Faz hoje anos que nascia, em 1768, o engenheiro mecânico anglo-americano Samuel Slater. Ele fundou a indústria americana do algodão-têxtil. Antes de deixar Nottingham e imigrar para os EUA em 1789, Slater aprendeu com Jedediah Strutt (sócio de Richard Arkwright) em Inglaterra. Uma vez nos EUA, encontrou apoio para construir a máquina de fiar e cardar Arkwright, com a qual estabeleceu a primeira fábrica de algodão de sucesso nos EUA em Pawtucket, Rhode Island, bem como muitas outras na região da Nova Inglaterra.
Faz também hoje anos que nascia, em 1781, o engenheiro e inventor inglês George Stephenson. Ele foi um dos principais pioneiros da locomotiva de caminho-de-ferro. A primeira linha férrea que construiu correu de Darlington a Stockton, que abriu a 27 de Setembro de 1825 quando grandes multidões o viram aos comandos da Locomotion ao puxar 36 vagões cheios de sacos de carvão e farinha. A viagem inicial de pouco menos de 9 milhas demorou duas horas. Os ensaios Rainhill de 1829, foi uma competição para a construção da locomotiva mais rápida. Ganhou com a sua famosa locomotiva, a Rocket, que viajou a uma velocidade nunca vista de 36 milhas por hora. Stephenson construiu então a linha Liverpool para Manchester, que abriu a 15 de Setembro de 1830. Ele é considerado como uma das pessoas mais influentes da Revolução Industrial na Europa.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1861, o químico russo Gustav Heinrich Johann Apollon Tammann. Ele ajudou a fundar a ciência da metalurgia e foi pioneiro no estudo da estrutura interna e propriedades físicas dos metais e suas ligas. Além disso, os seus estudos sobre equilíbrios heterogéneos (ou seja, o comportamento da matéria em função da composição química, temperatura e pressão) desempenharam um papel importante na sistematização da química inorgânica e contribuíram significativamente para o desenvolvimento da química física como disciplina. Em 1903, Gustav Tammann estabeleceu o primeiro Instituto de Química Inorgânica na Alemanha, antes de mudar o seu interesse de investigação para a química física dos metais e ligas.
Faz também hoje anos que nascia, em 1921, o inventor americano Forrest M. Bird. Ele desenvolveu o primeiro respirador médico fiável, de baixo custo e produzido em massa, o Bird Universal Medical Respirator para cuidados cardiopulmonares agudos ou crónicos. Para continuar o seu desenvolvimento e comercialização, fundou a Bird Products Corporation (1954). Testou‑o em doentes tão gravemente doentes que se esperava uma falha cardiopulmonar, mas muitos deles sobreviveram devido ao seu aparelho — que ficou conhecido como “o pássaro”. Bird continuou a fazer melhorias. Foi amplamente adoptado por hospitais em todo o mundo. O respirador “Babybird”, introduzido em 1970, reduziu grandemente as mortes de crianças devido a problemas respiratórios.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1930, o balonista americano Ben Abruzzo. Ele, com três companheiros de tripulação, fez o primeiro voo de balão transpacífico que foi também o mais longo voo sem escalas, na Double Eagle V. Treze andares de altura, o Double Eagle V com hélio, pilotado por Ben Abruzzo, Larry Newman, Ron Clark e Rocky Aoki do Japão, lançado de Nagashimi, Japão, a 10 de Novembro de 1981. Quando aterrou 84 horas, 31 minutos mais tarde na Floresta Nacional de Mendocino, Cal., o novo recorde de distância foi estabelecido em 5.768 milhas. Acompanhou também Maxie Anderson e Larry Newman no primeiro voo de balão transatlântico no Double Eagle II (11–17 de Agosto de 1978).
Em 1905, Albert Einstein publicou a sua análise da teoria quântica de Max Planck e a sua aplicação à luz. O seu artigo apareceu em Annalen der Physik. Embora não estivesse envolvido qualquer trabalho experimental, foi por estas ideias que Einstein ganhou o seu Prémio Nobel.
E nesta semana que passou os estados membros da união europeia chegaram a um acordo acerca da proposta para um carregador comum no espaço da união europeia. No Outono de 2024, o USB Tipo C tornar-se‑á a porta de carregamento comum para todos os telemóveis. O acordo provisório sobre a directiva alterada relativa ao equipamento de rádio, estabelece uma única solução de carregamento para certos dispositivos electrónicos. Esta lei faz parte de um esforço mais amplo da UE para tornar os produtos na UE mais sustentáveis, para reduzir os resíduos electrónicos, e para facilitar a vida dos consumidores.
De acordo com as novas regras, os consumidores deixarão de precisar de um dispositivo de carregamento e cabo diferente cada vez que comprarem um novo dispositivo, e poderão utilizar um único carregador para todos os seus dispositivos electrónicos portáteis de pequena e média dimensão. Telemóveis, tablets, leitores electrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores e auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis que são recarregáveis através de um cabo com fios terão de ser equipados com uma porta USB tipo C, independentemente do seu fabricante. Os computadores portáteis também terão de ser adaptados aos requisitos até 40 meses após a entrada em vigor.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.