Faz hoje anos que nascia, em 1667, o matemático francês Abraham De Moivre. Ele foi pioneiro no desenvolvimento da trigonometria analítica e na teoria da probabilidade. Publicou The Doctrine of Chance em 1718. A definição de independência estatística aparece neste livro, juntamente com muitos problemas com os dados e outros jogos. Também investigou estatísticas de mortalidade e o fundamento da teoria das anuidades. Morreu na pobreza, e previu correctamente o dia da sua própria morte. Descobriu que dormia 15 minutos mais cada noite e a partir daí a progressão aritmética, calculou que morreria no dia em que dormisse durante 24 horas.
Faz também hoje anos que nascia, em 1814, o soprador de vidro alemão Heinrich Geissler. Ele conhou o nome da bomba de vácuo Geissler (mercúrio) e o tubo Geissler. Com o baixo vácuo sem precedentes (1/100 mm de mercúrio) que produzia em tubos de vidro selados, colocou à disposição dos primeiros físicos uma ferramenta valiosa para estudar o efeito da electricidade sobre os vestígios de gases restantes. Estes produziram estudos mais detalhados sobre a estrutura da matéria.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1867, o químico norte-americano Julius Stieglitz. Ele interpretou o comportamento e a estrutura dos compostos orgânicos à luz da teoria da valência e aplicou os métodos da físico-química à química orgânica. A sua investigação em campos como os rearranjos moleculares e a estereoquímica ajudou a lançar as bases da físico-química orgânica. Durante a Primeira Guerra Mundial, aconselhou o governo sobre como superar a escassez de produtos químicos provenientes da Alemanha. Foi muito activo no desenvolvimento de gases, corantes e químicos de guerra para as forças militares americanas durante a Primeira Guerra Mundial. Foi presidente do comité sobre drogas sintéticas do Conselho Nacional de Investigação.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1874, o aviador e designer de aviões francês Henri Farman. Ele desenvolveu os ailerons (1908) para resolver os problemas extremamente difíceis e perigosos do controlo lateral. A sua inovação veio posteriormente a ser generalizada em todos os aviões. Os seus primeiros passos na concepção de aviões começaram em 1907 quando encomendou o seu próprio avião incorporando as suas modificações de concepção de um diedro nas asas e a redução da cauda para um único avião. Estas modificações intuitivas e não científicas foram o início de uma longa carreira na qual Farman diagnosticou e resolveu uma miríade de problemas estruturais e de controlo de aeronaves. O Farman “Golias” foi o primeiro avião de passageiros de longa distância, começando os voos regulares Paris-Londres em 8 de Fevereiro de 1919.
E nesta semana que passou foi lançada a versão final do Kernel Linux 5.18. Foram feitas optimizações no ficheiros de cabeçalhos do kernel que permitem uma compilação mais rápida. Para que se possa compilar o Kernel é agora necessário um compilador com o C11 Standard. Foram feitas melhorias ao nivel do filesystem Btrfs. Foi introduzido suporte para o Raspberry Pi Zero 2 W. Foram também introduzidas melhorias nos processadores RISC‑V, AMD EPYC, MIPS e ARM.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker e alguns vídeos interessantes. É apresentada a revista Hackspace nº55 de Junho e a revista MagPi Nº118 de Junho.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.