Newsletter Nº305

Newsletter Nº305
News­let­ter Nº305

Faz hoje anos que nas­cia, em 1854, o mete­o­ro­lo­gis­ta inglês Napi­er Shaw. Ele estu­dou a alta atmos­fe­ra, usan­do ins­tru­men­tos car­re­ga­dos por pipas e balões de alta alti­tu­de. Ele mediu o movi­men­to do ar em dois anti­ci­clo­nes, encon­tran­do ráci­os des­cen­den­tes de 350 e 450 metros por dia. Ele intro­du­ziu a uni­da­de de mili­ba­res para medir a pres­são do ar (1000 mili­ba­res = 1 bar = 1 atmos­fe­ra padrão) e o tefi­gra­ma para ilus­trar a tem­pe­ra­tu­ra de um per­fil ver­ti­cal da atmos­fe­ra. Ele tam­bém foi co-autor de um dos pri­mei­ros tra­ba­lhos sobre polui­ção atmos­fé­ri­ca, The Smo­ke Pro­blem of Gre­at Citi­es (1925).

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1859, o Físi­co e enge­nhei­ro elec­tro­téc­ni­co rus­so Ale­xan­der Ste­pa­no­vi­ch Popov. Ele foi acla­ma­do na Rus­sia como o inven­tor do Radio. Ao saber do tra­ba­lho de Hertz, em 1895 Popov cons­truiu um apa­re­lho que podia regis­tar dis­túr­bi­os eléc­tri­cos cau­sa­dos por rai­os. Ele aplicou‑o para rece­ber sinais fei­tos pelo homem. Em 1896, ele demons­trou um sis­te­ma de radio-telé­gra­fo que trans­mi­tia códi­go Mor­se. Em Feve­rei­ro de 1904, Popov demons­trou pela pri­mei­ra vez a trans­mis­são de rádio da voz huma­na. A sua inven­ção foi usa­da pela pri­mei­ra vez pela mari­nha rus­sa. No entan­to, a pri­mei­ra fábri­ca de rádi­os da Rús­sia foi esta­be­le­ci­da pela empre­sa Marconi.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1862, o Astro­fí­si­co e mate­má­ti­co suí­ço Robert Emden. Ele escre­veu Gas­ku­geln (Gas Sphe­res, 1907), dan­do um mode­lo mate­má­ti­co de estru­tu­ra este­lar como a expan­são e com­pres­são de esfe­ras de gás, em que as for­ças de gra­vi­da­de e pres­são do gás estão em equi­lí­brio. Ele expan­diu o tra­ba­lho ante­ri­or de J. H. Lane (1869) e A. Rit­ter (1878–83), que pri­mei­ro deri­vou equa­ções que des­cre­vem estre­las como subs­tân­ci­as quí­mi­cas gaso­sas, cor­pos esfé­ri­cos man­ti­dos jun­tos por sua pró­pria gra­vi­da­de e obe­de­cen­do às leis dos gases conhe­ci­das da ter­mo­di­nâ­mi­ca. Por qua­tro déca­das, a equa­ção de Lane-Emden foi a base do tra­ba­lho teó­ri­co sobre a estru­tu­ra das estre­las: as suas tem­pe­ra­tu­ras e pres­sões cen­trais, mas­sas e equilíbrios.

Faz tam­bém hoje anos que nas­cia, em 1877, o inven­tor e empre­sá­rio nor­te-ame­ri­ca­no Gar­rett Mor­gan. Ele inven­tou um cre­me para ali­sar o cabe­lo, uma embrai­a­gem de auto­mó­vel, um dis­po­si­ti­vo de res­pi­ra­ção com capuz de segu­ran­ça (1912) que ele aper­fei­ço­ou como uma más­ca­ra de gás usa­da por alguns sol­da­dos na pri­mei­ra Guer­ra Mun­di­al, e um semá­fo­ro de trân­si­to. Quan­do ele inven­tou um semá­fo­ro em 1922 (não do tipo ver­me­lho-ama­re­lo-ver­de), vári­os outros semá­fo­ros já tinham sido paten­te­a­dos por outros inventores.

Faz igual­men­te hoje anos que nas­cia, em 1904, o Físi­co nucle­ar, cos­mó­lo­go e escri­tor ame­ri­ca­no nas­ci­do na Rús­sia Geor­ge Gamow. Ele foi um dos prin­ci­pais defen­so­res da teo­ria do Big Bang, que des­cre­ve a ori­gem do uni­ver­so como uma explo­são colos­sal ocor­ri­da há biliões de anos. Em 1954, ele expan­diu os seus inte­res­ses em bioquí­mi­ca e seu tra­ba­lho com áci­do deso­xir­ri­bo­nu­clei­co (DNA) deu uma con­tri­bui­ção bási­ca para a teo­ria gené­ti­ca moderna.

Por fim, faz hoje anos que nas­cia, em 1922, o cien­tis­ta da com­pu­ta­ção inglês Geoff Too­till. Ele, com Tom Kil­burn, jun­tou-se ao pro­jec­to de Fre­de­rick Wil­li­ams para pro­jec­tar uma memó­ria de com­pu­ta­dor. Para tes­tar a memó­ria, um com­pu­ta­dor ape­li­da­do de “Baby” foi cons­truí­do, que foi o pri­mei­ro com­pu­ta­dor do mun­do com pro­gra­mas arma­ze­na­dos. A máqui­na usa­va um novo méto­do para arma­ze­nar até 32 ins­tru­ções ou núme­ros num visor de tubo de rai­os cató­di­cos. A 21 de Junho de 1948, ele ter­mi­nou seu pri­mei­ro tes­te bem-suce­di­do, gas­tan­do 52 minu­tos e cer­ca de três milhões e meio de ope­ra­ções arit­mé­ti­cas, para encon­trar o fac­tor ade­qua­do mais alto de 2^18.

Nes­ta sema­na que pas­sou ficá­mos a saber que a Spa­ceX final­men­te teve um suces­so com a ater­ra­gem do seu pro­to­ti­po de fogue­tão Starship. Ten­do mano­bra­do cor­rec­ta­men­te até à Ter­ra, este suces­so aca­ba por ser agri­do­ce uma vez que pas­sa­do cer­ca de 8 minu­tos do fogue­tão ter ater­ra­do dá-se uma explo­são que des­troi completamente.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sas noti­ci­as, arti­gos cien­tí­fi­cos, pro­je­tos de maker assim como alguns vide­os inte­res­san­tes. É apre­sen­ta­da a revis­ta newe­lec­tro­nics de 23 de Feve­rei­ro e o livro “Intro­duc­ti­on to Sci­en­ti­fic Pro­gram­ming with Python”.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.