Faz hoje anos que nascia, em 1801, o matemático e físico alemão Julius Plücker. Ele ficou conhecido pelo trabalho que sugeria o princípio de grande alcance da dualidade, que afirma a equivalência de certos tipos de teoremas relacionados. Ele descobriu também que os raios catódicos (raios de electrões produzidos no vácuo) são desviados do seu caminho por um campo magnético, um princípio vital para o desenvolvimento de dispositivos electrónicos modernos, tais como a televisão. No início sozinho e mais tarde com o físico alemão Johann W. Hittorf, Plücker fez muitas descobertas importantes na espectroscopia. Antes de Bunsen e Kirchhoff, ele anunciou que as linhas espectrais eram características de cada substância química e que isto tinha valor para a análise química. Em 1862, Plücker assinalou que o mesmo elemento pode exibir espectros diferentes a temperaturas diferentes.
Faz também hoje anos que nascia, em 1806, o médico, químico e inventor inglês Edward Davy. Ele inventou um repetidor electromagnético para retransmissão de sinais telegráficos (1836) e um telégrafo electroquímico (1838). Voltou o seu interesse para a telegrafia após ter estudado medicina e iniciado uma carreira como químico.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1888, o matemático russo Alexander Friedmann. Ele foi o primeiro a elaborar uma análise matemática de um universo em expansão consistente com a relatividade geral, mas sem a constante cosmológica de Einstein. Em 1922, ele desenvolveu soluções para as equações de campo, uma das quais descreveu claramente um universo que começou a partir de um ponto singular, e se expandiu posteriormente. No seu artigo On the Curvature of Space recebido pela revista Zeitschrift für Physik em 29 de Junho de 1922, mostrou que o raio de curvatura do universo pode ser ou uma função crescente ou periódica do tempo. Em Julho de 1925, fez uma subida de balão de 7400 m para fazer observações meteorológicas e médicas.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1897, o químico alemão Georg Wittig. Ele foi responsável pelos estudos de compostos orgânicos de fósforo lhe valeram uma parte (com Herbert C. Brown) do Prémio Nobel da Química em 1979. Em 1953, ele descobriu como uma família de compostos orgânicos chamados ylides poderia formar a base da reacção Wittig, que fácil e previsivelmente une dois átomos de carbono de moléculas diferentes para formar uma dupla ligação. A fiabilidade da reacção Wittig permitiu a outros químicos prosseguir e publicar descobertas sobre milhares de aplicações para ligar grandes moléculas de carbono. O processo foi utilizado para sintetizar compostos complexos tais como vitamina A, derivados de vitamina D, esteróides, e pesticidas biológicos. Devido à reacção Wittig, tais compostos podem agora ser sintetizados rotineiramente.
Em 1963 é lançada a bordo da Vostok 6, a cosmonauta soviética Valentina Tereshkova, que se tornaria a primeira mulher a viajar para o espaço. Após 48 órbitas e 71 horas, ela voltou à Terra a 19 de Junho, a Vostok 6 reentrou na atmosfera, e Tereshkova saltou de pára-quedas com sucesso para a terra após ter ejectado a 20.000 pés.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.