Faz hoje anos que nascia, em 1811, o astrónomo francês Urbain Le Verrier. Ele previu por meios matemáticos a existência do planeta Neptuno. Independentemente de Adams, Le Verrier calculou a posição de Neptuno a partir de irregularidades na órbita de Úrano. Como disse Camille Flammarion, ele descobriu um planeta com a ponta de sua caneta, sem nenhum instrumento além da força dos seus cálculos. Em 1856, o astrónomo alemão Johan G. Galle descobriu Netuno depois de apenas uma hora de busca, a um grau da posição que tinha sido calculada por Le Verrier, que lhe pediu para procurá-lo ali. Deste modo, Le Verrier deu a confirmação mais notável da teoria da gravitação proposta por Newton.
Faz também hoje anos que nascia, em 1822, o quimico e geologista francês Henri Étienne Sainte-Claire Deville. Foi ele que iniciou a primeira produção industrial de alumínio. A sua carreira começou com pesquisas de terebintina. Em 1849, ao voltar-se para a química inorgânica, ele sintetizou o pentóxido de nitrogénio. Friedrich Woehler isolou o alumínio usando potássio caro, como uma curiosidade de laboratório. Em 1854, Deville fez alumínio, a partir de cloreto de alumínio e sódio menos caro. Em 1860, ele estava a produzir alumínio numa fábrica em Javel, Paris, e mais tarde em Nanterre. O metal era mais caro que o ouro até Charles Hall inventar o processo electrolítico barato. Deville também estudou a platina e outros minerais. Como geólogo, ele visitou os locais costeiros do Vesúvio e Stromboli. Ele propôs que as erupções vulcânicas ocorriam quando a água do mar entrava nas fissuras da crosta terrestre, onde o contacto com as rochas quentes produzia as erupções explosivas.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1822, o matemático e educador francês Joseph Bertrand. Ele é lembrado pelas suas aplicações elegantes de equações diferenciais à mecânica analítica, particularmente em termodinâmica, e pelo seu trabalho sobre probabilidade estatística e a teoria das curvas e superfícies. Em 1845, Bertrand conjecturou que existe pelo menos um primo entre n e (2n‑2) para cada n>3, como provado cinco anos depois por Chebyshev. Em 1855, ele traduziu para o francês o trabalho de Gauss sobre a teoria dos erros e o método dos mínimos quadrados. Ele escreveu uma série de notas sobre a redução dos dados das observações.
Faz também hoje anos que nascia, em 1915, o cientista da computação norte-americano J.C.R. Licklider. Ele criou a ideia de uma rede universal de computadores para transferir e recuperar facilmente informações que os seus sucessores desenvolveram e criaram a Internet. Em 1959, no seu primeiro livro, Libraries of the Future, Licklider expandiu a ideia de Vannevar Bush de um sistema automatizado de biblioteca para descrever como os computadores poderiam distribuir recursos de biblioteca de uma única base de dados para vários utilizadores remotos. Em 1962, quando era director do Escritório de Técnicas de Processamento de Informações da Agência de Projectos de Pesquisa Avançada do Departamento de Defesa dos EUA (DARPA), ele enviou um memorando a colegas prevendo uma rede de computadores de time-sharing. Posteriormente foi construída a ARPANET, que se tornou o modelo para a Internet. Ele também foi um visionário da interacção humano-computador, lembrado por seu artigo de 1960, ‘Man-Computer Symbiosis.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1920, o físico holandês-americano Nicolaas Bloembergen). Ele partilhou (com Arthur L. Schawlow dos Estados Unidos e Kai M. Siegbahn da Suécia) o Prémio Nobel de Física de 1981 pelos seus estudos espectroscópicos revolucionários da interacção da radiação electromagnética com a matéria. Bloembergen fez um uso pioneiro de lasers nessas investigações e desenvolveu bombas de três níveis usadas em masers e lasers.
Nesta semana que passou o rover Perseverance que se encontra numa missão em Marte, realizou a sua primeira viagem em Marte, cobrindo 6,5 metros em toda a paisagem marciana. Esta viagem serviu como um teste de mobilidade que marca apenas um dos muitos marcos à medida que os membros da equipa verificam e calibram cada sistema, subsistema e instrumentos no Perseverance. Assim que o rover começar a seguir os seus objectivos científicos, são esperados deslocações regulares de 200 metros ou mais.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista newelectronics de 9 de Março e o livro “An Introduction to Ray Tracing”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.