Faz hoje anos que nascia, em 1852, Jacobus Henricus Van’t Hoff. Este Químico e físico holandês foi o primeiro vencedor do Prémio Nobel de Química (1901) “em reconhecimento pelos serviços extraordinários que ele prestou pela descoberta das leis da dinâmica química e pressão osmótica em soluções.” Na estéreo-química, em 1874, ele identificou as quatro ligações químicas do carbono como tendo um arranjo tetraédrico, que explicou como certas moléculas podem ser arranjadas diferentemente com os mesmos átomos para dar isómero à esquerda e à direita. (Achille Bel chegou independentemente na mesma conclusão mais ou menos na mesma época.) Com relação à pressão osmótica de líquidos, ele derivou leis (1886) para soluções diluídas semelhantes às leis de gases de Robert Boyle e Joseph Gay-Lussac. Estas relações permitiram a determinação experimental do peso molecular de uma substância em solução.
Faz também anos hoje que nascia, em 1863, Sergey Prokudin-Gorsky. Este químico e fotógrafo russo ficou conhecido pelo seu trabalho pioneiro em fotografia colorida e seu esforço para documentar a Rússia do início do século XX. Usando uma câmara escura fornecida pelo czar Nicolau II, Prokudin-Gorsky viajou pelo Império Russo de 1909 a 1915 usando sua fotografia colorida de três imagens para registar muitos dos seus aspectos. Enquanto alguns de seus negativos foram perdidos, a maioria acabou na Biblioteca do Congresso dos EUA após sua morte. A partir de 2000, os negativos foram digitalizados e a cor triplica para cada assunto digitalmente combinada para produzir centenas de imagens coloridas de alta qualidade da Rússia do século passado.
Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1871, Ernest Rutherford. Este físico neozelandês-inglês lançou as bases para o desenvolvimento da física nuclear. Ele colaborou com Frederick Soddy no estudo da radioactividade. Em Setembro de 1898, ele datou um artigo nomeando partículas alfa e partículas beta (a radiação gama foi descoberta em 1900 por Paul Villard) no ano seguinte. Em 1905, com Soddy, ele anunciou que o decaimento radioactivo envolve uma série de transformações. Em 1907, com Hans Geiger e Ernest Marsden, ele desenvolveu a experiência de espalhar partículas alfa que levou, em 1911, à descoberta do núcleo atómico. Em 1919 ele conseguiu a divisão artificial de átomos leves. Em 1908 ele foi premiado com o Prémio Nobel de Química.
Faz também anos hoje que nascia, em 1884, Theodor Svedberg. Este químico sueco ganhou o Prémio Nobel de Química de 1926 pelo seu estudo da química de colóides e sua invenção de uma ultra-centrífuga (1923) como uma técnica para investigar os pesos moleculares de moléculas muito grandes. Ele mostrou que os pesos moleculares das proteínas eram muito maiores do que se pensava originalmente (a hemoglobina, por exemplo, tem um peso molecular de cerca de 68.000). Já que as medições de peso repetidamente deram os mesmos valores, o que implica que as partículas tinham um tamanho e composição definidos, Svedberg assim refutou o modelo de Wilhelm Ostwald de conjuntos irregulares de moléculas menores. Svedberg também contribuiu para o desenvolvimento do ciclotron e do processo de eletroforese da análise química.
Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1907, John Mauchly. Este engenheiro e físico norte-americano, com John P. Eckert inventou (1946) o Electronic Numerical Integrator and Computer (ENIAC), o primeiro computador electrónico de utilização genérica. Mauchly inicialmente concebeu a arquitectura do computador e Eckert possuía as habilidades de engenharia para dar vida à ideia. O ENIAC foi desenvolvido para o Departamento de Artilharia do Exército dos EUA como o que provavelmente foi o primeiro computador electrónico de utilização genérica. Era uma máquina vasta, consumia 100 kW de energia eléctrica e continha 18.000 válvulas electrónicas. O seu bem-sucedido computador UNIVAC lançado em 1951 foi o primeiro computador comercial e introduziu fita magnética para programação.
Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1912, Edward Mills Purcell. Este físico norte-americano dividiu o Prémio Nobel de Física de 1952 com Felix Bloch pelo desenvolvimento independente da ressonância magnética nuclear (RMN) em líquidos e sólidos. A RMN tornou-se uma poderosa ferramenta amplamente utilizada para estudar a estrutura molecular de materiais puros e a composição de misturas. O método detecta e mede os campos magnéticos dos núcleos atómicos.
Esta semana ficámos a saber que um sistema de condução autónoma esta a ser testado em Táxis no Japão. Um táxi autónomo conseguiu levar os passageiros pelas movimentadas ruas de Tóquio, aumentando a perspectiva de que o serviço esteja pronto a tempo de transportar atletas e turistas entre os locais desportivos e o centro da cidade durante os Jogos Olímpicos de Verão de 2020. A ZMP, empresa que desenvolve a tecnologia de condução autónoma, e a empresa de táxis Hinomaru Kotsu, afirmam que os testes de estrada, que começaram esta semana, são os primeiros do mundo a envolver taxistas sem motorista e passageiros com tarifas pagas.
Também esta semana ficámos a saber que a Tesla planeia abrir seu software de segurança de veículos gratuitamente para outras empresas para um futuro mais seguro e autónomo. Com o aumento esperado de veículos autónomos e mais conectados, surge um risco maior de hackear esses veículos com intenções destrutivas. Elon Musk acha que o software de segurança da Tesla é a melhor solução e ele planeia abrir o código gratuitamente para outras empresas para um futuro mais seguro.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker. É apresentada a revista MagPI nº73 de Setembro.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.