Newsletter Nº146

Newsletter Nº146
Newsletter Nº146

Faz hoje anos que nascia, em 1564, Galileo Galilei. Este filósofo natural italiano aplicou técnicas do método científico para fazer descobertas significativas na física e astronomia. As suas grandes realizações incluem o aperfeiçoamento (embora não inventando) do telescópio e contribuições consequentes para a astronomia. Estudou a ciência do movimento, a inércia, a lei da queda dos corpos e as trajectórias parabólicas. A sua formulação do método científico iguala escritos de Francis Bacon. O seu progresso chegou com um preço, quando as suas ideias estavam em conflito com o dogma religioso da época.

Faz também anos hoje que nascia, em 1827, Francis Pratt. Este engenheiro mecânico norte-americano e fabricante de máquinas-ferramentas ficou conhecido por, em 1855, ter produzido a fresadora “Lincoln”, que usava uma ferramenta de parafusos para melhorar o anterior projecto de cremalheira e pinhão de F.W. Howe. Pratt formou uma parceria com Amos Whitney em 1860 e, em conjunto, desenvolveu o sistema de peças intercambiáveis que foram pioneiras por Samuel Colt, Elisha Root, o primo de Amos Eli Whitney e outros. Isso, por sua vez, levou à necessidade de estabelecer padrões nacionais de medição. A Companhia Pratt & Whitney foi criada em 1869, fazendo vários tipos de medidores para possibilitar esses padrões na fabricação, fazendo ferramentas mecânicas em especial para a indústria de armamento.

Faz igualmente anos hoje que nascia, em 1834, William Henry Preece. Este engenheiro electrotécnico galês foi uma figura importante no desenvolvimento e introdução do telegrafo sem fio e do telefone na Grã-Bretanha. O interesse de Preece em electricidade aplicada e engenharia telegráfica foi desenvolvido como um estudante de graduação sob Michael Faraday. Durante 29 anos, a partir de 1870, foi engenheiro no sistema telegráfico do Correio e contribuiu com muitas invenções e melhorias, incluindo um sistema de sinalização ferroviária que aumentou a segurança ferroviária. Um pioneiro na telegrafia sem fio, ele originou seu próprio sistema em 1892. Ele incentivou Guglielmo Marconi, obtendo assistência do Correio por seu trabalho. Preece também introduziu na Grã-Bretanha os primeiros telefones Bell.

Faz também anos hoje que nascia, em 1845, Robert Wood Johnson. Este fabricante norte-americano ficou conhecido por, com seus dois irmãos, ter fundado a Johnson & Johnson Corporation, para fazer curativos cirúrgicos (1885) e foi seu primeiro presidente. Em 1876, ele inspirou-se numa palestra do notável cirurgião inglês Sir Joseph Lister, pioneiro da cirurgia anti-séptica. Johnson estabeleceu para criar um curativo cirúrgico pronto e que poderia ser usado sem risco de contaminação. Ele trabalhou para desenvolver um curativo que poderia permanecer tão livre de germes quanto possível entre suas fábricas e seus usos médicos em todo o país. Ele também trabalhou para melhorar as práticas sanitárias no século XIX. Ao longo do tempo, a empresa diversificou-se em muitos mais produtos de consumo e agora vende uma ampla gama de produtos de saúde em todo o mundo.

Por fim também anos hoje que nasciam, em 1861,[Alfred North Whitehead e Charles Édouard Guillaume. O primeiro era um matemático e filósofo inglês, que trabalhou em lógica, física, filosofia da ciência e metafísica. Ele é mais conhecido pelo seu trabalho com Bertrand Russell num dos livros mais famosos do século, Principia Mathematica (1910-13) para demonstrar que a lógica é a base para toda a matemática. Na física (1910-24), o seu trabalho mais conhecido era uma teoria da gravidade, que competia com a relatividade geral de Einstein por muitas décadas. Posteriormente, a partir de 1924, em Harvard, ele trabalhou em questões mais gerais de filosofia do que em matemática, incluindo o desenvolvimento de um sistema metafísico abrangente o que passou a ser conhecido como filosofia de processo. O Segundo, Charles, era um Físico francês que estudou ligas de ferro-níquel e descobriu a Invar (uma liga de níquel-aço) que lhe permitiu conquistar o Prémio Nobel de Física em 1920. Em 1883, Guillaume tornou-se assistente do novo Escritório Internacional de Pesos e Medidas em Sèvres, perto de Paris, e tornou-se seu director (1915-36). Ele estava preocupado com a termometria; e desenvolver os padrões internacionais para o medidor, o quilograma e o litro. A partir de 1890, investigou intensamente várias ligas. Após um estudo metódico de ligas de níquel-aço, ele inventou a liga invar, tendo uma expansão muito pequena com aumento de temperatura, foi imediatamente adoptada em molas de relógios e outros componentes. Ele também produziu elinvar, com uma elasticidade que permanece quase constante numa ampla gama de temperaturas.

Nesta semana que passou ficámos a saber que a equipa olímpica dos EUA de trenó constrói o seu trenó através de um processo 3D. Este permite-lhes desenhar e construir o trenó com a especificações exactas para o atleta.

Esta semana também ficámos a saber que uma equipa de cirurgiões usam o Microsoft HoloLens para “ver dentro” dos pacientes antes de fazerem operações neles. Uma equipa do Imperial College London está a usar dispositivos HoloLens nas salas de operação para que eles possam detectar os principais vasos sanguíneos, ossos e músculos, tornando os procedimentos mais rápidos e seguros.
O HoloLens permite que os cirurgiões façam exames de tomografia computadorizada que já foram completados e sobreponham modelos digitais 3D deles no membro de um paciente durante a cirurgia reconstrutiva.

Esta semana também ficámos a conhecer a proeza de David Nadlinger, que apreende átomos para sua pesquisa de computação quântica na Universidade de Oxford. Ele capturou uma imagem em 7 de Agosto usando uma câmara DSLR padrão. A foto mostra um pinpick de um átomo de estrôncio carregado positivamente iluminado por uma luz azul-violeta num fundo preto. O átomo é mantido quase imóvel por um campo eléctrico que emana de dois eléctrodos metálicos colocados de cada lado. A distância entre as pontas de agulha pequenas da armadilha de iões é inferior a 0,08 de polegada. Trata-se de uma proeza rara que foi partilhada ao mundo através de equipamento normal.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como um modelo 3D que poderá ser útil. São apresentadas as revistas newelectronics de 13 de Fevereiro e a Hackspace nº4.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.