Newsletter Nº99

Newsletter Nº99
Newsletter Nº99

Faz hoje anos que nascia em 1749 Pierre-Simon Laplace. A este estudioso francês são atribuídos diversos avanços nas áreas da matemática, estatística, física e astronomia. O seu trabalho permitiu que o estudo geométrico da mecânica clássica passasse a ser baseado no cálculo, criando as bases para uma gama mais ampla de problemas. Na estatística, a interpretação bayesiana da probabilidade foi desenvolvida principalmente por Laplace. Laplace formulou a equação de Laplace e foi pioneiro na transformada de Laplace que aparece associada a muitos ramos da física matemática, um campo onde ele assumiu um papel de liderança na formação. O operador diferencial laplaciano, amplamente utilizado em matemática, também é nomeado após ele. Ele reafirmou e desenvolveu a hipótese nebular da origem do Sistema Solar e foi um dos primeiros cientistas a postular a existência de buracos negros e a noção de colapso gravitacional.
Faz hoje anos também que nascia Edward Norton Lorenz. Este matemático norte-americano nascido em 1917 ficou conhecido pela teoria dos caos que enunciou relacionada com fenómenos atmosféricos. Nesta inclui-se o efeito borboleta onde pequenas causas podem ter grandes efeitos. Inicialmente, foi usado com a previsão do tempo, mas mais tarde o termo se tornou uma metáfora usada dentro e fora da ciência. É a este matemático também atribuído o atrator de Lorenz. Trata-se de um sistema de equações diferenciais ordinárias estudado pela primeira vez por este matemático. É notável por ter soluções caóticas para certos valores de parâmetros e condições iniciais. Em particular, o atrator Lorenz é um conjunto de soluções caóticas do sistema Lorenz que, quando desenhadas, se assemelham a uma borboleta ou figura oito.

Esta semana ficámos a saber que a NASA está a criar uma Internet espacial. Trata-se de um sistema de comunicações usando laser e que tem o potencial para revolucionar as comunicações espaciais.
Ficámos igualmente a sabe que uma equipa de cientistas conseguiu bater o recorde de eficiência de captação de energia solar. A Kaneka Corporation desenvolveu um painel solar de silício cristalino de alta eficiência de conversão. Conseguiram estabelecer o recorde de 26.33% num painel solar de silício cristalino com um tamanho prático (180 cm2).
Por fim, o telescopio Hubble detecta buraco negro supermassivo a grande distância do centro galáctico. O buraco negro foi ‘empurrado’ para fora do centro da galáxia 3C186, localizada a uma distância aproximada de oito mil milhões de anos-luz da Terra, provavelmente devido à energia exercida pela radiação gravitacional. As imagens da galáxia captadas pelo telescópio espacial Hubble, operado pela ESA, revelam um quasar brilhante, a assinatura da energia de um buraco negro activo, situado longe do núcleo da galáxia.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentado também cinco livros, todos eles da Usborne sobre diversos temas relacionados com programação.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.