Faz hoje anos que nascia, em 1896, a química alemã Ida Noddack. Ela, conjuntamente com Walter Noddack e Otto Berg descobriram em 1925 o elemento 75, o rénio, ao qual foi dado o nome do rio Reno. Eles encontraram vestígios no mineral columbite. Eles também estavam a tentar encontrar o elemento 43, que eles chamaram de masurium, mas o anúncio dessa descoberta foi errado. Ela comentou sobre a possibilidade de fissão ao ouvir os relatórios das observações de Fermi de 1934 sobre o bombardeamento de neutrões de urânio. A sua ideia permaneceu adormecida. Porém, quando Frisch, cinco anos depois, apresentou a mesma ideia, ela foi aceita. Na fotoquímica, os Noddack trabalharam na sensibilização de substâncias corantes, a fotoquímica do olho humano entre outros.
Faz também hoje anos que nascia, em 1909, o físico soviético Lev Artsimovich. Ele ficou conhecido por ter criado a base do Tokamak, um dispositivo capaz de confinar plasma em temperatura ultra-alta, adequado para pesquisas em fusão nuclear controlada. Após a Segunda Guerra Mundial, ele começou com a tarefa de separação de isótopos para combustível de bomba nuclear e, a partir daí, passou a trabalhar com o objectivo de fusão nuclear controlada.
Na semana que passou, o rover Perseverance aterrou em Marte para uma serie de experiências e a bordo deste aterrou também o drone Ingenuity. Este drone foi construído com peças disponíveis no mercado, incluindo o processador Snapdragon 801 da Qualcomm, um chip de smartphone e tem como sistema operativo o Linux. Trata-se de uma novidade em termos de missões espaciais a Marte com equipamentos geridos por este sistema. Habitualmente recorrem a sistemas proprietários, no entanto face à escolha do Hardware a melhor opção era o Linux como sistema operativo.
Também nesta semana que passou a sonda chinesa Tianwen‑1 entrou na órbita de Marte e representa o esforço ambicioso da China para fazer inovações. Esta sonda vai passar cerca de três meses a realizar pesquisas científicas na órbita estacionária.
Também relacionada com Marte a ultima noticia que destaco é a da divulgação das imagens da aterragem do rover Perseverance na superfície de Marte cujo para-quedas continha uma mensagem secreta, graças a um amante de quebra-cabeças da equipe da NASA. Os engenheiros queriam um padrão fora do comum nas listras laranjas e brancas do pára-quedas de nylon de 21 metros para que pudessem ver como ele foi orientado durante a descida do Perseverance ao Planeta Vermelho. O engenheiro de sistemas e adepto das palavras cruzadas Ian Clark teve a ideia, há dois anos, de usar um código binário para soletrar uma mensagem oculta: “Dare Mighty Things”. É uma linha do ex-presidente dos Estados Unidos Theodore Roosevelt e a mantra do Jet Propulsion Laboratory, que está a executar o projecto Perseverance.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista MagPI nº 103 de Março e os livros “Dapr for .NET Developers”, “Modeling and Simulation in Python” e “Computer Science I”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.