, e para faci­li­tar a vida dos consumidores.

De acor­do com as novas regras, os con­su­mi­do­res dei­xa­rão de pre­ci­sar de um dis­po­si­ti­vo de car­re­ga­men­to e cabo dife­ren­te cada vez que com­pra­rem um novo dis­po­si­ti­vo, e pode­rão uti­li­zar um úni­co car­re­ga­dor para todos os seus dis­po­si­ti­vos elec­tró­ni­cos por­tá­teis de peque­na e média dimen­são. Tele­mó­veis, tablets, lei­to­res elec­tró­ni­cos, auri­cu­la­res, câma­ras digi­tais, aus­cul­ta­do­res e aus­cul­ta­do­res, con­so­las de vide­o­jo­gos por­tá­teis e alti­fa­lan­tes por­tá­teis que são recar­re­gá­veis atra­vés de um cabo com fios terão de ser equi­pa­dos com uma por­ta USB tipo C, inde­pen­den­te­men­te do seu fabri­can­te. Os com­pu­ta­do­res por­tá­teis tam­bém terão de ser adap­ta­dos aos requi­si­tos até 40 meses após a entra­da em vigor.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.