Newsletter Nº98

Newsletter Nº98
Newsletter Nº98

Foi a 16 de Março de 1789 que nasceu Georg Ohm. Este físico e matemático alemão, ficou conhecido pela Lei que tem o seu nome. Enquanto professor, Ohm começou as suas pesquisas com a nova célula electroquímica que tinha sido inventada por Alexander Volta e, usando um equipamento por si criado, descobriu que existe uma proporcionalidade directa entre a diferença de potencial (tensão) aplicada a um condutor e a corrente eléctrica resultante. Faz, também anos hoje que nascia Richard Stallman. Nascido em Nova-Iorque, este norte-americano foi o responsável pelo lançamento em 1983 do movimento open-source GNU Project. É o criador do famoso GNU Emacs e participou a criação do Compilador de C da GNU – GCC. É o fundador da FSF – Free Software Foundation e foi um pioneiro na definição do conceito de “Copyleft”. Deste conceito nasceu posteriormente a licença GPL – GNU General Public License. Faz anos hoje também o norte-americano Andrew S. Tanenbaum. Este professor de ciências da computação é conhecido por ter criado um clone do UNIX, designado por MINIX e pelos seus livros relacionados com sistemas operativos. O seu livro “Operating Systems: Design and Implementation” e o MINIX serviram de inspiração para que Linus Torvalds criasse o Linux.

Esta semana ficámos a saber que a China está a preparar uma missão tripulada à Lua. A Intel anunciou a aquisição da empresa de origem Israelita Mobileye. Esta empresa é uma empresa tecnológica que desenvolve sistemas de apoio avançado à condução. Este passo é sem dúvida uma consolidação do interesse que a Intel tem na área dos veículos de condução autónoma e que vai ser sem duvida o grande desafio dos tempos mais próximos. Por fim, a Google anunciou um novo codificador de ficheiros JPEG designado por Guetzli, que mantendo a compatibilidade com o formato consegue taxas de compressão 35% melhores que os atuais sistemas, mantendo a qualidade. Este sistema foi disponibilizado em Open-Source.

Na Newsletter desta semana apresentamos diversos projetos de maker assim como alguns modelos 3D que poderão ser úteis. É apresentado também dois livros, um sobre uma coleção de circuitos com Op Amp e outro sobre o Raspberry Pi para a Educação. Saiu também a revista newelectronics de 14 de Março.

Esta Newsletter encontra-se mais uma vez disponível no sistema documenta do altLab. Todas as Newsletters encontram-se indexadas no link.