Faz hoje anos que nascia, em 1802 — Benoît Fourneyron. Este engenheiro francês ficou conhecido por ter inventado a turbina de água. Em 1827, aos 25 anos, Fourneyron, introduziu uma turbina de reacção que canalizava água através de uma câmara fechada, equipada com um anel interno de lâminas-guia fixas. Estas lâminas-guia desviam a água para fora contra as palhetas em movimento de um “corredor”. As palhetas desse corredor externo eram curvadas na direcção oposta às lâminas-guia internas fixas, revertendo a direcção do fluxo de água dentro do dispositivo e criando uma força reactiva. A patente de Fourneyron descreveu sua invenção como “uma roda de pressão universal e contínua ou turbina hidráulica”. Ele morreu em Paris e ficou conhecido como “pai da turbina”
Faz também hoje anos que nascia, em 1815, Karl Weierstrass. Este matemático alemão ficou conhecido como o “pai da análise moderna”, pois seu rigor na análise levou à moderna teoria das funções e foi considerado um dos maiores professores de matemática de todos os tempos. Ele estava a fazer pesquisas matemáticas enquanto professor do ensino médio, quando em 1854 publicou um artigo sobre funções abelianas no famoso Crelle Journal. O artigo impressionou tanto a comunidade matemática que ele recebeu um doutorado honorário e, em 1856, ele tinha um compromisso na Universidade de Berlim. Em 1871, ele demonstrou que existem funções contínuas num intervalo que não têm derivadas nesse intervalo.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1828, Joseph Swan. Este cientista, químico, físico e inventor inglês, nascido em Sunderland, Yorkshire, produziu uma lâmpada incandescente eléctrica. Ele iniciou estes testes na década de 1840 e obteve uma patente no Reino Unido cobrindo um vácuo parcial, lâmpada incandescente de filamento de carbono em 1860. As lâmpadas iniciais de Swan proporcionavam baixa emissão de luz, tinham vida curta e eram operadas a partir de células de bateria. A operação de baixa tensão exigia uma corrente de filamento relativamente alta que exigia que a fonte de energia fosse co-localizada perto da lâmpada Swan. Ele também abordou o problema do desbotamento da impressão fotográfica e, em meados da década de 1850, alguns começaram a experimentar uma solução usando carbono, aperfeiçoando e patenteando o processo em 1864. Assim, Swan inventou a chapa fotográfica seca, uma importante melhoria na fotografia.
Faz também hoje anos que nascia, em 1835,Adolf von Baeyer. Este químico alemão sintetizou o índigo (1880) e formulou sua estrutura (1883). Ele recebeu o Prémio Nobel de Química em 1905 “em reconhecimento aos seus serviços no avanço da química orgânica e da indústria química, através do seu trabalho em corantes orgânicos e compostos hidro-aromáticos”. Baeyer também trabalhou em acetileno e poli-acetileno, e daí derivou a famosa teoria das deformações dos anéis de carbono de Baeyer. Ele estudou benzeno e terpeno cíclico. Nesse contexto, foi descoberta a oxidação de cetonas de Baeyer-Villiger por meio de ácidos. O seu trabalho sobre peróxidos orgânicos e compostos de ozónio e sobre a conexão entre constituição e cor despertou interesse especial.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1847, Galileo Ferraris. Este Físico italiano estudou óptica, acústica e vários campos da electrotécnica, mas sua descoberta mais importante foi o campo magnético rotativo. Ele produziu o campo com dois electroímanes em planos perpendiculares, e cada um deles forneceu uma corrente que estava 90º fora de fase. Isto poderia induzir uma corrente num rotor de cobre incorporado, produzindo um motor alimentado por corrente alterna. Ele produziu o seu primeiro motor de indução (com 4 pólos) em 1885. Os seus princípios agora são aplicados na maioria dos motores AC de hoje, no entanto ele recusou-se a patentear a sua invenção e preferiu colocá-la ao serviço de todos.
Faz também hoje anos que nascia, em 1925, John Pople. Este matemático e químico britânico partilhou (com Walter Kohn) o Prémio Nobel de Química de 1998 pelo seu trabalho em metodologia computacional para estudar a mecânica quântica de moléculas, as suas propriedades e como elas agem juntas em reacções químicas. Usando as leis fundamentais da mecânica quântica de Schrödinger, ele desenvolveu um programa de computador que, quando fornecido com detalhes de uma molécula ou reacção química, produz uma descrição das propriedades dessa molécula ou como uma reacção química pode ocorrer — frequentemente usada para ilustrar ou explicar os resultados de diferentes tipos de experiências. Pople forneceu o seu programa de computador GAUSSIAN para investigadores (publicado pela primeira vez em 1970). Mais desenvolvido, agora é usado por milhares de químicos em todo o mundo.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1926, Narinder Singh Kapany. Este físico índio-americano é amplamente reconhecido como o pai da fibra óptica. Ele usou o termo fibra óptica para a tecnologia que transmite luz através de finos fios de vidro em dispositivos de endoscopia, linhas telefónicas de alta capacidade que mudaram os mundos médico, de comunicações e de negócios. Enquanto crescia em Dehradun, no norte da Índia, um professor o informou que a luz viajava apenas em linha recta. Ele encarou isso como um desafio e fez do estudo da luz a sua vida profissional, inicialmente no Imperial College, em Londres. Em 2 de Janeiro de 1954, a Nature publicou o seu relatório de transmissão bem-sucedida de imagens através de pacotes de fibra óptica.
Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1930, Michael Collins. Este astronauta dos EUA, nascido em Roma, Itália, era o piloto do módulo de comando Apollo 11 em órbita, enquanto Neil Armstrong e Edwin Aldrin caminhavam na Lua. Seleccionado como astronauta da NASA em outubro de 1963, a primeira missão de Collins foi como piloto reserva da Gemini VII. Como piloto da missão Gemini X de três dias, lançada em 18 de Julho de 1966, ele atracou com o veículo-alvo Agena lançado separadamente e fez duas caminhadas espaciais, recuperando equipamentos de detecção de micrometeoritos da Agena. Na primeira missão de aterragem lunar da Apollo 11, lançada em 16 de Julho de 1969, ele permaneceu em órbita enquanto Armstrong e Aldrin percorriam a superfície da Lua. A sua habilidade, a recuperar a Eagle e devolver o orbitador à Terra, era vital para o sucesso da missão.
Nesta semana que passou comemoram-se os 50 anos desde que foi feita a primeira ligação entre computadores na ARPANET, a rede percursora da Internet. A troca de pacotes da ARPANET foi baseada em projetos do cientista britânico Donald Davies e Lawrence Roberts do Lincoln Laboratory. Inicialmente, a ARPANET consistia em quatro processadores de mensagens de interface (IMPs) localizados na Universidade da Califórnia em Los Angeles, o Augmentation Research Center do Stanford Research Institute, a Universidade da Califórnia em Santa Barbara e no Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Utah.
A primeira mensagem na ARPANET foi enviada pelo programador da UCLA Charles S Kline às 22:30 do dia 29 de Outubro, do Boelter Hall do campus para o computador SDS 940 do Stanford Research Institute.
Também nesta semana que passou foi lançada a nova versão da Distribuição Fedora. O Fedora 31 esteve em desenvolvimento nos últimos seis meses e, após um atraso de uma semana, finalmente chegou com alguns dos mais recentes e melhores softwares de código aberto e tecnologias GNU / Linux, incluindo o ambiente de desktop GNOME 3.34, o Kernel Linux 5.3 , Glibc 2.30, Python 3 e Node.js 12. Adicionalmente esta é a primeira versão que não inclui suporte para equipamentos de 32-bits.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista MagPI Nº87 de Novembro e o livro “Get Started with Raspberry Pi”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.