Newsletter Nº372

Newsletter Nº372
News­let­ter Nº372

Faz hoje anos que nas­cia, em 1801, o mate­má­ti­co e físi­co ale­mão Julius Plüc­ker. Ele ficou conhe­ci­do pelo tra­ba­lho que suge­ria o prin­cí­pio de gran­de alcan­ce da dua­li­da­de, que afir­ma a equi­va­lên­cia de cer­tos tipos de teo­re­mas rela­ci­o­na­dos. Ele des­co­briu tam­bém que os rai­os cató­di­cos (rai­os de elec­trões pro­du­zi­dos no vácuo) são des­vi­a­dos do seu cami­nho por um cam­po mag­né­ti­co, um prin­cí­pio vital para o desen­vol­vi­men­to de dis­po­si­ti­vos elec­tró­ni­cos moder­nos, tais como a tele­vi­são. No iní­cio sozi­nho e mais tar­de com o físi­co ale­mão Johann W. Hit­torf, Plüc­ker fez mui­tas des­co­ber­tas impor­tan­tes na espec­tros­co­pia. Antes de Bun­sen e Kir­chhoff, ele anun­ci­ou que as linhas espec­trais eram carac­te­rís­ti­cas de cada subs­tân­cia quí­mi­ca e que isto tinha valor para a aná­li­se quí­mi­ca. Em 1862, Plüc­ker assi­na­lou que o mes­mo ele­men­to pode exi­bir espec­tros dife­ren­tes a tem­pe­ra­tu­ras diferentes.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1806, o médi­co, quí­mi­co e inven­tor inglês Edward Davy. Ele inven­tou um repe­ti­dor elec­tro­mag­né­ti­co para retrans­mis­são de sinais tele­grá­fi­cos (1836) e um telé­gra­fo elec­troquí­mi­co (1838). Vol­tou o seu inte­res­se para a tele­gra­fia após ter estu­da­do medi­ci­na e ini­ci­a­do uma car­rei­ra como químico.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1888, o mate­má­ti­co rus­so Ale­xan­der Fri­ed­mann. Ele foi o pri­mei­ro a ela­bo­rar uma aná­li­se mate­má­ti­ca de um uni­ver­so em expan­são con­sis­ten­te com a rela­ti­vi­da­de geral, mas sem a cons­tan­te cos­mo­ló­gi­ca de Eins­tein. Em 1922, ele desen­vol­veu solu­ções para as equa­ções de cam­po, uma das quais des­cre­veu cla­ra­men­te um uni­ver­so que come­çou a par­tir de um pon­to sin­gu­lar, e se expan­diu pos­te­ri­or­men­te. No seu arti­go On the Cur­va­tu­re of Spa­ce rece­bi­do pela revis­ta Zeits­ch­rift für Phy­sik em 29 de Junho de 1922, mos­trou que o raio de cur­va­tu­ra do uni­ver­so pode ser ou uma fun­ção cres­cen­te ou perió­di­ca do tem­po. Em Julho de 1925, fez uma subi­da de balão de 7400 m para fazer obser­va­ções mete­o­ro­ló­gi­cas e médicas.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1897, o quí­mi­co ale­mão Georg Wit­tig. Ele foi res­pon­sá­vel pelos estu­dos de com­pos­tos orgâ­ni­cos de fós­fo­ro lhe vale­ram uma par­te (com Her­bert C. Brown) do Pré­mio Nobel da Quí­mi­ca em 1979. Em 1953, ele des­co­briu como uma famí­lia de com­pos­tos orgâ­ni­cos cha­ma­dos yli­des pode­ria for­mar a base da reac­ção Wit­tig, que fácil e pre­vi­si­vel­men­te une dois áto­mos de car­bo­no de molé­cu­las dife­ren­tes para for­mar uma dupla liga­ção. A fia­bi­li­da­de da reac­ção Wit­tig per­mi­tiu a outros quí­mi­cos pros­se­guir e publi­car des­co­ber­tas sobre milha­res de apli­ca­ções para ligar gran­des molé­cu­las de car­bo­no. O pro­ces­so foi uti­li­za­do para sin­te­ti­zar com­pos­tos com­ple­xos tais como vita­mi­na A, deri­va­dos de vita­mi­na D, este­rói­des, e pes­ti­ci­das bio­ló­gi­cos. Devi­do à reac­ção Wit­tig, tais com­pos­tos podem ago­ra ser sin­te­ti­za­dos rotineiramente.

Em 1963 é lan­ça­da a bor­do da Vos­tok 6, a cos­mo­nau­ta sovié­ti­ca Valen­ti­na Teresh­ko­va, que se tor­na­ria a pri­mei­ra mulher a via­jar para o espa­ço. Após 48 órbi­tas e 71 horas, ela vol­tou à Ter­ra a 19 de Junho, a Vos­tok 6 reen­trou na atmos­fe­ra, e Teresh­ko­va sal­tou de pára-que­das com suces­so para a ter­ra após ter ejec­ta­do a 20.000 pés.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker e alguns víde­os interessantes.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.