Faz hoje anos que nascia, em 1854, o meteorologista inglês Napier Shaw. Ele estudou a alta atmosfera, usando instrumentos carregados por pipas e balões de alta altitude. Ele mediu o movimento do ar em dois anticiclones, encontrando rácios descendentes de 350 e 450 metros por dia. Ele introduziu a unidade de milibares para medir a pressão do ar (1000 milibares = 1 bar = 1 atmosfera padrão) e o tefigrama para ilustrar a temperatura de um perfil vertical da atmosfera. Ele também foi co-autor de um dos primeiros trabalhos sobre poluição atmosférica, The Smoke Problem of Great Cities (1925).
Faz também hoje anos que nascia, em 1859, o Físico e engenheiro electrotécnico russo Alexander Stepanovich Popov. Ele foi aclamado na Russia como o inventor do Radio. Ao saber do trabalho de Hertz, em 1895 Popov construiu um aparelho que podia registar distúrbios eléctricos causados por raios. Ele aplicou‑o para receber sinais feitos pelo homem. Em 1896, ele demonstrou um sistema de radio-telégrafo que transmitia código Morse. Em Fevereiro de 1904, Popov demonstrou pela primeira vez a transmissão de rádio da voz humana. A sua invenção foi usada pela primeira vez pela marinha russa. No entanto, a primeira fábrica de rádios da Rússia foi estabelecida pela empresa Marconi.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1862, o Astrofísico e matemático suíço Robert Emden. Ele escreveu Gaskugeln (Gas Spheres, 1907), dando um modelo matemático de estrutura estelar como a expansão e compressão de esferas de gás, em que as forças de gravidade e pressão do gás estão em equilíbrio. Ele expandiu o trabalho anterior de J. H. Lane (1869) e A. Ritter (1878–83), que primeiro derivou equações que descrevem estrelas como substâncias químicas gasosas, corpos esféricos mantidos juntos por sua própria gravidade e obedecendo às leis dos gases conhecidas da termodinâmica. Por quatro décadas, a equação de Lane-Emden foi a base do trabalho teórico sobre a estrutura das estrelas: as suas temperaturas e pressões centrais, massas e equilíbrios.
Faz também hoje anos que nascia, em 1877, o inventor e empresário norte-americano Garrett Morgan. Ele inventou um creme para alisar o cabelo, uma embraiagem de automóvel, um dispositivo de respiração com capuz de segurança (1912) que ele aperfeiçoou como uma máscara de gás usada por alguns soldados na primeira Guerra Mundial, e um semáforo de trânsito. Quando ele inventou um semáforo em 1922 (não do tipo vermelho-amarelo-verde), vários outros semáforos já tinham sido patenteados por outros inventores.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1904, o Físico nuclear, cosmólogo e escritor americano nascido na Rússia George Gamow. Ele foi um dos principais defensores da teoria do Big Bang, que descreve a origem do universo como uma explosão colossal ocorrida há biliões de anos. Em 1954, ele expandiu os seus interesses em bioquímica e seu trabalho com ácido desoxirribonucleico (DNA) deu uma contribuição básica para a teoria genética moderna.
Por fim, faz hoje anos que nascia, em 1922, o cientista da computação inglês Geoff Tootill. Ele, com Tom Kilburn, juntou-se ao projecto de Frederick Williams para projectar uma memória de computador. Para testar a memória, um computador apelidado de “Baby” foi construído, que foi o primeiro computador do mundo com programas armazenados. A máquina usava um novo método para armazenar até 32 instruções ou números num visor de tubo de raios catódicos. A 21 de Junho de 1948, ele terminou seu primeiro teste bem-sucedido, gastando 52 minutos e cerca de três milhões e meio de operações aritméticas, para encontrar o factor adequado mais alto de 2^18.
Nesta semana que passou ficámos a saber que a SpaceX finalmente teve um sucesso com a aterragem do seu prototipo de foguetão Starship. Tendo manobrado correctamente até à Terra, este sucesso acaba por ser agridoce uma vez que passado cerca de 8 minutos do foguetão ter aterrado dá-se uma explosão que destroi completamente.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversas noticias, artigos científicos, projetos de maker assim como alguns videos interessantes. É apresentada a revista newelectronics de 23 de Fevereiro e o livro “Introduction to Scientific Programming with Python”.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.