Faz hoje anos que nascia, em 1785, Jean-Charles-Athanase Peltier. Este físico francês descobriu o efeito que tem o seu nome — Peltier (1834), que é criado na junção de dois metais dissimilares, uma corrente eléctrica que produzirá calor ou frio, dependendo da direcção do fluxo de corrente. Em 1812, Peltier recebeu uma herança suficiente para se retirar da relojoaria e procurar um interesse diverso em frenologia, anatomia, microscopia e meteorologia. Peltier fez um termóstato termoeléctrico para medir a distribuição da temperatura ao longo de uma série de circuitos termo-pares, dos quais descobriu o efeito Peltier. Lenz conseguiu congelar a água por este método. A sua importância não foi totalmente reconhecida até ao posterior trabalho termodinâmico de Kelvin. O efeito agora é usado em dispositivos para medir unidades de refrigeração de temperatura e sem compressão.
Faz também anos hoje que nascia, em 1857, Heinrich Rudolf Hertz. Este físico alemão foi o primeiro a transmitir e receber ondas de rádio. Estudou sob Kirchhoff e Helmholtz em Berlim, e tornou-se professor em Bona, em 1889. O seu principal trabalho foi sobre ondas electromagnéticas (1887). Hertz gerou ondas eléctricas por meio da descarga oscilatória de um condensador através de um “loop” fornecido com uma faísca e depois detectando-os com um tipo de circuito semelhante. O condensador de Hertz era um par de hastes de metal, colocadas de ponta a ponta com um pequeno espaço para uma faísca entre eles. Hertz também foi o primeiro a descobrir o efeito fotoeléctrico. A unidade de frequência — um ciclo por segundo — é nomeada após ele. Infelizmente Hertz faleceu por envenenamento de sangue em 1894 aos 37 anos.
Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1900, Paul Kollsman. Este engenheiro germano-americano inventou o primeiro altímetro barométrico preciso do mundo, que se tornou vital para a segurança da aviação. O altímetro barométrico original era um instrumento simples que mostrava altitude ao detectar a pressão barométrica, com uma precisão de 20 pés. Em 24 de Setembro de 1929, o histórico “voo cego” de Jimmy Doolittle provou que o altímetro Kollsman tornou possível a navegação “voando pelos instrumentos”. O dispositivo era amplamente conhecido como a “Janela Kollsman” porque incluiu uma janela para marcar uma configuração manual para calibrar a pressão barométrica no nível actual do mar. A invenção desempenhou um papel importante no estabelecimento do serviço aéreo agendado de rotina nos EUA e em todo o mundo.
Por fim, faz anos hoje que nascia, em 1902, Fritz Strassmann. Este químico e físico alemão, com Otto Hahn e Lise Mietner, descobriu a fissão nuclear induzida por neutrões em urânio e, dessa forma, criou o campo de energia atómica usado tanto na bomba atómica para a guerra como nos reactores nucleares para produzir electricidade. As técnicas de química analítica de Strassmann mostraram os elementos mais leves produzidos a partir do bombardeamento de neutrões, que foram o resultado da divisão do átomo de urânio em dois átomos mais leves. Mais cedo na sua carreira, Strassmann desenvolveu a técnica do rubidium-estrôncio de amostras geológicas datadas por rádio.
Na semana que passou, a Yandex passou por um outro marco importante na missão de alcançar um carro sem condutor de nível 5, que começou com o lançamento do protótipo de maio de 2017. O carro autónomo Yandex.Taxi navegou com segurança nas ruas de Moscovo depois de uma recente tempestade de neve gerindo interacções com o tráfego, peões, veículos estacionados e outros perigos rodoviários nas ruas com neve e gelo. A movimentação, que ocorreu durante a precipitação leve e temperaturas de ‑6 ° C (21 ° F), foi um teste avançado que desafia o veículo com condições climáticas de inverno na via pública.
Também esta semana que passou a Boring Company de Elon Musk conseguiu uma licença para preparação e escavação preliminar de um local na capital Norte-Americana. Isto poderá significar, caso o projecto se concretize que a viagem entre Washington e Nova York demore cerca de 29 minutos usando o Hyperloop. Uma redução que seria muito significativa das actuais 3 horas.
Esta semana que passou ficámos também a saber que o relógio de 10.000 anos está a ser construído com o apoio de Jeff Bezos numa montanha nos EUA. Trata-se de um relógio especial, projectado para ser um símbolo, um ícone para o pensamento de longo prazo. É de escala monumental dentro de uma montanha no oeste do Texas. O pai do Relógio é Danny Hillis. Ele tem pensado e trabalhado no Relógio desde 1989. Ele queria construir um Relógio que marca uma vez por ano, onde a mão do século avança uma vez a cada 100 anos, e o cuco sai no milénio.
Ainda esta semana, no Dubai está a ser construída a primeira villa impressa em 3D que ficará pronta dentro de dois meses. Esta tecnologia será usada para construir moradias num programa de habitação governamental. A impressão em 3D reduzirá os custos de construção e reduzirá os prazos de entrega. Espera-se que a tecnologia perturbe forma como a indústria da construção funciona.
Por fim, hoje foi lançado com sucesso o foguetão Falcon 9 da SpaceX transportando um satélite de imagem de radar espanhol e dois satélites de demonstração para a constelação de banda larga Starlink de banda larga proposta pela SpaceX. Às 9:17, hora local, o lançamento ocorreu na Base da Força Aérea de Vandenberg na Califórnia e levou os três satélites para a baixa órbita terrestre, colocando o satélite radar PAZ 11 minutos após o levantamento. Elon Musk, fundador e CEO da SpaceX, confirmou a colocação bem sucedida dos satélites de demonstração Starlink, denominados TinTin A e B, via Twitter cerca de 80 minutos após o levantamento.
Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentada também a revista MagPi nº67 de Março.
Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.