Newsletter Nº88

Newsletter Nº88
News­let­ter Nº88

No ano de 2016 assis­ti­mos ao lan­ça­men­to da nova nor­ma Blu­e­to­oth® 5, a Wi-Fi Alli­an­ce® intro­duz a rede Wi-Fi HaLow™ e a União Euro­peia está a pre­pa­rar-se para que no espa­ço euro­peu exis­ta Wifi grá­tis em todo o lado até 2020. A fun­da­ção Rasp­ber­ry Pi lan­ça o Rasp­ber­ry pi 3 e atin­ge 10 milhões de Rasp­ber­rys ven­di­dos. A fabri­ca­ção de chips encon­tra-se ago­ra nos 7nm com a GLOBALFOUNDRIES, a ARM com a TSMC e a AMD a pro­du­zi­rem chips com estas espe­ci­fi­ca­ções. Foi pro­du­zi­do em 2016 o pri­mei­ro Pro­ces­sa­dor com 1,000 Cores — o Kilo­Co­re. A Ama­zon dis­po­ni­bi­li­zou na sua cloud EC2 GPUs para com­pu­ta­ção. A Micro­se­mi foi o pri­mei­ro for­ne­ce­dor de FPGA a ofe­re­cer a arqui­tec­tu­ra aber­ta RISC‑V. Des­co­briu-se que bas­ta um sim­ples ins­tru­ção para con­ge­lar os pro­ces­sa­do­res da fami­lia Sky­la­ke da Intel. No Japão, a últi­ma fábri­ca de pro­du­ção de Video Gra­va­do­res VHS encer­rou a sua pro­du­ção. A Atmel foi adqui­ri­da pela Micro­chip. A Sony adqui­riu a Altair Semi­con­duc­tor. A Pre­mi­er Far­nell foi adqui­ri­da pela DATWYLER. A Qual­comm com­prou a NXP. A Ana­log Devi­ces e a Line­ar Tech­no­logy jun­ta­ram-se para cri­ar uma nova com­pa­nhia. A Intel adqui­riu a Ner­va­na e a Com­pu­ter Visi­on. E final­men­te os “dois” Ardui­nos vol­ta­ram-se a jun­tar. A Rene­sas com­pra a Inter­sil cri­an­do um dos for­ne­ce­do­res de solu­ções inte­gra­das. A Soft­Bank jun­ta-se à ARM. Fale­ceu em 2016, Andrew S. Gro­ve, um dos fun­da­do­res da Intel

No cam­po da inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al o Alpha­Go, supe­rou o desa­fio de ganhar aos huma­nos as par­ti­das de Go. A Micro­soft desen­vol­ve sis­te­ma de inte­li­gên­cia arti­fi­ci­al para aju­dar os Médi­cos a encon­tra­rem os tra­ta­men­tos ade­qua­dos para o can­cro. Um homem tetra­plé­gi­co con­se­guiu mover a mão ape­nas com a men­te. Na Irlan­da do Nor­te, uma cri­an­ça rece­beu o pri­mei­ro trans­plan­te de um rim recor­ren­do a impres­são 3D. Uma cri­an­ça de 9 anos cons­truiu uma mão mecâ­ni­ca para o seu pro­fes­sor. A NVIDIA apre­sen­tou o Xavi­er, um super­com­pu­ta­dor para o Futu­ro do trans­por­te autó­no­mo. O Hyper­lo­op One para além de ter alcan­ça­do os 187kph na pri­mei­ra vol­ta de tes­te ain­da abriu a sua pri­mei­ra fábri­ca e já esta­be­le­ceu uma par­ce­ria no Dubai para a cons­tru­ção do pri­mei­ro hyper­lo­op para carga.

O avião solar Sola­rIm­plu­se fez his­tó­ria com­ple­tan­do a pri­mei­ra via­gem a vol­ta da Ter­ra. Em Ingla­ter­ra, em Fran­ça e na Ama­zó­nia são dados os pri­mei­ros pas­sos para a entre­ga de enco­men­das usan­do Dro­nes. A Dis­ney World incor­po­rou no seu espec­tá­cu­lo o uso de dro­nes para faze­rem core­o­gra­fi­as de luz. O Solar Voya­ger — navio autó­no­mo — fez his­tó­ria cru­zan­do o oce­a­no Atlan­ti­co ape­nas com recur­so a ener­gia solar. A rede de saté­li­tes de geo­po­si­ci­o­na­men­to Gali­leo ficou ope­ra­ci­o­nal. Depois dos pri­mei­ros 14 saté­li­tes, mais 4 foram colo­ca­dos em órbi­ta dis­po­bi­li­zan­do a quan­ti­da­de míni­ma para o fun­ci­o­na­men­to des­ta rede. Depois de alguns suces­sos, a Spa­ceX teve um pro­ble­ma e explo­diu o fogue­tão Fal­con 9 que iria levar entrou outras coi­sas um saté­li­te do Face­bo­ok Internet.org. No cam­po dos fra­cas­sos a son­da Schi­a­pa­rel­li cho­cou con­tra a super­fí­cie de Mar­te impe­din­do a con­clu­são da sua mis­são. Tam­bém ficá­mos a saber que a esta­ção espa­ci­al Tiangong‑1 irá des­pe­nhar-se na Ter­ra algu­res este ano de 2017. Os sím­bo­los qui­mi­cos dos ele­men­tos ató­mi­cos 113, 115, 117 e 118 foram atribuidos.

Depois de ter redu­zi­do a fatu­ra do cus­to arre­fe­ci­men­to dos data­cen­ter em 40%, a Goo­gle pre­pa­ra-se para usar ape­nas ener­gi­as reno­vá­veis para as suas neces­si­da­de ener­gé­ti­cas. A Pana­so­nic desen­vol­veu uma bate­ria de iões de lítio que é dobrá­vel e flé­xi­vel. No cam­po da tec­no­lo­gi­as aber­tas, a SiFi­ve apre­sen­tou a pri­mei­ra pla­ta­for­ma de chip open sour­ce para a indus­tria. A Micro­soft abriu a lin­gua­gem P para o IoT. A Goo­gle desen­vol­veu e dis­po­ni­bi­li­zou em open sour­ce um sis­te­ma de fon­tes — Noto — que cobre cer­ca de 800 lín­guas e tem mais de 110,000 caracteres.

O Linux 4.4 foi lan­ça­do assim como o Ubun­tu 16.04 LTS, o macOS Sier­ra e o mbed OS 5.2. A Nor­ma HTML 5.1 foi publi­ca­da assim como a espe­ci­fi­ca­ção do Javas­cript — ECMAS­cript® 2016. Ficou igual­men­te dis­po­ní­vel o Ubun­tu para o Win­dows tam­bém conhe­ci­do como bash for Win­dows. O mai­or núme­ro pri­mo conhe­ci­do é o 2^274,207,281–1. Tra­ta-se de um núme­ro com cer­ca de 22 milhões de dígi­tos. Ondas gra­vi­ta­ci­o­nais foram dete­ta­das 100 anos depois da pre­vi­são de Abert Eins­tein. Um tuba­rão com cer­ca de 400 anos foi descoberto.

Come­mo­ra-se hoje o nas­ci­men­to de King C. Gil­let­te, este inven­tor Nor­te-Ame­ri­ca­no ficou mun­di­al­men­te conhe­ci­do pela sua inven­ção da lâmi­na de bar­be­ar fina e des­car­tá­vel. Faz tam­bém anos hoje que nas­cia David Wil­kin­son em 1771 nos Esta­dos Uni­dos. Ete enge­nhei­ro meca­ni­co é res­pon­sá­vel pela inven­ção do tor­no para fazer ros­cas de para­fu­so. Este inven­to foi par­ti­cu­lar­men­te impor­tan­te no desen­vol­vi­men­to da indus­tria da maqui­na­ria no ini­cio do sécu­lo 19.

Nes­ta pri­mei­ra sema­na de 2017, come­çou a CES 2017 em Las Vegas, e dela che­gam novi­da­des do Fara­day Futu­re. Este veí­cu­lo eléc­tri­co não teve a melhor estreia — não o con­se­gui­ram ligar, ain­da assim pode­rá ser um con­cor­ren­te inte­res­san­te à Tes­la. Foi iden­ti­fi­ca­do um novo orgão no cor­poo huma­no — o mesen­té­rio. Gra­ças ao tra­ba­lho de J. Cal­vin Cof­fey, um inves­ti­ga­dor da uni­ver­si­da­de do hos­pi­tal de Lime­rick, na Irlan­da, e ao fim de um estu­do que durou mais de seis anos, cien­tis­tas acre­di­tam ago­ra que a estru­tu­ra é, na ver­da­de, um órgão úni­co e con­tí­nuo. Este órgão, que só ago­ra é reco­nhe­ci­do, é uma dupla pre­ga do peri­to­neu, que liga o intes­ti­no à pare­de do abdó­men. Tem uma for­ma de leque, con­tém vasos san­guí­ne­os, ner­vos e gân­gli­os lin­fá­ti­cos. O Inks­ca­pe 0.92 foi final­men­te lan­ça­do. Esta ver­são des­te soft­ware open sour­ce trás novi­da­des ao nivel do supor­te SVG2 e CSS3 entre outras. O HDMI forum anun­ci­ou a ver­são 2.1 da espe­ci­fi­ca­ção HDMI. Esta nova ver­são supor­ta HDR dinâ­mi­co, supor­te para 8K a 60Hz e 4K a 120Hz, aumen­to da lar­gu­ra de ban­da para 48Gbps, entre outras.

Na News­let­ter des­ta sema­na apre­sen­ta­mos diver­sos pro­je­tos de maker assim como alguns mode­los 3D que pode­rão ser úteis. É apre­sen­ta­do tam­bém um livro sobre Azu­re para programadores.

Esta News­let­ter encon­tra-se mais uma vez dis­po­ní­vel no sis­te­ma docu­men­ta do altLab. Todas as News­let­ters encon­tram-se inde­xa­das no link.