Faz hoje anos que nascia, em 1788, Leopold Gmelin. Este químico alemão descobriu o ferro-cianeto de potássio (1822), inventou o teste de Gmelin para pigmentos biliares e pesquisou a química da digestão. Ele publicou o notável Handbook of Chemistry para pesquisar exaustivamente o assunto. Esta foi a primeira actualização completa desde o tempo de Lavoisier. A química orgânica foi um dos três volumes da primeira edição (1817). Assim, Gmelin reforçou a distinção entre compostos inorgânicos, assim como Berzelius, que cunhou o nome orgânico, apenas uma década antes, para substâncias encontradas em tecidos vivos ou outrora vivos. Na quarta edição (1843), o trabalho de Gmelin expandiu-se para nove volumes, dos quais seis eram sobre química orgânica. Gmelin atribuiu os nomes de éster, cetona e ácido racémico.
Faz também anos hoje que nascia, em 1820, John Tyndall. Este físico irlandês demonstrou o porquê do céu ser azul. Ele tornou-se conhecido para o mundo científico em 1848 como autor de um trabalho substancial sobre cristais. Ele estudou as propriedades acústicas da atmosfera e a cor azul do céu, que ele sugeriu ser devido à dispersão da luz por pequenas partículas de água. A sua reputação científica inicial foi baseada num estudo de dia-magnetismo. Ele realizou pesquisas sobre o calor radiante, estudou a geração espontânea e a teoria dos germes da doença, o movimento dos glaciares, o som, a difusão da luz na atmosfera e uma série de tópicos relacionados. Ele mostrou que o ozono era um aglomerado de oxigénio em vez de um composto de hidrogénio, e inventou o respirador firemans e fez outras invenções menos conhecidas, incluindo melhores alertas de nevoeiro. Uma de suas invenções mais importantes, o tubo de luz, levou ao desenvolvimento de fibra óptica. O moderno instrumento de luz é conhecido como gastroscópio, que permite observações internas do estômago do paciente sem cirurgia.
Faz igualmente hoje anos que nascia, em 1835, Elisha Gray. Este inventor norte-americano submeteu as suas ideias para um telefone no escritório de patentes (14 de Fevereiro de 1876) poucas horas depois de Alexander Graham Bell. Numa famosa batalha legal, Bell recebeu prioridade. Gray trabalhou mais tarde para a Western Electric, onde projectou a impressora telegráfica, a caixa de resposta da A.D.T., e o anunciador de agulha, entre outras invenções. Ele também foi o criador acidental do primeiro instrumento musical electrónico, um oscilador básico de uma única nota usando um circuito electromagnético auto-vibrante. Para ouvir essa nota, ele fez um dispositivo de alto-falante simples com um diafragma vibrando num campo magnético. O seu primeiro “telégrafo musical” ou “telégrafo harmónico” tinha circuitos de uma única nota suficientes para tocar duas oitavas e, mais tarde, ele acrescentava um controle de roda de tom simples.
Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1943, Frank A. Perret. Este engenheiro e inventor norte-americano que mais tarde se tornou um vulcanólogo de campo pioneiro. Usando a sua experiência anterior nos laboratórios de Thomas Edison, aos 20 anos, Perret co-fundou a Elektron Mfg Co. em Brooklyn, NY, desenvolvendo os motores, dínamos e controles eléctricos que a empresa fabricava (e mais tarde, elevadores). O primeiro elevador eléctrico americano (1887) foi provavelmente alimentado por um motor Elektron. Ele começou uma segunda carreira em 1904 como um vulcanólogo, usando o seu conhecimento eléctrico para medir sua actividade sísmica. Ele tornou-se conhecido por seus estudos no Vesúvio (1906), Etna (1910), Stromboli e Kilauea (1911). A partir de 1929, ele viveu no sopé do Mont Pelée, Martinica, onde fundou um memorial museu vulcânico.
Nesta semana que passou foi publicado um estudo que apresenta dados, obtidos a partir da leitura de varrimentos de radar, da existência de um reservatório de agua em Marte. Este tem cerca de 19 km de comprimento e encontra-se perto do pólo sul deste planeta. Este reservatório de agua salgada não é provavelmente o único. “Existem outras áreas que parecem semelhantes. Não há razão para dizer que este é o único”, diz Elena Pettinelli, da Universidade Roma Tre, na Itália, co-autora do jornal que relatou a descoberta na revista Science.
Também esta semana ficámos a saber que a Estação Espacial Internacional é oficialmente o lar da experiência mais fria no espaço. O Laboratório Cold Atom da NASA (CAL) foi instalado no laboratório científico da estação nos EUA no final de maio e agora produz nuvens de átomos super-frios conhecidos como condensados de Bose-Einstein. Essas “BECs” atingem temperaturas muito pouco acima do zero absoluto, o ponto em que os átomos deveriam teoricamente parar de se mover inteiramente. Esta é a primeira vez que os BECs já foram produzidos em órbita. O CAL é uma instalação multi-utilizador dedicada ao estudo de leis fundamentais da natureza usando gases quânticos ultra-frios em micro-gravidade. Átomos frios são partículas quânticas de longa duração, precisamente controladas, que fornecem uma plataforma ideal para o estudo de fenómenos quânticos e potenciais aplicações de tecnologias quânticas.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. É apresentada a revista newlectronics de 24 de Julho.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.