Newsletter Nº197

Newsletter Nº197
Newsletter Nº197

Faz hoje anos que nascia, em 1804, John Deere. Este norte-americano foi pioneiro na invenção e fabrico de equipamentos agrícolas. Como ferreiro numa cidade de pradarias nos EUA, ele fazia frequentemente reparações nos arados de madeira e ferro fundido do leste dos EUA porque os solos locais eram pesados e pegajosos. Em 1838, ele produziu mais três arados de aço adequados para o seu novo projecto, e mais nos anos seguintes, que se expandiram para o negócio de máquinas agrícolas que ele começou a mudar para Moline, Illinois (1847). Noutros dez anos, a sua produção anual aumentou dez vezes. Originalmente usando aço inglês importado em vez de ferro fundido, ele converteu-se ao aço produzido nos EUA quando as siderurgias de aço de Pittsburgh puderam fornecer um produto adequado. A empresa diversificou com a produção de grades, brocas, cultivadores e vagões.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1877, G. H. Hardy. Este matemático inglês ficou conhecido pelo seu trabalho na teoria dos números e análise matemática. Os interesses de Hardy cobriam muitos tópicos de matemática pura – análise diofantina, somatória de séries divergentes, séries de Fourier, a função zeta de Riemann e a distribuição de primos. Embora Hardy se considere um matemático puro, no início de sua carreira, ele ainda trabalhou em matemática aplicada quando formulou uma lei que descreve como proporções de características genéticas dominantes e recessivas se propagam em uma grande população (1908). Hardy considerou que não é importante, mas provou ser de grande importância na distribuição de grupos sanguíneos. Como também foi descoberto independentemente por Weinberg, e é conhecido como o princípio de Hardy-Weinberg.

Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1926, Konstantin Feoktistov. Este Cosmonauta e engenheiro espacial russo ficou conhecido por, a partir de 1955, fazer parte da equipa que projetou as naves espaciais Sputnik, Vostok, Voskhod e Soyuz sob a liderança de Sergey Korolev. Ele treinou como um cosmonauta, e finalmente foi lançado a 12 de Outubro de 1964 para 16 órbitas terrestres como um dos tripulantes de Voskhod 1 (com Vladimir M. Komarov e Boris B. Yegorov), o primeiro voo espacial multi-manto do mundo. Apenas dez pessoas estavam em órbita antes da missão Voskhod 1. Quando a sua carreira como cosmonauta terminou por razões médicas, ele continuou como engenheiro espacial tornando-se chefe do departamento de design espacial soviético que projetou as estações espaciais Salyut e Mir.

Nesta semana que passou ficámos a saber que o Norte magnético da Terra está a deslocar-se rapidamente do Ártico canadiano em direcção à Sibéria. Normalmente, uma versão nova e atualizada do World Magnetic Model (WMM) é lançada a cada cinco anos. Com o último lançamento em 2015, a próxima versão está prevista para lançamento no final de 2019. Devido a variações não planeadas na região do Ártico, os cientistas lançaram um novo modelo para representar com mais precisão a mudança do campo magnético entre 2015 e agora. Esta actualização fora de ciclo antes do lançamento oficial do WMM2020 no próximo ano garantirá navegação segura para aplicações militares, companhias aéreas comerciais, operações de busca e salvamento e outras que operam em torno do Polo Norte.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.